ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS

Boa tarde.

Como faço para obter o atestado de meu trisavô que faleceu no ano de 1947?

No site pede número de R.G e só tenho atestado de óbito e casamento.

Atenciosamente,

Francis Lobo

Comentários

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado setembro 2022

    Pq vc precisa do antecedentes do seu trisavô? Só o neto é que vai ter q enviar o antecedentes criminal da Policia Federal.

  • Obrigado.

  • Pessoal,

    Alguém sabe como tirar certificado de antecedentes criminais na França? Morei lá 5 meses e para dar entrada na cidadania portuguesa pelo artigo 3 (casamento) irei precisar. Agradeço a ajuda!

  • CarlosRCarlosR Usuário

    Boa tarde, to com problema com a validação dos antecedentes criminais da PF.

    Ja tentei de tudo.

    A validação ta saindo em tres paginas...

    E a impressao fica toda zoada.

    Alguem tem um bizu ai?

    Faz 3 semanas imprimi tudo direitinho pro meu pai. Agora pra minha tia ta dando errado.

  • @CarlosR , eu imprimo a certidão, volto o papel à impressora. Faço a validação e um Ctrl P para imprimir no verso

  • CarlosRCarlosR Usuário

    Pois eh @Leticialele. Nao ta dando certo comigo. Ta saindo 3 pgs diferentes de validaçao com uma impressao muito esquisita.

  • @CarlosR , tente usar um navegador diferente

  • gandalfgandalf Usuário

    @CarlosR

    Me parece um problema na configuração da impressora.

    Tente imprimir noutro computador de algum amigo, e veja se funciona. Outra opção (mas nem todos conseguem fazer) seria salvar as imagens em PDF, e depois imprimir o PDF. Depois tentar imprimir do arquivo em PDF.

  • CarlosRCarlosR Usuário

    Oi @gandalf e @Leticialele gerei o pdf mas ta do mesmo jeito.

    A PF mudou o site de emissao de CAC em 20/12/23.

    E algumas coisas nao ficaram boas. Ontem por exemplo se incluisse algum documento de identificação (RG, PASSAPORTE) dava erro.

    Do jeito que ta hj, a impressao da validação na servira pra nada. Parece que foi feito pensando apenas em consultar pela tela e nao para imprimir.

    Postei a validação pra vcs verem, quem sabe algum expert da informatica ajuda.


  • @CarlosR , a única solução que vejo é imprimir tudo e mandar como está.

  • gandalfgandalf Usuário

    @CarlosR O que você recebe se clicar na setinha azul de Download? Já tentou outros navegadores?

    O certificado sempre foi um texto simples, contendo o link para validação, mas não faltava pedaços do texto, e vinha em uma única página.

  • CarlosRCarlosR Usuário

    @gandalf se vc clicar na setinha azul ele baixa a CAC integralmente, sem nenhum dizer a mais.

    Ja tentei outros navegadores, mas nao mudou nada.

    Enfim...

    Abri um chamado no fala.br ouvidoria do gov.br, vou aguardar a resposta.

  • CarlosRCarlosR Usuário

    Eu pensei nisso @Leticialele mas imprimir 03 paginas zoadas para validar a CAC de 01 pagina é tenso hein.

  • CarlosASPCarlosASP Usuário

    @CarlosR

    Realmente esse problema tem sido relatado por muitas pessoas nas últimas semanas.

    Tentou fazer pelo app do gov.br (ao invés do site) para ver se dá menos problemas?

  • CarlosRCarlosR Usuário

    Opa. Vou tentar fazer isso tb, se der resultado eu aviso.

  • MafamagoMafamago Usuário

    Por gentileza, peço ajuda de como proceder para obter o Atestado de Antecedentes Criminais nos países: Emirados Árabes, Iraque, Arábia Saudita e Espanha???

    São para anexar ao processo de Neto que já se encontra na CRCentrais desde 2022.

    Aguardo orientação!

    Obrigada!

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mafamago

    A Espanha faz parte da UE. Tem procedimentos específicos. Não precisa traduzir por estar escrito em Espanhol.

    Pelo que entendi, eles usam o pedido como forma rastrear quem está pedindo, seja pessoalmente, pelo correio, ou no consulado.

    aqui: https://www.exteriores.gob.es/Consulados/londres/es/Informacion-servicios-consulares/Paginas/Tr%C3%A1mites/Certificado-de-Antecedentes-Penales.aspx

    aqui: https://www.mjusticia.gob.es/es/ciudadania/tramites/certificado-antecedentes

    Se pedir o modelo com certificado digital, ele não tem assinatura, e a autenticidade pode ser verificada online pelo certificado. (o atestado brasileiro da PF também funciona assim, apenas com cert digital).

