ACP - Prazo para receber senha do processo?

atilacatilac Usuário
editado julho 2023 em Acompanhamento de processos

Olá,

Dia 11/07, meu envelope da DHL com todos os documentos necessários para o meu pedido de nacionalidade (sou filho de pai português) foi recebido pelo ACP – Arquivo Central do Porto.

Alguém saberia me dizer quanto tempo leva para eu receber a senha para acompanhamento do processo pelo site https://nacionalidade.justica.gov.pt/?

Outra dúvida: eu recebo a senha automaticamente por email ou preciso solciitar à ACP (por email ou telefone)?

Esta é a primeira vez que envio diretamente para o ACP. Quando solciitei o do meu pai (neto de português), no início de 2019, enviei para a CRCentrais de Lisboa (e levou mais de 3 anos para o processo ser finalizado com a criação do assento dele porque, no meio do caminho, aconteceu a pandemia de Covid-19, que atrasou todos os processos).

Obrigado pela ajuda.

Comentários

  • gandalfgandalf Usuário
    editado julho 2023

    @atilac

    Você recebe automaticamente pelo e-mail que mandou no form. Costuma ir parar no SPAM. Verifique.

    O ACP tem levado cerca de 1 semana para mandar a senha.

    Quando tiver acesso online, e souber o seu NºProcesso, preencha os dados aqui, e terá uma previsão de quando deve ser aprovado. https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    Pela planilha consegue comparar seu processo em relação a outros que caminham junto com o seu. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dU3knhFfjDA2c-uNLSrs7pDAgM7gmh9LLhir4zdFwZE/edit#gid=0

  • atilacatilac Usuário
    editado julho 2023

    Obrigado pela resposta rápida, @gandalf!

    Chequei minha pasta de SPAM e não recebi nada mesmo ainda. Já faz 14 dias que chegou lá no ACP.

    Mas sei que isso pode variar, então estou tranquilo.

    Até logo!

  • gandalfgandalf Usuário

    @atilac

    Também não viu na planilha que mandei o link acima, outros que chegaram lá na mesma data, e que já receberam a senha.

    Eu esperaria, até ver outros recebendo. Se fosse o caso, ligaria na Linha de Registos, e perguntaria.

    Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Ponha R$15 pelo cartão, e se achar a caixinha, marque auto-refill)

    O atendimento da LR é seg-sex, de 9h às 17h horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. Só falam com o requerente ou seu representante legal, que assinou o formulário.

  • atilacatilac Usuário
    editado julho 2023

    Oi, @gandalf,

    Pelo que vi na sua planilha, chegaram processos lá dia 07/07 que receberam a senha dia 11/07. Não encontrei processos cujos documentos chegaram na ACP depois de 07/07.

    Talvez eles estejam com volume muito grande e por isso ainda não enviaram a minha e outras senhas.

    De qualquer foram, enviei ontem email para a ACP perguntando quando devo receber a senha. Vamos ver se me respondem.

    Abs.

  • gandalfgandalf Usuário

    @atilac

    Sim, talvez não esteja pronto ainda. Aguarde até a próxima semana. Terá muito chão ainda pela frente para ficar clicando na consulta online e nada muda... Rsrsrs

    A previsão para aprovação de quem chegou lá dia 07/07 é 18/03/24. Quer dizer, nada vai acontecer até Janeiro do ano que vem.

    O interessante da planilha é saber que vc não está sozinho. Rsrsrs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.