Documentação para processo de cidadania

2»

Comentários

  • Bom dia,

    Prezado @gandalf e @Leticialele primeiramente agradeço sempre a atenção e a ajuda.

    Já preenchemos o formulário e vamos levar hoje para autenticar assinatura, já falei com a DHL também para enviar os documentos

    Temos uma duvida , qual endereço devo enviar no formulário. Diz para enviar para Lisboa e eu tenho um e-mail da Carla da central de Porto pedindo para enviar para lá. Qual endereço devo enviar?

    Esse e-mail eu recebo da central do Porto dia 22/12/2023


    E esse endereço abaixo está no formulário 1D

    Muito obrigado a todos

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 29

    @marcioribsp

    O IRN tem vários prédios. Alguns são para atendimento presencial. Outros endereços são específicos para correspondência.

    O endereço do ACP para correio mudou. O da Visc. de Setúbal, atualmente só faz presencial.

    O endereço do form é para a CRCentrais de Lisboa, Rod. da Fonseca, funciona pelo correio e presencial.

    Para seu processo ir para uma conservatória específica, use o endereço da conservatória. Se recomenda o ACP, uma conservatória grande, segura, e mais rápida que a CRCentrais. Mas não fazem pelo Casamento, por exemplo.

    No seu caso, para Netos, art-1D pode escolher ACP ou CRCentrais. Para outras modalidades, pode ter outras opções, mas ACP é a referência.

    A lista completa pode ser achada aqui: https://irn.justica.gov.pt/Contactos/Lista

    Nesta lista, o CodPostal do ACP é diferente, também funciona para várias coisas, mas para nacionalidade o correto é como está abaixo.

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-270 | Porto - PORTUGAL | +351 22 557 3849 [email protected]

  • @marcioribsp , mande para o ACP

  • gandalfgandalf Usuário

    @marcioribsp

    Provavelmente você só queria a resposta curta da Leticialele. Rsrsrs

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-270 | Porto - PORTUGAL | +351 22 557 3849 [email protected]

    (o telefone e e-mail eles costumam pedir quando entrega na DHL, por isso mencionei)

  • Boa noite,

    Prezado @gandalf e @Leticialele , foi na DLH hoje e no Double Check dos documentos surgi uma duvida?

    O código postal  4200-270 citado acima deu outro endereço e não rua da Cunha :

    Rua do Professor Duarte Leite  4200-270 PORTO

    É esse mesmo o código postal?

    Desde já agradeço

    Obrigado

  • gandalfgandalf Usuário

    @marcioribsp

    Essa questão do cod postal do IRN sempre causou essas discussões.

    O IRN tem vários 4200-xxx reservados para eles, pelo volume de correspondência.

    Dependendo do que se trata, eles mudam o cod. postal: automóvel, predial, nacionalidade, etc.

    Funciona com 4200-270, mas se o DHL diz que não tem nos mapas deles (e são eles que vão entregar), então pode tentar 4200-250.

    Aqui tem o site do IRN: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Arquivo-Central-do-Porto

    Aqui o rodapé de impresso padrão do IRN, de uma carta que eles mandaram:

    Já foi perguntado diretamente a 2 Conservadoras do ACP, e ambas confirmaram esse mesmo cod postal. Mas se quiser preencher com 4200-250 como consta no site, também funciona. Só não use o do GoogleMaps.

  • Boa tarde,

    Prezado @gandalf e @Leticialele , postei hoje os documento via DHL para PT, agora vou aguardar chegar alguma informação para acompanhar o processo, lembro que vocês me enviaram um link do google forms para cadastro das informações e para ter ideia de como pode estar o processo, estou procurando o link aqui.

    Agradeço muito a ajuda de ambos até esse momento.

    Deus os abençoes a bondade.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 30

    @marcioribsp

    Se for de neto, o link está aqui: https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/5918/#Comment_5918

    O form de entrada de dados é o mesmo para todas as modalidades.

