Transcrição de casamento: dicas e informações gerais

145791013

Comentários

  • Obrigada, @gandalf !

    Bom dia!

  • @acmoutella , ao contrário da Europa, as férias de verão no Brasil são em janeiro e fevereiro.

    Podem estar alguns dias atrasados, não se preocupe!

  • Bom dia, @Leticialele.

    Lembra que eu havia dito que na certidão de casamento constava que meu marido era natural do Rio, quando na verdade ele nasceu em Niterói? Pois bem, hoje recebi os documentos em casa, com uma carta mencionando esse erro!!!

    Terei que retificar minha certidão de casamento!!!

  • @acmoutella , não acredito!!!!

    É uma retificação simples de ser feita. Leve a certidão de nascimento dele ao cartório do casamento e peça a retificação administrativa. Não terá problema!!

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado janeiro 2023

    @Leticialele @gandalf, bom dia amigos, não sei o que fiz, mas apaguei nossas mensagens no privado 😔 e não consegui , anotar a indicação da @Leticialele , pode me enviar novamente, desculpe. Obrigado @gabrielgois

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado janeiro 2023

    Não sei o que estou fazendo de errado saiu novamente o Gabriel góis ,e não consigo apagar ,podem me ensinar qdo seleciono o nome do florista errado, como excluo para selecionar o certo? Pois no apagar não dá certo. Dona Vânia e suas confusões obrigado

  • @VANIAVIEIRA

    Tente escrever pelo menos 3 letras, "arroba" GAN vai aparecer gandalf na primeira posição da lista. Ele vai eliminando as outras opções.

    O outro problema já foi resolvido.

  • @gandalf obrigado amigo,tenha um ótimo final semana.

  • @VANIAVIEIRA , relaxe, você não é a única.... tem que ver as barbaridades que eu faço!! Sou jurássica!!!

  • ThaísThaís Usuário

    Boa tarde, pessoal!

    Apenas para informar que a transcrição de casamento da minha mãe já foi finalizada e os documentos entregues! Enviei os docs dia 27/12/22 e a certidão chegou hoje 14/01/23. Segui todas as instruções do @gandalf e da @Leticialele e deu tudo certo

  • @Thaís , que boa notícia!!

    Obrigada por dar retorno!!

    Boa sorte com seus processos!!

  • Pessoal, bom dia!

    Estou preenchendo o formulário para a transcrição do casamento e fiquei com uma dúvida:

    Se informar o RG, o que devo colocar na data de validade, já que não tem essa informação no documento?

    Ah, e só tenho que assinar esse documento no cartório e reconhecer firma, mas não preciso apostilar, correto?

    Muito obrigada!

  • @FDePaiva

    Boa tarde!!

    Coloque apenas o número do RG e mande uma cópia autenticada e apostilada dele.

    Sim, o requerimento tem que ter a firma reconhecida por autenticidade, mas não precisa ser apostilado.

    Boa sorte!!

  • Pessoal, boa tarde!

    Me tirem uma dúvida, depois que pagamos os emolumentos da transcrição, é só aguardar ou tem mais alguma ação a ser tomada após o pagamento? Paguei com cartão de crédito e recebi um email com um número de protocolo. Esse protocolo precisa ser encaminhado para a conservatória, ou a identificação é feita automáticamente? Porque sempre vejo as pessoas relatando por aqui que receberam a certidão transcrita em casa e vejo que normalmente é rápido. Paguei no dia 03/01/2023.


    Obrigada!

  • Boa tarde a todos, muito obrigado por me aceitarem aqui aqui no fórum; Já ví que estou no lugar certo.

    Preciso muito tirar algumas dúvidas.

    O assento de nascimento de minha mãe saiu agora dia 12/01/23 agora preciso fazer a transcrição do casamento dela, Estou pensando em enviar para Alcobaça ou CRC do Porto, porém como o meu pai (nubente não português) já faleceu gostaria de saber se preciso transcrever o óbito do meu pai também, pois na certidão de casamento deles consta a averbação do falecimento, e se também devo mandar a certidão de óbito.

    Os documentos que tenho são:

    *Certidão de casamento em inteiro teor apostiladas e com a averbação do Óbito

    *Certidão de nascimento simples do nubente (não português) sem averbações apostiladas

    *Certidão de Óbito simples sem apostilamenti

    Desde já agradeço muito pela ajuda de como eu deveria proceder.

    Muito obrigado

  • @PDGDIOGO , basta aguardar a certidão de casamento português. Não precisa comunicar nada. Deve chegar até o dim deste mês!!

  • @EdilsonRuggeri , você pode mandar, no mesmo processo, SE DESEJAR, a solicitação do averbamento do óbito do seu pai. É um processo gratuito. Mas precisará apostilar a certidão de óbito.

    Vou colocar o link da documentação exigida pelo Consulado do Rio, para você se basear. Pode mandar, se desejar, o requerimento igual ao do Consulado.

    Se desejar, pode fazer apenas a transcrição do casamento.

    Averbação do óbito - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#averbamento-de-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-estrangeiro-casado-a-com-cidad%C3%A3o-%C3%A2-portugu%C3%AAs-a

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    Muito obrigado pela ajuda.

    No link que me mandou para me basear diz que a certidão de óbito tem que ser em inteiro teor, então seria melhor eu enviar todas as certidões em inteiro teor?

