Certidões

2

Comentários

  • Vi que alguns usuáruis fazem um cambalacho e preechem a data de nascimento e casamento com uma data qualquer e depois no campo de Informação Adicional colocam a data correta. Vou fazer isso então.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2022

    @rodrivieiras

    Sim, eles limitam esse tempo. Mas não tem problema.

    Escreva uma data qualquer menor que 100 anos, 18/12/1930.

    No campo de informações adicionais, explique que a data de casamento correta é 18/12/1920. A pessoa que recebe, sabe disso, e fará certo.

    Essa é uma restrição conhecida. É feito assim propositalmente. Responderão segunda-feira com o assento.

  • Fiz assim mesmo, funcionou e paguei no cartão. Só achei estranho que não recebi nenhum email de confirmação do pedido, mas o status aparece como requerido, então vou aguardar até segunda para ver se enviam algo. Obrigado.

  • @rodrivieiras

    É porque não é uma coisa automática. É assim mesmo. Um ser humano vai lidar com o seu pedido, em "horário comercial" :-)

  • @Leticialele e @gandalf, a certidão de batismo de meu avô português, que nasceu em 1892 pode ser uma cópia simples ou tem que ter alguma certificação?

    E a transcrição do casamento dele com minha avó, também portuguesa, no Brasil e que foi feita em Portugal, pode ser uma cópia simples ou tem que ter alguma certificação?

  • @rodrivieiras

    A certidão de batismo (p/ nascidos antes de 1911), precisa ser a original, obtido pelo Arquivo Distrital, com carimbo em relevo e assinado com tinta. Peça de preferência a certidão narrativa certificada no Arquivo correspondente, e receberá pelo correio. Se pediu reprográfica também serve, só é mais difícil de ler. Tem que enviar no processo essa original.

    A certidão de casamento depende. Geralmente ele foi transcrito depois de 1911 e portanto a certidão está disponível pelo CivilOnline. Basta uma cópia simples, ou a impressão feita em casa. Para os casamentos transcritos antes de 1911 ou realizados em PT antes de 1911, ele não estará informatizado. Nesse caso tem que pedir o original da certidão no Arquivo, caso precise comprovar.

    Se está informatizado, está no CivilOnline é cópia simples. Se está manuscrito, antes de 1911, ele vem do Arquivo Distrital, é a original.

    Em 1911 seu avô tinha 19 anos. Dificilmente ele teria se casado antes. Deve estar no CivilOnline. É provável que foi transcrita depois.

    Quantos netos estão pedindo nacionalidade?

  • @gandalf, a transcrição ocorreu no mês passado e pedi a certidão no civil online, mas veja a resposta deles:

    "Não é possível dar cumprimento ao pedido de certidão online nº 576864/2022, em virtude de não ter sido localizado processo nem assento de casamento nesta conservatória nem no sistema informático, pelo que o pedido de certidão online, irá ser recusado.

    Deverá questionar Conservatória que esta a ser a transcrição"

    A transcrição foi feita em 09/2022 na Conservatória de Albergaria-a-Velha e como já foi arquivada tenho a impressão que está no arquivo distrital de Aveiro.

    Fiz o cadastro no site do arquivo distrital de Aveiro para solicitar a certidão de casamento, mas fiquei na dúvida se peço uma cópia simples ou uma cópia certificada.

  • @rodrivieiras

    Peça a certidão narrativa certificada, em papel.

    Mande o original que vier pelo correio. Pague o AR para que possa fazer o rastreio. Já vai estar muito próximo do período de pico de correspondências pré-natalinas. Acho que custa €6 a mais. Pague e não chie. :-)

    Se no CivilOnline não têm acesso, os conservadores também não terão.

  • rodrivieirasrodrivieiras Usuário
    editado outubro 2022

    @gandalf, sim, a conservatória disse para eu tentar no Consulado, mas no Consulado eles disseram que não pedem, pq a certidão teria mais de 100 anos.

    Então vou tentar no Arquivo Distrital mesmo, mas lá tenho que preencher dois campos que não tenho a mínima idéia do que sejam.

    Anexei a tela (os campos estão em destaque), se você souber como descobrir.


    Creio que o assento e a página eu consigo na conservatória né?

    Outra coisa, a certidão é a analógia(suporte em papel) né?

  • @rodrivieiras

    No Arquivo seu pedido vai ser lido por um ser humano. Informe o que tem. Eles vão ler e pesquisar.

    Deixe em branco o que não souber responder, e se eles precisarem entram em contato pedindo informações adicionais.

    Se você possui alguma imagem da certidão que busca, seja de Batismo, ou de Casamento, informe, e se puder mande para eles.

