Transcrição de casamento - CRC do Porto - informações e requerimento

1235

Comentários

  • Obrigado, sigo aguardando, a transcrição de minha avó chegou lá 10/07/2023, entao devo receber o link aos 10/11/2023.

  • Atualizando dados da transcrição do meu casamento:

    1 - Chegada à CRC do Porto - 13/06/2023;

    2 - Envio do link e pagamento via Multibanco - 13/10/2023.

    3 - Recebimento do e-mail comunicando a conclusão do processo, contendo a certidão anexa - 30/10/2023.

    Nota: o e-mail da CTT contendo o código de rastreio dos documentos que me foram enviados caiu no spam.

  • Uma dúvida para a qual apelo à experiência de foristas:

    Minha esposa deu entrada ao processo de nacionalidade na condição de neta (art 1D). Sou português e como nosso casamento já está transcrito em Portugal, quando seu assento de nascimento for emitido já constará a condição de casada ou há necessidade de algum procedimento adicional?

  • Obrigado pelo retorno.


    Sigo aguardando o link da transcrição da minha avó que chegou lá 10/07

  • @JMesquita , o assento será emitido com o nome de solteira, pois será um assento de nascimento.

    Não creio que irão averbar autimaticamente o casamento. Mas não será problema. Basta enviar uma solicitação a [email protected] para que se faça a averbação.

  • @Leticialele@JMesquita

    O e-mail é rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt

  • @gandalf , @JMesquita , desculpem, estou gagá

  • Hoje, exatos 4 meses após a chegada dos documentos em Portugal na CRC - PORTO para transcrição do casamento (10/07/2023), recebi o link para pagamento.


  • Acabei de receber um parecer:


    " Analisado o processo, verifica-se que a certidão de casamento apresentada é omissa quanto a determinados elementos necessários à transcrição, pelo que se torna necessário instruir o processo com certidão de casamento de inteiro teor, legalizada ou apostilada, bem como com certidão de nascimento emitida há menos de 6 meses, legalizada ou apostilada."

    Fui lá pessoalmente na conservatória em Portugal, a 3 meses atras, e me disseram que os documentos que entreguei estavam corretos. Alguém ja recebeu algo assim?

    Obrigada

  • Você tinha entregado a certidao de casamento breve relato?

  • SIm, fui pessoalmente, e a pessoa na conservatória falou que estava certo. E também a certidão de nascimento, eles ligaram lá e disseram que as regras tinham mudado e que para a transcrição nao era necessário ser com 6 meses \.

  • que complicado, te mandaram essa mensagem entao antes de cobrar pelo pagamento né?

  • @Leticialele sabe informar quanto tempo ta levando pra concluir a transcrição do pagamento na CRC porto após o pagamento do link?

  • @markpso , se já mandaram o link de pagamento, é porque já analisaram. Após pagar, a certidão de casamento portuguesa leva uns 20 dias para chegar, pelos Correios.

  • Ótimo, muito obrigado, paguei dia 10/11/2023, deve está próximo de chegar então.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2023

    @markpso

    Uma vez feito o pagamento, foi aprovado e será transcrito. Você provavelmente não precisa esperar pelo documento impresso. Nem para fazer o CC, nem para iniciar algum processo de nacionalidade que dependa dela. Apenas mande uma folha de papel indicando que a transcrição do casamento de fulano e sicrana foi feita em tal lugar, em tal data (pode indicar a data do pagamento, 10/11/2023).

    Pode também pedir pelo CivilOnline, e receberá o PDF por e-mail em até 24h úteis (€10), se quiser conferir que não há erros.

  • Muito obrigado Gandalf, vou seguir com o processo de minha mãe então.

  • Acabei de receber a conclusão da transcrição do casamento da minha avó, via e-mail.

  • @markpso

    Melhor assim então. Já pode conferir os dados e ver se não houve nenhum problema na transcrição.

    Da minha mãe o cartório BR omitiu uma linha inteira na certidão, e só percebemos ao receber o assento com os apelidos errados. :-)

  • complicado esses erros do cartorio.


    Eu peço no civil online outra certidão de nascimento (para só conferir a averbação), ou a própria de casamento?

  • @markpso

    Não precisa. Apenas leia e confira com o que sabe. Se tiver alguma coisa "saltando aos olhos", então você questiona.