    E só mais uma dúvida, na certidão de nascimento do meu pai (nubente não português) não consta a averbação de Casamento e nem de Óbito, isso seria algum problema?

    Obrigado

  • @EdilsonRuggeri @EdilsonRuggeri , para a transcrição do casamento, de acordo com o site do Consulado do Rio (vale para as Conservatórias portuguesas, exceto o envelope plástico. O Consulado devolve os documentos, as Conservatórias, não)

    1. Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada. Clique aqui para obtê-lo;
    2. Original da certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada;
    3. A certidão de inteiro teor traz todas as informações do registro de casamento. Certifique-se que o documento entregue pelo cartório corresponde a uma Certidão de Inteiro Teor.
    4. Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (não precisa ser de inteiro teor);
    5. Uma fotocópia autenticada e apostilhada da escritura de pacto antenupcial, mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial;
    6. Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;
    7. Caso o requerente (quem assina o requerimento) seja um representante legal (procurador), deverá juntar a procuração com poderes para transcrição do casamento, devidamente assinado pelo(a) interessado(a) (um dos nubentes ou familiar próximo documentado) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada;
    8. Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos, caso haja erros, com os dados do requerente no destinatário.

    Se sua mãe assinar o documento, não precisa mandar mais nada, além dos documentos listados de 1 a 6. Se for você, para provar a legitimidade para solicitar a transcrição, tem que juntar uma cópia autenticada e apostilada do seu RG.

  • Sim, @Leticialele, é um procedimento simples! Fui ontem no cartório e já pedi a retificação, consegui que me entreguem amanhã. A perda de tempo consegui resolver mas de dinheiro... 500,00 para fazer a retificação!!! Mais o valor da certidão... Surreal!!!

    Uma dúvida: precisa enviar cópia de documento de identidade? Não enviei (pois não consta da lista), e quando recebi os documentos de volta em casa, só pediram para retificar a certidão, estando o restante ok!

  • Confirmei no consulado: sendo o próprio e já tendo reconhecido firma e apostilado o requerimento não precisa.

  • @acmoutella , exato! O reconhecimento da assinatura por autenticidade já comprova que foi a própria pessoa que solicitou!!

    Boa sorte!!

  • Boa noite, Pessoal!!

    Voltando aqui só pra dizer que a transcrição de casamento da minha mãe ficou pronta e a CRC do Porto me enviou uma cópia por email e avisou que a original já seguiu via correio. Enviei a documentação em 8/12/2022 e dia 16/01/2023 ficou pronta, completando 39 dias até a finalização do processo e só não foi mais rápido, porque eles fizeram uma perquena pausa nos processos de transcrição em dezembro e só retomaram dia 02/01/2023, caso contrário eu acredito que o prazo teria sido menor.

    @gandalf e @Leticialele @gandalf mais uma vez, obrigadaaaa! Agora partiu nacionalidade pra familia toda rs

  • @PDGDIOGO

    Quantos filhos, e quantos filhos de filhos estão prontos para a próxima rodada? (não precisa responder, só faça a conta, e agrupe).

    Divida por geração, ou em blocos de 3 a 5 pessoas.

    Pode fazer juntos com apensação. Os processos farão a análise ao mesmo tempo, em bloco. Economiza na remessas, no tempo, documentação e apostilamento, com documentos em comum sendo compartilhados.

    Em especial se tem alguém que está para completar 18 anos. Pode mandar os pais e o filho menor juntos e garantir a gratuidade.

    Mas não é uma economia que vale a pena esperar os que não estão prontos. Deixe para fazer noutro bloco ou separadamente.

  • @Leticialele

    Obrigado por ser tão prestativa vc está me ajudando muito.

    E me desculpe pela falta de entendimento mas ainda não ficou claro para mim se a certidão do nubente (não português) irá precisar constar a averbação do casamento?

    Obrigado

  • RSenaRSena Usuário

    @Leticialele @gandalf

    Prezados, boa tarde,

    Encaminhei documentos para Transcrição de Casamento no meu Assento de Nascimento Português junto à CRC-Porto e ela foi entregue pela DLH no dia 09/01.

    Até o momento não recebi nenhuma notificação para pagamento dos emolumentos. Li em algum lugar que os funcionários estariam em greve.

    Procede? Caso afirmativo, tem alguma informação nova sobre o assunto?

    Obrigado. Um abraço.

  • PDGDIOGOPDGDIOGO Usuário
    editado janeiro 2023

    @gandalf Excelente dica! Vou começar a preparar a documentação e a medida que forem surgindo dúvidas sobre a apensação, eu apareço por aqui.

    Muito obrigada!!!

  • @EdilsonRuggeri , não precisa ter o casamento averbado na certidão!!!

    Desculpe não ter respondido adequadamente!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele obrigada pela ajuda!

    Mesmo que o requerente para fazer a transcrição seja um dos nubentes, precisa apostilar o RG? Pois eu peguei a lista de documentos que costa na página 1 desse tópico e só diz cópia autenticada do documento de identificação.

    Muito obrigada!

  • @FDePaiva , se for um dos nubentes, não é necessário mandar RG.

    Basta a assinatura reconhecida por autenticidade, no requerimento.

    O RG se manda quando é filho(a) solicitando, para provar que tem legitimidade.

    No caso de netos, manda a certidão de nascimento, apostilada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.