Nova Plataforma de Consulta de Processos de Nacionalidade

2

Comentários

• DecamDecam Usuário

Meu processo também passou a aparecer assim

• @Vlad Pen @gabrielgois

É assim mesmo. O "i" é apenas informativo do que significa a bolinha quando está marcada com um "Check".

Eu imagino que na exigência ele vai pular para a bolinha "Aguarda resposta", com um lápis nela, provavelmente com outra cor.

Ao longo do tempo vamos descobrindo como ficam essas bolinhas em cada situação.

Eles estão mudando o aplicativo quase todos os dias, fazendo ajustes. Por exemplo, esse sem a bola "Aguarda resposta" é novo.

Pode ser diferente se acessa por celular ou pelo computador.

Eu imagino que em algum momento vão voltar com o nome, a modalidade e a conservatória junto das bolinhas. Sem nome fica muito ruim.

• @Leticialele @Vlad Pen @gandalf Bom dia!

No dia 04/10. ao consultar meu processo na nova Plataforma, o mesmo se encontrava no passo "Para Decisão", que de acordo com a correlação do @gandalf f seria as antigas bolinhas 4 e 5.

Hoje a posição do processo não é a mesma de antes, consta o seguinte movimento:

Estado do pedido:

Processo : .............

Local do pedido: Conservatória dos Registos Centrais

1 - Submetido ✔ 2 - Em análise "O pedido já iniciou a sua análise". 3 - Para decisão "O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão" 4 - Concluído data de decisão:

Observa-se que o registro do andamento atual é que o processo está na fase de análise, antes estava no item 3 - "Para decisão" - "Proposta de Decisão", não há qualquer notificação sobre esse andamento/retrocesso.

• @CarlosAlberto , de acordo com o IRN:

Na página antiga, o processo tinha 7 fases e na página nova agora tem 4. Como fazer a correspondência dos estados?

1. Submetido: abrange os estados 1 - Receção do pedido e 2 - Registo do pedido, da página de consulta antiga
    2. Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
    3. Para decisão: corresponde ao estado 6 - Decisão, da página de consulta antiga 
    4. Concluído: corresponde ao estado 7 - Registo/Arquivo, da página de consulta antiga.

• Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

@Leticialele agora na consulta está aparecendo o Nr do processo e o nome do Requerente.

• @Vlad Pen , sim!!

Parece que estão aprimorando.

Mas deveriam ter lançado completa, e não como foi feito, cheia de erros.

• O IRN atualizou uma explicação da correspondência entre o antigo e novo.

aquihttps://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

No antigo não era só o número da bolinha. Tinha o número e cor. Branco, Marrom, Verde (e Laranja) significavam coisas distintas. Aqui nesta simplificação não mencionam sobre exigência, nem falam das várias cores.

• @Vlad Pen

Eles estão ajustando, e parece que não se decidiram ainda.

Pela explicação oficial agora são 4 bolinhas, que cobrem as 7 fases. "Aguarda resposta" não aparece na descrição.

"O processo de nacionalidade tem várias fases. Na nova página de consulta do estado do processo de nacionalidade, são apresentados 4 estados"

Mas pode ser que mostrem a bolinha extra só para alguns, quando existe a transação correspondente.

• @Vlad Pen , o IRN publicou uma explicação em sua página!

Na página antiga, o processo tinha 7 fases e na página nova agora tem 4. Como fazer a correspondência dos estados?

1. Submetido: abrange os estados 1 - Receção do pedido e 2 - Registo do pedido, da página de consulta antiga
    2. Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
    3. Para decisão: corresponde ao estado 6 - Decisão, da página de consulta antiga 
    4. Concluído: corresponde ao estado 7 - Registo/Arquivo, da página de consulta antiga.

• Muito complicado! O site para consultas agora está indicando bolinha 1 (submetido), no processo de minha prima (filha), de outubro de 2023, que já estava concluído só esperando a emissão do assento. Absurdo

• gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2024

@dandrew

O site de consulta não altera os fatos dos processos. Apenas tenta corrigir distorções da consulta online anterior.

Se o processo estava aprovado, ele continuaria aprovado. Mas se não estava aprovado, o novo sistema deve mostrar a realidade dos fatos.

Mas ainda está em desenvolvimento, e estão fazendo a conversão.

Bola 3 equivale à antiga bola 6.( Processo aguardando deferimento para emissão de registro)

• Fiz algumas alterações na planilha para refletir a nova consulta online.

Ainda é uma mudança provisória, até a plataforma de consulta se estabilizar.

Também o form de entrada de dados para a planilha foi modificado.

• @Leticialele eu continuo acompanhando aqui, e agora o meu processo não esta mais em "É uma "proposta de decisão".

No novo painel, o meu processo aparece apenas como Submetido.

Continuo aguardando os próximos passos, fazem mais de 2 anos, esperemos que após essa mudança da plataforma o processo corra mais rápido.

Segue a nova forma que está para mim.