    Não se impressione com meu caso. 99.9% não tem problema. Eu fiz várias outras depois e nenhuma teve problema. Essa em particular, 2 pessoas conferiram os documentos 3 vezes, e ninguém percebeu o erro do cartório antes de mandar. Acontece, mas é raríssimo.

    É só pra evitar de ter um erro, e ele se propagar porque não conferiu. Quanto mais cedo detecta, menos problema pra pessoa.

  • ótimo, muito obrigado pela dica, vou fazer isso e te retorno aqui se existe ou não erros.

  • Conferindo a certidão de casamento transcrita, não há erros.

  • markpsomarkpso Usuário

    Bom dia,

    Fiz a transcrição de casamento da minha avó na CRC porto e recebi pelo e-mail o rastreio para acompanhar a devolução dos documentos.

    Consultando no site do CTT consta a opção "Desalfandegar objeto", fico em duvida se devo fazer alguma ação, pois, o objeto permanece sem atualizações ou movimentações em Curitiba - PR desde 29/11/2023.

    Quando ainda rastreio pela movimentação do CORREIOS brasileiro consta como "Objeto recebido pelo correios do brasil com embalagem danificada".

    Questiono aqui se devo tomar alguma ação, visto que ao tentar "desalfandegar o objeto" pelo site do CTT pede um código do objeto que eu não possuo. (Já tentei inserir o mesmo código do rastreio porém não funciona)

    Tentei também solução passando um e-mail à CRC porto "[email protected]" aos 24/12/2023 porém não tive nenhuma resposta.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 15

    @markpso

    Isso significa que quem postou não informou que eram documentos. Documentos são tax free. Passa pela alfândega apenas para verificarem que de fato são documentos. Libera em uns 2 dias.

    Se agarra pedindo o desalfandegamento, é quando não foi descrito o conteúdo, ou foi descrito com o código errado. Querem receber os impostos de importação.

    No seu caso, parece que a embalagem foi danificada, e a alfândega quer que alguém assine liberando mesmo assim. Pode estar rasgado

    Alguém (geralmente um despachante de quem enviou) terá que explicar na alfândega que são documentos. Senão eles devolvem ou destroem depois de um tempo (acho que são 6 meses).

    Você tem que brigar com o CTT. Abrir um caso com eles, dizendo que os documentos se encontram retido por algum problema, e deixar que eles resolvam. Ou então acionar o seguro (se tiver) e pedir o ressarcimento. Se não tiver seguro pedir o reembolso do valor pago no correio, e isso é no correio brasileiro.

    Eu vi que você usa o EMS dos correios. Passe a usar DHL (se tiver uma loja na sua cidade). É praticamente o mesmo preço, inclui seguro, e a rapidez e qualidade de serviço é incomparável. O custo/benefício certamente compensa.

    A DHL entrega ponto-a-ponto. Você lida com uma única empresa. Os correios fazem a parte do BR, e usam o CTT como parceiros em PT. Quando dá problema, quem se responsabiliza? Fica um jogando a culpa no outro, e você tem que se virar para resolver o imbróglio.

    Se está lá desde 31/Nov/23, em seu lugar eu daria por perdido, e mandaria novamente, via DHL. Em 3 dias chega lá, e seu processo anda.

    Depois tenta receber o que pagou.

  • markpsomarkpso Usuário

    Muito obrigado pelo esclarecimento Gandalf.

    Vou abrir um chamado no CTT, foi a CRC do porto que enviou os documentos de volta para mim após a finalização da transcrição e desde então tive este problema destes documentos não chegarem até mim.

    Realmente uso muito o Correios, é porque infelizmente, onde moro é interior, com menos de 20 mil habitantes, só existe correios aqui, se não, certamente eu estaria com o DHL.

  • gandalfgandalf Usuário

    @markpso

    Entendo. No seu caso então a melhor opção é de fato EMS.

    Mas aproveitei seu caso para explicar a outros que venham aqui ler, a entender as opções, se estiverem disponíveis. Cada um faz sua opção pela rapidez, ou manda por carta simples pelo custo. Mas muitos fazem por desconhecer as opções, nem avaliar o custo/benefício.

    A maioria passa sem problema, mesmo em carta simples. Mas além da demora, quando dá problema, não há nenhuma garantia. E nessa época a partir de 15/nov, pelo aumento de correspondências no natal, muitos se perdem mesmo. Já DHL praticamente não é afetada, e até dá desconto.

  • markpsomarkpso Usuário

    Simm, realmente, pelos relatos que vejo com DHL, 1000x sem pensar eu iria de DHL.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.