Viagem do Brasil para os EUA com passaporte português

Eu sei que o passaporte português dá direito de entrada nos EUA como turista sem a necessidade do visto americano, que é exigido para o passaporte brasileito. E, também fiquei sabendo que precisa apenas da tal da autorização eletrônica 'ESTA'.

Mas, há muitos anos atrás o meu tio contou que, apesar de podermos entrar nos EUA com o passporte português sem visto, se você viaja do Brasil para os EUA, e com esse nosso jeito e sotaque claramente brasileiro e não português, os americanos implicam e complicam sua entrada, te levam pra salinha, fazem um monte de perguntas, acham que houve algum tipo de fraude, e, podem até acabar não deixando você entrar. Mas já viajando de Portugal para os EUA, e entrando com o passaporte português, não teria esse problema.

Eu sei que isso era verdade no passado porque meu tio passou na pele por isso, mas, como disse, isso aconteceu há alguns anos atrás, creio que mais de 8 anos. Será que hoje ainda é assim? Ou será que hoje em dia se eu viajar do Brasil para os EUA e apresentar o passaporte português, não terei nenhum problema para entrar?

Comentários

  • @PedroGaspar

    O caso de seu tio foi atípico. Não é o fato de ter saído do BR, mas o fato de ser diferente.

    Um passaporte europeu, em um vôo vindo da América Latina, chama a atenção por ser diferente a origem do vôo.

    Os oficiais sabem os vôos que estão para chegar, e se preparam para eles. Na sala da imigração, as pessoas entram em grupo, por vôo, e têm mais ou menos um padrão. Se o vôo vem da América Latina, os passageiros são do país de origem do vôo e conexões. Se não tinha nenhum vôo da Europa, dificilmente apareceria algum passaporte europeu.

    Mas é o direito de escolher o passaporte mais conveniente para você, e respeitarão isso. As perguntas sempre haverá, e dependem do oficial de imigração. Pode ser que seu tio tenha acendido alguns alertas, pela maneira como respondeu, ou pela idade. Como ali têm que decidir rapidamente, não têm tempo de ficar investigando. Se algo sai do padrão, eles separam para outro oficial "passar o pente fino".

    Onde você mora? Qual o propósito da viagem? Quanto tempo pretende ficar no país? Qual sua profissão? Em que país trabalha?

    Eles sabem a resposta de todas essas perguntas, antes mesmo de você falar. Mas dependendo de como responde, se detectam alguma discrepância ou insegurança, seguem perguntando naquela linha.

    Você pode dizer apenas "moro no Brasil" (vão perguntar mais). Ou você pode dizer: "eu sou cidadão português, mas atualmente vivo no Brasil". Ou "eu tenho dupla cidadania, mas moro no Brasil". Pronto explicou sua situação. Aí a pergunta sobre onde trabalha, tem a ver com onde paga seus impostos, se não tem alguma coisa a ser investigada. Quanto dinheiro está trazendo. A frequência das viagens, permanência, etc.

    A segurança pode aumentar ou diminuir, dependendo de fatores externos de risco ao país, da origem da pessoa, da idade, se viaja sozinho ou acompanhado, se solteiro/casado, a profissão, se tem um jeitão de que vai ficar e trabalhar ilegalmente no país tentando a sorte, se as respostas são claras e com segurança, eles têm vários parâmetros que usam para detectar problemas.

    Eu usaria o passaporte português sem receio, porque atende aos requisitos. Preencha o ESTAS

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado setembro 2023

    @PedroGaspar viagei no ano passado para o EUA e apresentei o passaporte português e não teve nenhum problema.O q importa é vc apresentar o passaporte português confirmando que vc é cidadão português e não de onde vc veio.

  • Muito obrigado @gandalf e @Vlad Pen!

  • @PedroGaspar , se você fizer o ESTA , que é online, não creio que terá problemas.

    Meu sobrinho está nos EUA, entrou com o passaporte português e nem perguntaram nada. Ele tem 25 anos.

  • Obrigado @Leticialele !

  • ElaineAlberElaineAlber Usuário
    editado setembro 2023

    @PedroGaspar

    Como o @gandalf falou creio que pode ser um ponto fora da curva, seu tio e tudo depende do momento.

    Mas como a @Leticialele e os outros tb falaram, com o ESTA, não deve ter problema por agora.

    Em junho meu primo e tia foram juntos, mãe e filho, os dois, e não tiveram problemas.

  • Obrigado @ElaineAlber !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.