• sabem se houve uma nova atualização na plataforma nessa semana? Não consigo ver as informações do meu processo

• @beresca

Está assim em branco desde ontem, para todas as pessoas. Devem corrigir em breve.

• atircunhaatircunha Usuário
    editado outubro 2024

Bom dia!

Desde ontem ao consultar o processo na nova plataforma, aparece sem nenhum dado. Antes estava normal, marcado apenas a bolinha 1.

Obs. Agora que vi o post anterior falando a respeito. Então é uma instabilidade mesmo da plataforma, correto. Obrigada!

A plataforma continua instável.Só resta aguardar o pessoal de TI resolver esses bugs.Talvez o governo português precise de profissionais brasileiros para resolver de vez essa questão.😑😑🤨🤨

• Aparentemente a plataforma voltou a operar

• @lmarques , sim, está normal.

• Fui acessar hoje o site pra ver o status e esta com problema, mostra a mensagem "Não foi possivel concluir o pedido".

Pelo visto aconteceu problemas semana passada como foi relatado.

Se alguém mais tiver com problemas avisa ai.

eu sou de TI, pra onde envia o curriculum?! 😁

• @rodrigoma , a plataforma está, mais uma vez, com problemas, desde sexta-feira.

Parece mesmo que a TI em Portugal não é lá essas coisas...

• Estou indo para o 4º ano aguardando novas analises do meu processo e ainda está em Submetido.

Já estou aguardando faz 38 meses...

• lmarqueslmarques Usuário

@gabrielgois, esse comentário que você respondeu tem quase um ano. Não estou consultando a plataforma nesses últimos dias, mas de lá para cá percebi que melhorou bem a estabilidade.

Não sei muito sobre processos fora do artigo 1c, mas esse tempo é normal para o seu artigo? Se estiver muito discrepante, o melhor é ligar e informar-se do que pode estar havendo

• @gabrielgois , se é processo de neto, está no prazo "normal"; Lisboa está analisando processos de outubro de 2021

• Agradeço as respostas acima, Imarques e Leticialele, bom saber quer esta dentro do prazo.

Sigo aguardando aqui os próximos passos do processo.

• Boa tarde!

Saberiam se esses acontecimentos em Portugal sobre os imigrantes impacta de forma negativa nas análises? Isso faria os processos serem mais morosos que o normal?

O processo da minha avó foi enviado em 25/01/2023. Depois, em 2024, foi para a 2ª etapa "Em Análise", e voltou para a primeira "Submetido".

Saberiam de temos alguma notícia sobre isso?

Obrigada!

• gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 5

@je_figueira

Não creio que interfira em nada.

A maioria das conversas é só retórica, distração política.

Os conservadores se orientam pelo que a lei diz. Mesmo que a lei mude, isso afetaria apenas os processos submetidos depois da mudança.

Na verdade não há uma lentidão. Ele estão processando mais nacionalidades do que faziam em 2018.

Há uma sensação de lentidão, porque tem muito mais processos sendo analisados. Isso faz com que o seu processo vá sendo retido mais tempo. Antes de 2021 saia muito mais rápido, porque tinha menos gente pra ser analisada. É só a percepção das pessoas.

Uma figura pra você: Pense que os processos são como "grãos de areia" em uma ampulheta (aquele relógio de areia, visto abaixo).

A velocidade que a areia passa, não muda, independente de quanta areia tem em cima. Mas "do ponto de vista do grão de areia" que está em cima, se está vazio, logo chega a vez dele. Se está cheio, ele tem que esperar todos os grãos abaixo dele passarem, para chegar sua vez.

O problema não é a xenofobia das pessoas, nem as mudanças na lei (por enquanto não houveram). O problema está no fato de estar entrando 30% mais processos do que se consegue passar. Com isso, "a quantidade de areia" na parte de cima da ampulheta está aumentando.

Veja no gráfico abaixo, que a quantidade de processos que entram, e que saem (azul e verde), se mantém estável. Mas a quantidade de processos em backlog (os grãos de areia na parte de cima da ampulheta), está aumentando. É isso que te dá a sensação de estar mais moroso.

(2025 são dados parciais): https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas/Pedidos-de-Nacionalidade-por-ano-e-estado

Eu fiz uma análise recente, aqui. (clique).

A parte destacada em vermelho é a "areia" que estava em cima, no final de 2024. A tendência é dos tempos irem aumentando. Se não tivessem tomado providências já em 2023, os tempos estariam em 8 anos (para netos, Sefarditas, Casamento, etc).. Com as providências, está em 3-4 anos. Cada conservatória (ou consulado), e cada modalidade, tem seu próprio andamento. Os processos finalizam mais ou menos na ordem de entrada na conservatória (alguns são mais complexos, e demandam mais tempo).

• gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 5

A linha em verde é a média de processos que conseguem finalizar por ano.

Como ela está abaixo do número de processos que entram, a cada ano o backlog (marrom) aumenta. Teve um grande salto em 2022 com a mudança para Netos e Sefarditas. Mas vem subindo consistentemente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.