Nacionalidade Deferida
A nacionalidade da minha filha foi deferida, mas até agora não recebi o documento. Como que eu consigo pegar o número do assento dela?
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A nacionalidade da minha filha foi deferida, mas até agora não recebi o documento. Como que eu consigo pegar o número do assento dela?
Comentários
@FernandaVieira , pode pedir pelo civil online, ao custo de 10 euros.
https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
@FernandaVieira
O que você quer dizer exatamente com "foi deferida"?
Ter ficado 7-marrom não significa necessariamente o assento criado. Só se ficou 7-marrom até certa data, sai no "lote" de assentos seguinte.
Tem gente que recebe o assento com 2-verde, 4-marrom, 7-marrom, etc. Mas em geral fica 7-marrom e sai no próximo lote de assentos.
Se foi no ACP, pergunte antes por e-mail em [email protected]
A alternativa pelo CivilOnline também funciona, mas eles estão ficando um pouco irritados com o excesso de pedidos, e ter que devolver o dinheiro pago. Muitos não recebem de volta. Alguns conseguem reaproveitar o valor pago fazendo um novo pedido depois que fica pronto.
Está escrito exatamente isso:
¨"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."
@FernandaVieira , mandaram seu assento?
Se não mandaram, pague 10 euros e peça pelo civil online
@FernandaVieira
Só corrigindo o typo: "Se não mandaram, pague 10 euros e peça pelo CivilOnline"
O link a Leticialele já te passou ali acima. Clique na caixa "Sem Autenticação", e preencha os dados que tem.
Escreva em Informações Adicionais, que no IRN diz "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado".
Veja antes na sua caixa de SPAM e INBOX se não mandaram por e-mail.
@FernandaVieira
Qual é o número do processo na consulta online, até o milhar? 645xx/23 ?
Se quiser deixar na planilha, preencha os dados aqui, o que puder se lembrar: https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8
Os dados como estão informados atualmente têm inconsistências.
Tem campos em branco, diz que era menor (2006), e pagou com CartãoCred. Menor seria grátis.
Conforme orientado por voces enviei um email para a Central de registros solicitando o Assento da minha filha, e acabei de recer o email dizendo que o status da solicitação foi alterado:
'O pedido Certidão Nascimento n.º 3024/2025 com o(s) interveniente(s).
Foi actualizado para o estado Cancelado por prazo de pagamento expirado.'
Sendo que ela era menor de idade na ocasião do pedido. Alguem tem alguma orientação para me dar?
@FernandaVieira
Esse deve ter sido um pedido feito à CivilOnline, certo? Lá o custo é €10 no cartão. Você não deve ter pago a taxa de emissão do assento.
Se você escrever para a Conservatória perguntando sobre o estado do processo 645xx/23 algumas vezes mandam grátis, mas nem sempre.
No CivilOnline (é um cartório civil), você tem que pagar a taxa, mas recebem em 24h úteis.
Mas me pareceu que eles cancelaram tudo por eu não ter pago a taxa. Eu não fui informada em momento nenhum dessa taxa. será que eu perdi tudo e terei que entrar novamente com o pedido?
@FernandaVieira , não foi o processo que foi cancelado. Você tem o número da certidão.
Foi o pedido de certidão.
Você pediu pelo civil online ou mandou um email para o ACP solicitando o assento?
Se foi pelo cvil online, não importa se é menor ou maior - a taxa de 10 euros tem que ser paga.
@Leticialele você saberia me dizer qual é a providencia que devo tomar?
Eu entro naquele link, preencho os dados e pago os 10 euros? Seria isso?
@FernandaVieira
Tanto a Leticialele como eu já lhe dissemos: Se você pediu a certidão no CivilOnline, tem que pedir novamente, e pagar a taxa de €10
Se o e-mail foi causado por outra coisa, vc precisa explicar melhor. Mas se tem o NºAssento, é pq já concluiu, e só te falta o assento. O CivilOnline te mandará o assento em PDF se você pagar a taxa de 10 euros.
Agora eu entendi!
O que foi recusado foi o pedido de emissão do assento, e não o assento. Eu já fiz e paguei a taxa.
Agora vou aguardar.
Agradeço a paciência e assim que eu tiver uma resposta aviso a vocês.
Acabei de receber o Assento. obrigada a todos.
@FernandaVieira , parabéns, portuguesa!!
Comemore com muito vinho e bacalhau!!!
Obrigada pelo carinho e ajuda!!!
Prezados, o meu pedido foi aceito e concluído em30/01/25. bolinha azul com ticket. Qual deverá ser a minha próxima providencia. Antecipadamente agradeço.
@pprsantos , parabéns!!
Com o assento, pode pedir o cartão cidadão e, após, o passaporte.
Comemore com muito vinho e bolinhos de bacalhau!!
@pprsantos
Exato, primeiro a comemoração.
Verifique se recebeu o assento por e-mail no INBOX ou SPAM.
Se não recebeu, peça pelo CivilOnline, pagando €10 no cartão: https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
Receberá por e-mail o link para baixar o assento em PDF. Com o assento, pode pedir o CC, e depois o PEP (Passaporte). Depende de onde mora, mas pelo consulado tem várias informações aqui no site do consulado do Rio, especialmente #3 e #5
aqui: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/cartao-de-cidadao
O CC é seu cartão identidade européia. O PEP é seu documento de viagem. (no BR equivale ao RG/CIN e Passaporte)
Se você tem um cônjuge e/ou filhos, com o assento pode iniciar o processo de nacionalidade deles também, caso deseje.
Parabéns a todos os recem-portugueses!
Faz um tempo que não apareço, mas hoje vim dar a ótima notícia de que o assento de nascimento de meu pai foi processado ontem (30/01/2025) e hoje emiti pelo civilonline!
Alguém mais teve dificuldade em visualizar o assento pelo navegador no computador?
Ao clicar em Visualizar documento, fui levado a essa tela de login (isso não acontecia antes).
Pelo celular pude acessar normalmente e gerar o pdf.
Hoje mesmo já estou despachando o meu processo, dos meus filhos (apensados) e dos meus irmãos. Esse assento do meu pai demorou, mas chegou! Rs. O processo constava como aprovado/terminado em 29/05/2024 (no sistema antigo), e ontem como concluído.
Agradeço a todos pelas contribuições, e pela sempre valiosa ajuda do @gandalf.
@andrempeixoto
Parabéns duplo. :-)
Parece que vários processos que estavam aprovados no sistema antigo, não foram exportados para o novo sistema. Ficaram no limbo.
Veja a data no assento, que deve ser a data original, e não a data de ontem.
Estranho isso dele não ter aberto no computador, e ter aberto no celular. Não sei explicar.