De fato neste novo formulário não pergunta sobre o doc de identificação dos progenitores (declarantes), nem em Q1 (declarantes), nem em Q3 (documentos entregues).
Pedem apenas a identidade do requerente em Q1, se tiver 14 anos ou mais.
Duas opções:
Mande a cópia do documento de identificação, autenticado e apostilado, sem anotar no form-1c (é o que eu recomendo, deixar que eles mesmos no IRN anotem depois no form onde acharem apropriado)
Mande a cópia e anote no Q3, na linha em branco logo após a caixinha de Procuração: "Doc de identificação dos progenitores, legalizado"
@Leticialele@gandalf caros amigos, que na quarta pagamos a taxa do art. 1D e o no formulário que enviaram não tem a exigência de comprovação daqueles itens novos.
Inclusive esse formulário do IRN, que a Letícia informou, me parece incompleto, no quadro 3 não tem espaço para relacionarmos algum documento que esteja sendo incluído fora da relação, e só tem um local para assinatura.... e se o requerente for menor de idade?
Comentários
@Leticialele @gandalf
Uma dúvida no preenchimento do formulário 1D de neto.
1. O RG da neta não está na relação de documentos a enviar. O que fazer?
2. No quarto 3, o item 5 trata de "documento comprobatório de conhecimento da língua portuguesa - deixo em branco?
@AnaFontoura
De fato neste novo formulário não pergunta sobre o doc de identificação dos progenitores (declarantes), nem em Q1 (declarantes), nem em Q3 (documentos entregues).
Pedem apenas a identidade do requerente em Q1, se tiver 14 anos ou mais.
Duas opções:
@gandalf Obrigado!
@gandalf , @AnaFontoura , não sei como estão mandando o Formulário 1D após o pagamento dos emolumentos.
No entanto, no site do IRN, no Formulário 1D já aparecem as novas exigências legais.
https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/2026/Modelo_1D_maior_052026.pdf?ver=VOG9vZiYajPUFwyuo-a6Mg%3d%3d×tamp=1782990641884
@Leticialele @gandalf caros amigos, que na quarta pagamos a taxa do art. 1D e o no formulário que enviaram não tem a exigência de comprovação daqueles itens novos.
Segue foto:
@Leticialele @gandalf
Inclusive esse formulário do IRN, que a Letícia informou, me parece incompleto, no quadro 3 não tem espaço para relacionarmos algum documento que esteja sendo incluído fora da relação, e só tem um local para assinatura.... e se o requerente for menor de idade?
@Leticialele @gandalf
Vamos torcer para que só exigam as novas exigências quando regulamentarem.