Prazo de cidadania de filhos e netos.

2»

Comentários

• @WARLLE , a certidão portuguesa é assim:

• WARLLEWARLLE Usuário

@Leticialele

Boa tarde Tudo bem?

Acho que consegui pedir a certidão de nascimento do pai.

Pode me ajudar por favor? Para dar entrada na miha cidadania, utilizo agora o fomulário 1C igual eu fiz para o pai?

• @WARLLE , sim, é o mesmo formulário 1C, que pode ser obtido após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Imprima frente e verso, colorido, preencha e vá a qualquer Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário e ter a assinatura reconhecida por autenticidade.

Ao formlário, junte:

Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do liro, apostilada;

Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte, emitidos há menos de 10 anos;

Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa de seu pai.

Envie tudo para o Arquivo Central do Porto

Boa sorte!!

• WARLLEWARLLE Usuário

Boa tarde @Leticialele

Por favor, depois de todo o tempo e sofrimento para sair a cidadania do meu pai, agora juntei minha documentação, porem revisando os documentos aparaeceum tal de "Declaração de Nascimento Atribuição Nacionalidade ", lembro de ter preenchido assinado, reconhecido firma e enviar junto na documentação do meu pai. Não lembro de onde veio essa declaração, mas enfim sabe dizer se é obrigatório enviar junto com o formulário 1C?

Aguardo, grato

• gandalfgandalf Usuário
    editado junho 6

@WARLLE

Vou dar meu palpite, embora vc tenha pedido explicitamente à Leticialele.

A maioria destas informações (se não forem todas), já consta no form-1C, que o requerente assina. A nacionalidade é "por declaração".

O requerente declara ser nascido no estrangeiro, no caso 1C, filho de português(es), e nesta base requer para si a nacionalidade portuguesa.

Advogados costumam pedir essa declaração, porque eles assinam o form-1C pelo requerente. O IRN quer a declaração da própria pessoa. Vc não disse de onde extraiu o formulário de declaração. Imagino que tenha vindo de alguma aplicação online, com advogado.

Não vejo motivo para juntar essa declaração ao form-1C que contém exatamente a mesma informação. Fora o caso de advogados, nunca vi pedirem isso.

• WARLLEWARLLE Usuário

Obrigado @gandalf , como sempre muito prestativo e importante demais sua orientação, deve ter vindo de algum advogado mesmo.

Já agendei no consulado para o meu pai tirar o Cartão Cidadão. Foi uma luta, porque é preciso ficar atento às datas e horários disponíveis, acompanhando constantemente para conseguir um agendamento.

Mas estamos no processo e, se Deus quiser, no próximo ano, neste mesmo período, estarei agendando para tirar o meu Cartão Cidadão e o passaporte português

Um grande abraço

"Não conheço metade de vocês metade do que gostaria, e gosto de menos da metade de vocês metade do que vocês merecem."

• LeticialeleLeticialele Usuário

@WARLLE , desconheço essa declaração!!

Embora o @gandalf já tenha respondido, reitero: os documentos para o pedido pelo art 1C (filho de português) são:

Formulário 1C;

Certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada;

Cópia autenticada e apostilada do RG;

Certidão do pai/mãe português(a).

Nada além disso!

Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.