    Se pedir o modelo tradicional, assinado, teria que ser apostilar (não olhei como/onde apostila na Espanha).

    No YouTube há vários vídeos como este "Como solicitar su certificado de antecedentes penales" (clique), e outros detalhes sobre o form 790.

    -o-o-

    Com uma busca rápida na Internet ou no YouTube deve achar roteiros para os outros. Como regra geral, mantenha em mente:

    • se tem certificado digital, não tem o que apostilar, mas o certificado precisa ter como ser verificado online; (como é o caso do Brasil)
    • se o documento tem assinatura, como regra geral, precisa autenticar a assinatura e apostilar, no país de origem do documento, no órgão correspondente; documentos emitidos em consulados não são apostilados;
    • precisa traduzir, e apostilar a tradução se não estiver escrito em português (a tradução para português poderá ser dispensada se o documento estiver escrito em inglês, francês ou espanhol);
    • alguns países têm tratamento diferenciado, devido a acordos internacionais (como é o caso do Brasil);


  • RogerioSRogerioS Usuário

    Bom dia pessoal, só não entendi essa questão da validação.

    Porque quando valida, simplesmente aparece a mesma certidão CAC.

    Isso seria feito pelo conservador que está analisando, correto?

    O que teria que ser impresso junto com a certidão afinal?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado junho 2

    @Mafamago

    aqui o UAE: https://www.dxbportal.com/police-clarence-certificate-dubai/

    Depois clique em 3) Apostille Services na mesma página.

    No caso acima não precisa traduzir, pq vem a versão em inglês no mesmo certificado. Basta certificar e apostilar nos UAE.

    Como a Arábia não é um país único, homogêneo, pode ser que precise fazer várias consultas. Se não vier a versão em inglês, precisará traduzir para português, e apostilar as duas coisas: o atestado e a tradução. Alguns requerem fingerprint dos 10 dedos, feito no consulado.

    aqui o Qatar: ttps://www.indiamart.com/proddetail/iraq-police-clearance-certificate-2849747103188.html

    aqui o Iraq: https://iraqlawyer.co.uk/non-conviction-certificate-ncc/

    Nenhum deles é uma indicação específica, apenas um modelo a ser buscado, geralmente postado por advogados. A maioria é direcionada aos consulados correspondentes. O nome do documento muda de um país para outro. NCC, PCC, etc.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RogerioS

    A PF tem uma nova versão do site. Um pop-up do navegador, e o certificado digital já sai impresso na página da frente, junto do atestado.

  • MafamagoMafamago Usuário

    Nooooossa, @gandalf , nem sei como lhe agradecer por tamanha prontidão e detalhes nas orientações!!! Já irei passar a quem precisa solicitar essa documentação! Inclusive, perguntou se pode deixar sem esses documentos? O processo foi enviado em 2022 sem eles!

    Mais uma vez, grata pela ajuda!!!

  • CarlosASPCarlosASP Usuário

    @Mafamago @gandalf

    Aparentemente nem UAE nem Iraque fazem parte da convenção da apostila de Haia. Espanha e Arábia Saudita fazem:

    https://www.hcch.net/en/states/hcch-members

    Para documentos emitidos por esses países fora da convenção teria que ir pelo método antigo de "legalização" via a Embaixada ou Consulado de PT com jurisdição sobre esses locais. O processo de legalização varia de embaixada para embaixada.

    Pelo que vi, é a em Abu Dhabi (UAE) que tem jurisdição sobre Iraque também:

    https://abudhabi.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares/legalizacao-de-documentos

    Pelo que li no link, só fazem presencialmente. Pelo jeito vai ter que contratar uma dessas empresas especializadas nesses serviços.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mafamago @CarlosASP

    Eu não sei os detalhes ali naquela área. Apenas fiz uma busca inicial, e expliquei em linhas gerais que quando tem assinatura, ela precisa ser legalizada (ou apostilada, ou ser do oficial no consulado de Portugal correspondente), e se não estiver em inglês, francês, espanhol, terá que traduzir, autenticar e apostilar a tradução também.

    Foi mais para dar uma orientação geral para alguém que já conhece os detalhes de como funcionam as coisas por lá.

    Não olhei cada um deles se faz apostila ou não. Imagino que a instrução no YouTube vai incluir esses detalhes, bem como o fingerprint.

  • MafamagoMafamago Usuário

    @CarlosASP e @gandalf muito obrigada pelas informações e orientações!!!

    Estive a conversar com o requerente da Nacionalidade Portuguesa, cujo processo já se encontra na CRCENTRAIS. Creio que ele irá esperar para ver se cairá em exigência!!! Achou muito complexo e eu não sei como ajudá-lo nesse caso!!!

    Mais uma vez, muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.