    Eles farão a busca e retornarão com o orçamento se acharem o documento. Você tem 3 dias para aceitar o orçamento, ou ele vence.

    Seja rápido nessa resposta, quando lhe derem o orçamento.

  • @gandalf, ótimo, vou fazer isso então. Obrigado.

  • @gandalf última dúvida sobre o preenchimento da tela de pedido de certidão, O campo "data do ato/documento" seria a data do casamento dos meus avôs(1920) ou a data da transcrição feita em 09/2022?

  • @rodrivieiras

    Eu entendo que o ato é o casamento, 1920.

    Mas vou recorrer à @Leticialele porque ela já fez roteiros de como pedir esse tipo de documento.

    Ela estava com problemas de acesso à Internet, mas já voltou à vida. Rsrsrs

  • @gandalf , enviei um outro email para a conservatória de Albergaria-a-Velha dizendo que o Consulado não podia pedia a certidão por ser de mais de 100 anos, mesmo que tenha sido transcrita no mês passado. E veja a resposta da Conservatória:


    "Consta no email anterior enviado toda a informação que devia mostrar no Consulado, como pode constatar é o assento de casamento da Conservatória do Registo Civil de Albergaria-a-Velha – n.º 147 de 2022 e está disponível na Internet para o Consulado emitir a certidão, ou se não tiver acesso ao sistema SIRIC, o próprio Consulado solicitar via email à Conservatória par depois o autenticar."


    Ou seja, o Consulado pode pedir a certidão seja por este sistema SIRIC quanto por email à Conservatória. O que vc acha disso tudo? E pq o civilonline não encontrou a certidão? Não tem acesso ao SIRIC?

     

  • @rodrivieiras , mande um email para o civil online, dando essas informações - [email protected]

    A certidão foi informatizada este ano!! 147/2022

    Se você já pagou, mande o número do pedido que foi recusado

  • @rodrivieiras , já respondi!! Boa sorte!!

  • Olá @Leticialele!

    Solicitei a certidão de casamento de meus pais em inteiro teor e reprográfica para comprovar a mudança de nome de minha mãe (adicionando o sobrenome de meu pai).

    A questão é que a certidão é um garrancho só...rs... Na CRC de Lisboa eles entendem o que está escrito?

    É melhor mandar uma certidão de inteiro teor, mas digitada?

    E outra dúvida, não preciso apostilar a certidão e nem reconhecer firma não é?

    Obrigado!

  • @rodrivieiras , é melhor mandar a certidão inteiro teor. Como servirá apenas para comprovar a mudança de nome, não precisa apostilar.

    Boa sorte!!

  • Ok @Leticialele, mas mando a reprográfica mesmo não é?

    A minha dúvida é que esta certidão de inteiro teor e reprográfica está com uma letra danada de ler, por isso fiquei na dúvida se o CRC de Lisboa se esforçará para entender o que está escrito nela.

  • @rodrivieiras

    A de casamento, só a digitada.

    • Confira os nomes e datas se estão corretas. O funcionário também pode ter dificuldade de ler a própria letra.
    • Só a certidão de nascimento do requerente precisa ser reprográfica, apostilada. Todas as outras são inteiro teor digitada, apostilada.
    • Só a certidão de casamento para fixar o nome de casada da requerente é inteiro teor digitada, certificada com selo do TJ. Sem apostilar.

    Em geral eles sabem ler os garranchos. Estão acostumados com paleografia.

    Se quiser postar por msg privada para mim e/ou a Leticialele podemos dar uma olhada se está legível.

  • @rodrivieiras , muitas vezes, o que se considera "garrancho" é perfeitamente legível para quem estuda paleografia.

    ]Mas funciona exatamente como o @gandalf explicou acima.

    Boa sorte!!

  • rodrivieirasrodrivieiras Usuário
    editado fevereiro 2023

    @gandalf / @Leticialele,

    Uma dúvida que surgiu, é preciso enviar prova de vida para requerente com 74 anos de cidadania por atribuição de neto?

    Como o requerente emitiu a carteira de identidade recentemente, no final de 2022, e também assinará o formulário 3-D preenchido no cartório, isso já não seria suficiente para prova de vida?

    Obrigado!

  • @rodrivieiras

    Não precisa. Apenas com 85 anos ou mais.

    Se ele tivesse que mandar, a assinatura presencial no cartório não seria suficiente.

    como aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/2598/#Comment_2598

  • Estou com uma dúvida. Mesmo tendo o número de assento, preciso pedir a certidão de nascimento em potugal?

  • @crissousa22 , se a certidão já é informatizada, não precisa pedir.

    Basta informar, no formulário, o número e a Conservatória que emitiu.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.