Auxílio p encontrar

Gostaria de ajuda para localizar certidão de casamento do meu bisavô português como minha bisavó materna nascida em DiamantinaMG por volta de 1886. Já vasculhei na mitra Arquidiocesana. Não sei mais onde pesquisar. No caso de não encontrar posso responsabilizar alguém por não localiZar a certidão? Obrigada

Comentários

  • CarlosASPCarlosASP Usuário
    editado novembro 2023

    @Amelia

    Diamantina era dos lugares onde a cúria se recusava a deixar digitalizar os arquivos que estão lá. Não sei se isso mudou nos últimos meses, Ou se ia diretamente lá, ou se entrava numa fila para esperar que eles fizessem a busca.

    Infelizmente, ao criar o registro civil, o BR não obrigou as igrejas a transferir o acervo dos registros existentes da era pré-registro civil para outras entidades (em PT, esse acervo pré registro civil está hoje em dia nos Arquivos Distritais e similares).

    Dessa forma, continua a se depender da vontade ou capricho do administrador de cada cúria em decidir o acesso - e não há nada o que fazer, pois, ao que eu saiba, não tem uma obrigação legal definindo isso.

    Só ressaltaria que Diamantina tem vários distritos, Em alguns deles, os livros religiosos não estão no arquivo da mitra, mas ainda nas próprias igrejas desses distritos, em variados estados de conservação e acesso, Muitas vezes vai se depender da boa vontade de pessoas que trabalham nessas remotas igrejas para se ver os livros. E, nem sempre, essas pessoas são qualificadas para realizar essas buscas.

    Se tiver a indicação por alguma fonte que esse casamento possa ter sido realizado fora da cidade em si, mas nos seus distritos, checaria com a cúria quais livros desse distrito estão lá e quais ainda estão nas igrejas.

    Só para ter ideia, aqui os distritos em 1911 (nem todos existiam em 1886):

    Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 17 distritos: Diamantina, Campinas de São Sebastião, Chapada, Curimataí, Curralinho, Datas, Glória, Gouvêa, Guinda, Inhaí, Mercês de Arassuaí, Mendanha, Pouso Alto, Riacho das Varas, Rio Manso, Rio Prêto, Tabua.

    E aqui em 1920, pois alguns nomes mudam com o tempo.

    Nos quadros do recenseamento geral de I-IX-1920, o município aparece constituído de 17 distritos: Diamantina, Campinas de São Sebastião, Conselheiro Mata (ex-Riacho das Varas), Curimataí, Curralinho, Datas, Glória, Gouvêa, Guinda, Inhaí, Joaquim Felício (ex-Tabua), Mercês de Arassuaí, Mendanha, Pouso Alto, Rio Manso, São Gonçalo do Rio Preto (ex-Rio Preto), São João da Chapada (ex-Chapada).

    E houve mais mudanças depois.

    Você tem fontes que apontem que se casaram mesmo em Diamantina? Em que lugar nasceram os primeiros filhos desse casamento?

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @Amelia me chama no privado, talvez posso lhe ajudar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.