Prazo de cidadania de filhos e netos.

Alguem sabe dizer o prazo hoje estimado para tirar a cidadani de filhos e netos de Portugueses?

Sou neto de portugues e meu pai está vivo, mas uma advogada informou que o prazo hoje é o mesmo e não faz diferença, Tenho todas as certidõs, apostiladas tanto do meu pai como a minha, já me falaram que a cidadania de pai portugues para filho é mais rápida, podem me atualizar como está hoje?

Grato aguardo

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 15

    @WARLLE

    Faça os dois como filho. De preferência por conta própria, sem advogado..

    O que a Leticialele lhe disse em 19/Set/23 continua valendo. "se seu pai, filho do português, está vivo, faça o pedido dele primeiro! Será mais rápido do que você pedir como neto." https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/5219/#Comment_5219

    Na verdade desde 10/Fev/23 eu também lhe disse: "Você está fazendo a nacionalidade do seu pai, antes de fazer a sua, ambos como filhos (art-1C)? Esse seria o procedimento mais recomendado."

    No mesmo post eu lhe disse: "Filhos, 7+7 meses sem restrições, ou Neto, que leva 4 anos e tem restrições".

    Na época você perguntava sobre transcrição de casamento para o processo de seu pai. Eu fiz uma projeção dos tempos naquela época. Quase um ano se passou. Apesar de ter piorado, seu pai estaria sendo aprovado (estão aprovando fev/23). Por demorar a iniciar, você está atrasando, não o IRN. Faça um "mea culpa", e se mova mais rapidamente.

    Os processos de filhos sempre foram muito mais rápidos do que processos de netos. O processo é mais simples, menos docs. Tem mais opções de conservatórias para fazer (embora tradicionalmente o ACP tem sido recomendado).

    As coisas mudam, mas a proporção sempre fica a favor de processos de filhos. No momento estamos numa anomalia, e pode não parecer muita diferença fazer 2 filhos ou 1 neto. Mas a tendência é que p/ Filhos volte a cair rapidamente, e p/ Netos permaneça no patamar atual pelos próximos 2-3 anos, ou aumente. Não chegou aos 4 anos que eu previa. Subiu de 32 para 36 meses, mas ainda está subindo.

    Filhos passou pelo um mal momento em 2023, mas já passou o ponto de inflexão. Netos agora iniciou o seu momento ruim, ainda está subindo.

    Processos rápidos (filhos) sentem primeiro os efeitos, sobem antes, mas baixam rápido.

    Processos lentos (netos, casamento, sefarditas), demoram mais a responder. Demora para subir, e p/ estabilizar (raramente baixam).

    O que você vê hoje, não é como estará quando chegar ao seu processo. Há muitas mudanças no horizonte, e vai favorecer Filhos primeiro.

    E o que a advogada te disse não procede. Hoje está no pior momento pra dizer isso. Antes seriam 7+7 meses versus 4 anos. Agora, nesse momento, para quem iniciou em fev/23, seria 12+12 meses, versus 36 meses (supondo que netos retome pq está parado há 4 meses). Mas filho vai baixar, e netos ainda vai continuar subindo. Quando chegar a sua vez, seria talvez 8+6 versus 38-40 meses. O de netos fica uns 18-24 meses a mais que fazer os dois processos como filhos. Mas tempo não é o único fator em favor de filhos.

    Há alguns processos que entraram por advogados, e que o sistema automático sorteou a CRCentrais. Esses devem levar mais tempo. E advogados não têm opção. O sistema digitalizado faz o sorteio da conservatória.

  • @WARLLE , o @gandalf tem razão!!!

    Faça o processo do seu pai e, depois, o seu!!

  • WARLLEWARLLE Usuário

    Minha prima teimosa acredita que o tempo para filho e para neto é o mesmo. Minha tia que também é filha do meu avô portugues está viva também e eu disse a ela fazer do mesmo jeito que eu, vai ser primeiro meu pai e depois eu, todos com filho no caso.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 16

    @WARLLE

    Não vai acontecer, lhe garanto.

    Ela deveria tirar proveito de anos de experiência de quem já passou por isso, e acompanha a evolução há muitos anos.

    Para sua informação, eu já vejo conservadores do IRN dizendo que processos de netos levarão 4 anos. Eu previa isso desde fev/2022. Eles estão admitindo isso agora, mesmo depois de uma expressiva contratação de novos conservadores e oficiais de registo.

    Na verdade minha estimativa é que subiria para mais de 5+ anos. Eu só não quis assustar as pessoas. :-)

    Tem um backlog enorme, e a entrada continua sendo 30% maior que a capacidade. O resultado é aumento de tempo. Quando as contratações e mudanças começarem a surtir efeito, ao longo do tempo irão diminuindo, não muda de imediato. E p/ Filhos diminuirá primeiro.