  • Boa tarde @gandalf e @Leticialele

    Prezados preciso de uma ajuda , eu recebi esse e-mail hoje da IRN referente acesso a pagina de login, acho que deve ser para o site que acompanha o processo de cidadania, mas os PDF quando eu abro estão em branco, os 2 arquivos, então eu não sei como fazer o acesso, como eu faço agora para conseguir o acesso?


    Muito obrigado


  • @marcioribsp

    Os dois PDF estão vazios, e têm o mesmo tamanho, 659 Bytes.

    Sugiro que contacte a Linha de Registos, por telefone.

    Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Recomendado. Ponha R$15 pelo cartão. Se souber como, ative auto-refill)

    Lembrando que o atendimento da LR é das 9h às 17h, horário de Lisboa. Só falam com o requerente ou no caso de menores, seu representante. Demora 90 minutos para ser atendido, a menos que ligue exatamente às 9:00, quando a espera é 10 minutos.

  • @marcioribsp , atualmente, Lisboa está 3h adiante do horário de Brasília. Assim, o ideal é ligar às 6h da manhã.

  • Boa noite,

    Prezados @gandalf e @Leticialele , conforme informado no nosso ultimo contato acima onde eu busco a senha de acesso para verificar como anda o processo de cidadania do meu pai, eu já tentei de tudo mas a ACP as 2 vezes que me atenderam o telefonema não quiseram me ajudar, consegui falar com o oficial de lisboa e ele falou que é só a ACP que pode me fornecer a senha de acesso. Pensei em até ir para PT pessoalmente, mas vi nas avaliações do GOOGLE que até os portugueses reclamam da falta de atendimento das ACP

    Vocês sabem alguma outra maneira para eu conseguir a senha, lembro que eu recebi os arquivos para acessar mas os arquivos estavam corrompidos. Eu consigo acompanhar sem esse acesso? Estou quase desistindo infelizmente

    Muito obrigado

  • @marcioribsp , mande outro email para o ACP informando que recebeu e solicitando a senha de acesso ao site de acompanhamento.

    Copie o texto do email que recebeu , assim como os arquivos recebidos.

  • gandalfgandalf Usuário

    @marcioribsp

    Para qual e-mail mandou sua pergunta, [email protected] ?

    Vamos ver primeiro como respondem. Não dispare vários emails diferentes, porque apenas sufoca os serviços.

  • Boa noite,

    Primeiramente agradeço sempre a ajuda,

    Isso mesmo mandei para o e-mail acima citado, vou seguir o procedimento esperar para ver se retorna o e-mail, se passar de 15 dias dispara outro e-mail?


    Obrigadao pela ajuda de ambos.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 22

    @marcioribsp

    Se não receber uma resposta em até 4 dias úteis, dificilmente responderão depois disso. Se for o caso, faça um reply no mesmo e-mail e pergunte se podem responder a este e-mail enviado anteriormente.

    A forma, como escreve o e-mail também faz diferença no resultado.

    No corpo do e-mail, ponha uma linha em negrito: Referência: assunto a ser tratado, NºProcesso, Modalidade, etc.

    Um texto objetivo, que simplifique a resposta. Não espere que eles decifrem e respondam a algo que não perguntou explicitamente

    Pode também tentar um e-mail diferente na nova tentativa, como [email protected]

    (Se usar este, cuide para que o celular não corrija automaticamente trocando para cedilha e o-com-til, p/ informatizações).

  • marcioribspmarcioribsp Usuário

    Boa noite

    Prezado @gandalf e @Leticialele primeiramente agradeço sempre o apoio.

    Depois de muito tempo recebi hoje a resposta da ACP referente a solicitação da senha para acompanhar o processo de cidadania, voces sabem me dizer se procede essa informação abaixo , conforme texto abaixo que recebi no e-mail a ACP está passando por processo de atualização de sistema (nova aplicação)e por isso não é possivel gerar a senha para eu acessar o site do IRN.

    Sabe se procede essa informação?

    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    "Exmº Sr.

     Informo que o seu processo deu entrada na nova aplicação da nacionalidade sobre o número N0XXX_2024

     Em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo) os processos entrados neste Arquivo Central do Porto, são analisados e decididos por ordem de entrada, independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovada;

    Atualmente ainda não é possível atribuir uma senha de acesso ao processo para saber o seu estado por constrangimentos da aplicação informática que se encontra numa fase de arranque não estando ainda todas as funcionalidades operacionais.

