Cartão cidadão e Passaporte

2»

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário

    @RSena

    Como você está recebendo notificações, quer dizer que estão processando. Chegará.

    Não sei como o consulado ativaria o CC sem o código que está na sua carta-PIN. Que eu saiba eles precisam ter o CC e a carta.

    Por isso demora um pouco mais. O PEP só faz depois do CC. O CC vai para o consulado ser ativado, e depois mandam para você. Na instrução do consulado de SP diz que o cartão precisa ser ativado num balcão de nacionalidade ou no consulado. Essa primeira ativação tem um prazo curto, para ser feita (algo como 60 ou 90 dias).

    Imagino que te mandarão o cartão já ativado. Senão, as pessoas não sabem disso, guardam o cartão, e como não foi ativado no prazo, é considerado extraviado, e estaria automaticamente invalidado. Só descobre quando for tentar usar.

    Quando eu fiz, levei a carta-PIN para ativar e retirar o cartão no consulado (levantar o cartão). Nesse momento pude pedir o PEP, que normalmente mesmo sem pedir urgência chega em 1 semana por DHL. Mas foi outro consulado, com outra metodologia.

  • @gandalf , @RSena , quando recebi meu CC no Consulado do Rio, não levei a carta pin e eles ativaram lá.

    Aliás, nem me perguntaram pela carta pin!!

  • RSenaRSena Usuário
    editado agosto 2023


    @gandalf e @Leticialele

    Obrigado pelas informações.

    Estou seguindo as orientações da moça do consulado de SP. Também tive essa mesma dúvida, no primeiro dia que recebi o PIN, como vão ativar sem o código.

    Calculo que tenham o acesso ao PIN para poder ativá-lo, caso contrário não teria sentido o cc ir para o consulado e terem dito que ativariam por lá, como aconteceu com a Letícia.

    Mas, de qualquer forma vou tentar telefonar pra lá.

    Agradeço a atenção de sempre.

    @leticiagaspar@gandalf

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado agosto 2023

    Meu sobrinho recebeu pela DHL recentemente o PEP ,exatos 20 dias depois do pedido na permanência consular , depois recebeu a carta PIN e hoje passado 35 dias, recebeu o cartão cidadão pelo Sedex.Lembrando q o PEP veio direto de Portugal e o CC foi enviado pelo Consulado de SP.

  • RSenaRSena Usuário

    @Vlad Pen

    Obrigado pela informação.

    Foi justamente isso que entendi da moça que me atendeu. Só que até agora não recebi nada.

    Uma boa semana pra vc.

  • Colegas, o meu processo foi finalizado. Para solicitar o meu CC eu preciso antes transcrever o meu casamento ou já posso pedi-lo?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2023

    @Marceugenio

    Idealmente devia fazer a transcrição do casamento antes. É o normal, porque o CC traz o nome de casado(a) e estado civil.

    No entanto, como o homem raramente muda de nome no casamento, é possível fazer o CC com o erro no estado civil até a próxima renovação. Geralmente o consulado não cria dificuldade nesses casos.

    Se for de mulher, o consulado se opõe bastante em deixar o nome de solteira no CC, e não faz.

    Se fizer o CC na conservatória em PT, eles não se importam (seja homem ou mulher). Também pode fazer lá a transcrição na hora, se pedir.

    Se vai fazer a transcrição, inicie o processo logo, e agende o CC para 60 dias depois. Qdo começa torto, sempre é mais caro endireitar depois.

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

    Pessoal, consegui um agendamento no consulado da minha região para o mês que vem.

    Estou com algumas dúvidas que não vi resposta aqui no fórum:

    1. Sobre o CC e o PEP, sei que o PEP só pode ser solicitado após o CC estar pronto, mas o consulado da opção para agendar a solicitação do PEP quando eu for lá fazer o CC?
    2. O CC normalmente vem pelo correio ou precisa ir “levantar” lá?
    3. Quais as opções e preços para fazer o CC e o PEP via consulado? Existe pedido de urgência também para CC?


    Obrigado!

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado março 7

    @Gustaf3829 , quando fiz meu CC, no Consulado do Rio, o procedimento era diferente do atual.

    Agora, você pede o CC e, depois que o recebe, tem que agendar o passaporte.

    Você tem que retirar o CC no Consulado, para ativa-lo e receber a carta pin.

    Pode ver todos os detalhes na página do Consulado do Rio de Janeiro - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/cartao-de-cidadao

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário
    editado março 7

    Obrigado pela resposta. O FAQ do site do consulado do Rio de Janeiro ajudou bastante, tem muita informação!

    Sobre o preço, não encontrei lá. É o mesmo valor de tirar em Portugal? 18 euros para não urgente e 33 para urgente?


    EDIT:

    Acabei de encontrar um PDF do consulado em BH, diz normal acima de 25 anos ser R$167,76 e urgente acima de 25 anos R$305,76 em 2022.


    EDIT 2:

    Encontrei a tabela do RJ, atualizada para 2024.

    Normal menor de 25: R$158,47

    Normal maior de 25: R$174,68

    Urgente menor de 25: R$293,43

    Urgente maior de 25: R$309,64


    Link para quem precisar no futuro: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/pagamentos-e-tabela-de-emolumentos

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado março 7

    @Gustaf3829 , creio que o preço é tabelado em todos os Consulados.

    Quando fiz, paguei urgencia tanto para o CC quanto para o passaporte.

    O CC levou 15 dias, e o passaporte levou 1 semana e chegou direto de portugal pela DHL.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Gustaf3829

    Eu fiz vários, alguns com urgência e outros normal. Sinceramente não vi diferença entre um e outro.

    Agora tudo está diferente, e não sei se continua assim.

    Na teoria, o "normal" leva 1 semana a mais, mas recebia os meus "normais" no mesmo tempo que os outros. Renovei meu PEP recentemente, e não usei urgência. Recebi rápido. Não depende do consulado, porque vem direto da Embaixada, e leva o tempo que tem que levar.

    Se estivesse retirando pessoalmente, provavelmente faria diferença, como os que retira em 2 dias no Porto ou Lisboa. Pelo correio, na prática o tempo é o mesmo. Só custa mais caro. Rsrsrs

    Se tem uma viagem marcada, e receber antes realmente faria diferença, então peça urgência, para se garantir.

  • Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

    Não tenho viagem marcada. Pensei em pedir urgência para sair o quanto antes, mas já ouvi relatos de pedido de urgência que demorou mais de um mês para chegar o CC.

    O do meu pai foi sem urgência e chegou em 15 dias, parece aleatório (ele não fez PEP)

  • Olá pessoal, tudo bem?

    @Leticialele e @gandalf é possível eu solicitar o cc e passaporte diretamente via correio por Portugal, ou lá apenas presencial?

    Obrigada!

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    O CC e o passaporte têm que ser feitos presencialmente, pois há a coleta de dados biométricos e fotografia tirada na hora!!

    Tem que ir a uma Loja do Cidadão em Portugal ou em algum Consulado, se estiver em poutro país.

  • gandalfgandalf Usuário

    @lucianacorrea04

    Para quem puder esperar, recomenda-se aguardar o novo cartão, que está previsto o lançamento a partir de 10/junho (mas pode atrasar). https://justica.gov.pt/Noticias/Novo-Cartao-de-Cidadao-estara-disponivel-a-partir-de-10-de-junho

    O atual Cartão continuará válido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.