    Para 1C-Filho já achou o ponto de inflexâo e vai começar a reduzir o tempo com as novas medidas. Para 1D-Netos ainda está aumentando, e vai estabilizar em um novo patamar. Algo entre 3 e 5 anos.

    Logo, se para filhos baixar, digamos para 8 meses p/ seu pai e você, serão 16 meses p/ 2 processos de filho, ou 40-48 meses para netos. No mínimo 2 anos mais rápido.

    Fazer como filho além de ser mais rápido, dá oportunidade ao pai e aos irmãos. Mas custa mais caro sim. €175 a nac da mãe, €120 da transcrição do casamento da mãe, mais os documentos de cada processo, e remessas. Uns R$2400 a mais. Mas tempo também é dinheiro.

    Ter opções é sempre vantajoso. Suponhamos que ela perca o trabalho no BR, tem a oportunidade de trabalhar na Europa, e o primeiro salário já paga o custo extra, com sobra. Precisa de um tratamento de saúde para ela ou a mãe. A mãe/pai fica viúva e decide ir morar em PT ou na Europa. Pode viajar para vários países sem depender de visto (como EUA, Canadá, Austrália, UK, Áustria, países da UE, e outros).

    Mas cada um decide como quer fazer. Alguns julgam ser mais importante economizar algum $$ agora, do que ter opções. Geralmente se arrependem depois, mas é tarde. Uma vez iniciado, não tem como mudar.

  • WARLLEWARLLE Usuário

    Fazer como filho além de ser mais rápido, dá oportunidade ao pai e aos irmãos. Mas custa mais caro sim. €175 a nac da mãe, €120 da transcrição do casamento da mãe, mais os documentos de cada processo, e remessas. Uns R$2400 a mais. Mas tempo também é dinheiro.

    @gandalf por favor, após meu pai fazer sua cidadania, eu preciso transcrever o casamento dele com minha mãe para dar entrada na minha cidadania?

  • @WARLLE , se seu pai for o português e tiver declarado seu nascimento até que você tenha completado 1 ano de idade, não precisará transcrever o casamento dele.

  • WARLLEWARLLE Usuário

    Ai meu Deus kkkkk, foi minha avò materna que declarou, vou ter que trasnscrever mesmo kkkk, paciência, a saga continua. Grande abraço amigos!

  • @WARLLE , acontece!!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @WARLLE Talvez isso ajude, se sua mãe puder se beneficiar: Quando foi o casamento de seus pais?

    Se o pai for português, e tiver se casado antes de 3/10/1981, e está transcrito, a cidadania portuguesa da mãe é grátis, e rápida.

    Se a mãe for a portuguesa, ou se o casamento foi depois dessa data, o processo para o cônjuge é "normal", demora 2 anos e custa €250.

  • WARLLEWARLLE Usuário

    Meu pais casaram em 20 de abril de 1974, vãofazer 50 anos de casado.

    Estou finalizando a transcrição de casamento do meu avô (o português), então espero pedir a cidadania do meu pai no final de fevereiro, uma estimativa da moça que está me atentendo na conservatória do Porto.

    Aí após a cidadania do meu pai, vou pedir a transcrição de casamento dele e será que já posso pedir a minha cidadania?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 17

    @WARLLE

    Que legal. Bodas de ouro.

    Então sua mãe tem direito a nacionalidade Base-X, assim que seu pai fizer a dele. A dela vai sair antes da sua. Grátis. :-)

    (não tem taxa do IRN, mas não é totalmente grátis, porque tem o custo dos documentos dela, e da remessa)

    Não precisa esperar completar a transcrição do casamento dos avós para iniciar a de seu pai. Pode fazer as duas coisas em paralelo.

    Apenas ponha uma folha de papel, dizendo que o processo de transcrição de casamento de Fulano e Sicrana, se encontra na conservatória (ou consulado) XXXX, iniciada em xx/xx/xxxx.

    Quando forem analisar a nacionalidade de seu pai, a transcrição estará pronta, e eles mesmos consultam no sistema.

  • WARLLEWARLLE Usuário

    @gandalf eu peço a cidadania do meu pai, ou posso enviar junto os documentos da minha mãe?

    Minha dúvida é porque a relaçãode documentos para cidadania do meu pai não pede certidão de casamento, talvez deveria enviar junto, o que pode me dizer?