    Esperamos que muito brevemente seja possível comunicar o estado do processo.

     O seu processo está na seguinte fase: EM CLASSIFICAÇÃO 

     Mais informo que esta informação é dada nos termos do art.82. do CPAº

     Com os melhores cumprimentos"

    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @marcioribsp , eles estão, de fato, com problemas relacionados à nova plataforma que contrataram. Os assentos gerados estão incompletos, o que gerou inúmeros pedidos de retificação.

    Eu não sabia que a numeração também será feita por esse novo serviço.

    Infelizmente, o que resta é ter paciência...

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 15

    @marcioribsp

    Sim, a informação procede.

    Com a mudança na lei, mudaram o fluxo de aprovação, e os nomes das fases, ficando parecido como era em 2019 antes de existirem as bolinhas coloridas. Há um certo paralelismo no processamento interno. O processo pode estar em 2 ou 3 fases ao mesmo tempo. E pode voltar atrás para mais consultas externas, por exemplo, caso seja necessário.

    Até ter 7-marrom, pode voltar. Pela mudança na lei em Março/2024 todos voltarão, mas a maioria não exibe isso nas bolinhas, porque está ao mesmo tempo em fases mais avançadas, alguns até já aprovados pelo Conservador. Decidiram deixar como está na consulta de 4-marrom para cima.

    Quando conseguirem resolver os problemas do novo software, que são muitos, dizem que vão refazer o site de consultas online. Nesse meio tempo continua funcionando como está, pelo menos até a 7-marrom, com pequenas mudanças. Não há prazo pra isso.

    As novas fases são:

    • digitalização (ainda não tem bolinhas coloridas, nem acesso online)
    • em classificação (antiga 2-verde)
    • em consulta a entidades externas (antiga 3-marrom)
    • em análise pelo Conservador (antiga 4-marrom, 5-marrom, e 5-verde, embora 5 não tenha mais representatividade como tinha antes)
    • para registo (6-verde e 7-marrom)
    • finalizado com registo e assento (não muda mais a bolinha, era a antiga 7-verde)

    Explicar o que mudou na lei, exige mais explicação, que vai além do que a maioria quer saber. É uma pequena mudança, de grande impacto, conforme mencionei aqui: https://www.forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/6743/#Comment_6743

    PS: a propósito, sua resposta também menciona o CPA, que também teve mudanças recentes, e de grande impacto.

    Estão tentando resolver problemas relacionados com fraudes, e organizações criminosas tentando se infiltrar na UE. É complicado filtrar, separar o joio do trigo, e tem que ser feito em forma de lei.

  • marcioribspmarcioribsp Usuário

    Bom dia amigos muito obrigado pelas respostas.

    Então no meu caso conforme informação da ACP meu processo está na fase de classificação, antiga bolinha verde?

    Outras conservatórias como a de Lisboa estão com esse problema também?

    Espero que de tempo do meu pai conseguir a cidadania pois ele não está bem de saúde.

  • gandalfgandalf Usuário

    @marcioribsp

    Não sei se é um "problema".

    Todas as conservatórias continuam usando o site de consulta online com as tais bolinhas coloridas.

    Elas têm grande apelo visual, (embora a maioria não entenda bem como funciona o esquema de números e cores).

    Se não chegou suaa senha de consulta ainda, ela chegará por e-mail, no seu INBOX ou no SPAM. Fique atento.

    Continuam sendo atualizadas normalmente até a bolinha 7-marrom.

    Há um novo sistema de consulta online que dizem estar sendo criado.

    Até lá, continua valendo o sistema atual (que está em Beta-test desde o lançamento em 2019). A escolha das cores e do texto é feita manualmente, e por isso apresenta certas instabilidades ocasionais.

  • marcioribspmarcioribsp Usuário

    Pior que eu recebi 2 arquivos dois arquivos da conservatória mas está corrompidos, já reclamei com eles mas nem responderam o e-mail.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.