Cidadania e reunião familiar

Uma duvida, estou enviando meus documentos para requisição de cidadania portuguesa por casamento. Até a cidadania ser aprovada (mais ou menos 2-3 anos) se eu quiser morar em Portugal com minha familia (todos ja possuem cidadania portuguesa), eu teria que pedir um visto de reunião familiar? Alguém sabe me explicar como funciona?

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2023

    @pka1986

    Não é uma área que eu saiba muito, mas como ninguém mais respondeu, vou dar meu palpite.

    Você tem alguns caminhos. clique nos links abaixo para maiores detalhes:

    1. Pedir um visto de residência para reagrupamento familiar
    2. Pedir uma Autorização de residência CPLP
    3. Visto para procurar trabalho
    4. Visto de estudante (é possível, mas não compensa no seu caso, e não pode trabalhar)

    Sem ter um visto permanente, sendo brasileiro, você pode entrar como turista por até 90 dias só com o passaporte, sem precisar de visto. Pode pedir ao AIMA a extensão por mais 90 dias, mas não pode trabalhar.

    Com um "visto para procurar trabalho", você manifesta essa intenção previamente, e tem até 5 meses para conseguir um trabalho. Se conseguir um trabalho formal, você comunica ao SEF, e o visto é automaticamente convertido em uma "autorização de permanência temporária", que vale por 5 anos. Dentro de 5 anos, no seu caso, já deverá ter sua própria "nacionalidade pelo casamento" (art-3), ou vc troca para uma "autorização de residência permanente". Se dentro de 5 meses você não conseguir um trabalho, tem que deixar o país.

    No site oficial do ePortugal mencionado acima, você encontra mais informações.

    Os vistos você pode pedir no consulado antes de ir, ou pode entrar como turista, e pedir o visto lá. Mas em qualquer caso, a sua permanência (seja como turista, seja como "procurar trabalho"), não pode exceder 183 dias. Sem uma autorização de permanência, você tem que deixar o país, ou estaria ilegal, com risco de deportação.

    No momento há uma onda de xenofobia por toda a Europa. Há muitas manifestações, explícitas ou veladas, contra imigrantes, brasileiros em particular, porque são facilmente identificados pelo sotaque. Sugiro que "verifique o terreno", e tente conseguir um trabalho antes de ir. Só depois que tiver algum contato mais firme, peça o visto, que pode ser pedido no consulado antes de ir, ou pode ir e pedir o visto já estando lá, não importa, e o visto é concedido rapidamente. (apenas o tempo total de permanência não pode ultrapassar os 6 meses)

    E escolha com sabedoria o melhor tempo para ir. Não se muda com a família no inverno. Escolas começam no verão em Agosto, mas o período de matrícula é bem antes. Se for para Universidades, nov/dez. Para ensino fundamental, entre abril/maio, e já com o endereço.

  • Obrigada Gandalf,

    Eu li sobre o reagrupamento familiar, pois me enquadro nos requisitos, mas nao sei se posso ou se é o melhor caminho fazer os dois ao mesmo tempo. Por isso pensei que alguém soubesse algo a respeito. Pois vi que o visto de reagrupamento também demora um pouco, cerca de 3-6 meses

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2023

    O reagrupamento familiar requer que sua esposa entre como residente, ative o NIF, etc. Tem implicações no IR tanto do BR como PT.

    Enquanto você estiver com um visto temporário (<6 meses, turista, ou p/ buscar trabalho), isso não afeta. Nem está vinculado a sua esposa.

    CPLP eu acho que seria o melhor caminho para você. Sai em 72h úteis. Você pode pedir quando quiser dentro dos 3 meses a que tem direito.

    Mas como eu disse, não tenho experiência nisso. Quem sabe essas coisas, são brasileiros que já vivem em PT, legais ou não. Pelo que soube, desde que CPLP foi oferecido, houve uma avalanche de pedidos de brasileiros que já estavam lá. Deve ser o melhor. E te dá tempo pra pensar.

    Tenha sempre em mente, que se não conseguir trabalho dentro dos 3 ou 5 ou 6 meses que tem direito (dependendo de como entrou), sempre poderá voltar ao BR, e entrar no consulado com um pedido de visto noutra modalidade. Desde que o tempo total de permanência não exceda os 183 dias (os 6 meses, são contados dia a dia) em qualquer período de 12 meses.

  • pka1986pka1986 Usuário

    Muito obrigada. Vou pesquisar.Feliz 2024!!

  • gandalfgandalf Usuário

    @pka1986

    Um artigo do consulado de São Paulo sobre Reagrupamento Familiar.

    Aí tem o roteiro e os documentos necessários. Pode entrar em PT, e fazer o requerimento no SEF/AIMA em até 3 dias após a chegada. https://consuladoportugalsp.org.br/reagrupamento-familiar/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.