    Relação que tenho:

    1.      Requerimento Modelo 1C (em anexo), com assinatura reconhecida em cartório e com Apostila de Haia

    2.      Certidão de nascimento de Inteiro Teor do requerente, com Apostilha de Haia

    3.      Certidão de nascimento de Inteiro Teor do requerente, por cópia reprográfica do assento de nascimento, com Apostila de Haia (é necessário que a cópia esteja legível e clara)

    4.      Cópia autenticada da carteira de identidade (RG) do requerente, com Apostilha de Haia. Se esta não for recente (menos de 10 anos), juntar cópia autenticada do passaporte (páginas das quais constem assinatura, foto e identificação). Não será aceite CNH

    5.      Certidão de nascimento do progenitor português, se nascido antes de 19301

    6.      Certidão de nascimento do progenitor não português2 

    O que pode me dizer por favor?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 17

    @WARLLE

    Separado. A da sua mãe depende da do seu pai, e tem uma transcrição do casamento entre elas. Vão para conservatórias diferentes.

    Primeiro só seu pai.

    1. o form-1C não precisa apostilar. Basta levar no cartório, datar e assinar pessoalmente diante do tabelião p/ reconhecer por autenticidade. Deve imprimir a cores, frente-e-verso, todas páginas (por causa da numeração "2 de 3", precisa das 3 pág)
    2. não precisa mandar a cert digitada. Se vai mandar, não precisa apostilar. Seria somente para auxiliar na leitura da reprográfica
    3. a certidão do requerente é original (2ª via), por cópia reprográfica do livro, apostilada
    4. copia autenticada e apostilada da identidade (RG, ou Passaporte, ou o novo CIN, válido, emitido há menos de 10 anos, com filiação)
    5. se nasceu depois de 1911 e o assento está informatizado, basta uma cópia xerox simples. Se nasceu antes de 1911, é a certidão de batismo original do Arquivo Distrital, certificado, em papel, com carimbo em relevo e assinado a tinta pelo AD, e só tem o 1º nome do PT
    6. não precisa da certidão do progenitor brasileiro
    7. pagamento da taxa de €175 pela plataforma do IRN - Para filhos: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    8. impressão simples do e-mail que receberá após o pagamento, como recibo. (O mesmo que virá com o form-1C em PDF do item 1)

    Notas: Se o apelido do requerente for diferente do apelido do pai, explique. Talvez precise incluir a certidão de casamento em inteiro teor (digitada), certificada. O apelido do filho deve seguir o apelido dos progenitores, ou dos avós listados na certidão de nascimento. Se for diferente, descreva, porque talvez precise justificar.

    Cada modalidade tem seu próprio link p/ pagamento, que vem com o valor preenchido. Como neto, o link p/ pagamento seria outro. E o form que é enviado após o pagamento virá de acordo com o link do pagamento realizado.

    Faça uma cópia xerox de todos os documentos que está enviando (ou escaneie), grampeie e guarde como referência.

    p/ filhos via ACP: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/7/atribuicao-pelo-acp-do-porto-informacoes-e-processos#latest

    Mande de preferência por DHL para:

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-270 | Porto - PORTUGAL | +351 22 557 3849 [email protected]

    (há outras opções, conservatórias menores, mas em tempos de muita mudança como agora, é melhor apostar na segurança e rapidez do ACP)

  • WARLLEWARLLE Usuário

    Boa tarde @gandalf e@Leticialele tudo bem com vocês?

    Por favor, por acaso sabem mais ou menos quanto tempo leva para o ARQUIVO CENTRAL DO PORTO entrar em contato conosco?

    Enviei todos os documentos certinho para dar entrada na cidadania do meu pai (filho de portugues), acompanhando o correio foi entregue semana passada, cerca de 5 dias atrás.

    Enviei todas as certidões, formulário pago e preenchido, tudo certinho, agora é esperar correto?

    Aguardo, grato.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @WARLLE , agora, tem que aguardar. Fique de olho no email, tanto na caixa de entrada quanto no spam. Vão mandar o número do processo e a senha para acompanhamento. Tem levado de 2 semanas a 30 dias.

    Boa sorte!!

  • WARLLEWARLLE Usuário

    Muito obrigado @Leticialele Cada etapa uma nova ansiedade kkkk Mas agora realmente aguardar. Como é a cidadania direto de pai para filho, estamos com a expectativa de chegar o fim de ano com essa surpresa ao meu pai, ele está de idade,fraquinho por causa de um cancer recente. Eu falo pra ele que vamos conhecer o país do pai dele, sonhos da familia. Grande abraço!

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @WARLLE , vão conhecer, sim!!!!

    Força, foco e fé!

    Tudo vai dar certo!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @WARLLE

    Pode receber a senha p/ consulta online a partir de sexta. Fique atento ao INBOX e SPAM, como a Leticialele disse.

    Quando receber o NºProcesso, sugiro que preencha os dados pelo form, para incluir na planilha, e acompanhar comparando c/ outros.

    Pronto até o final do ano é pouco provável, mas até fins de Fevereiro deve ser mais realista.

    Qual a idade de seu pai? Ele tem mais de 83?

    form: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    planilha (Filhos-ACP): https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.