Nacionalidade de menor

Boa tarde!

Estou começando a retirada da nacionalidade portuguesa do meu netinho, pela minha filha. Porém, sempre fiz por Ovar e hoje soube, através deles, que o balcão de nacionalidade foi fechado.

Vocês sabem me dizer se Tondela ainda está fazendo? Qual o endereço a ser enviado e documentos?

Ovar me informou que algumas conservatórias estão pedindo para apostilar não só a certidão, mas as identidades e também o formulário, será que é o caso de Tondela, se ainda estiver fazendo?

E também se, como Ovar, outras pedem apenas a certidão de inteiro teor, sem cópia reprográfica.

Sabem me dizer como é em Tondela?


Desde já agradeço!

«1

Comentários

  • @LolaRJ , assim como Ovar, Tondela também não tem mais balcão de nacionalidade.

    Mande o processo de seu beto para o Arquivo Central do Porto,

    Em qualquer Conservatória as cópias das identidades de pai e mãe têm que ser autenticadas e apostiladas.

    O Formulário é consuderado um documento português e não precisa ser apostilado, mas as assinaturas de pai e mãe têm que ser reconhecidas por autenticidade.

    Boa sorte!!

  • LolaRJLolaRJ Usuário

    Boa noite, @Leticialele ! Agradeço o retorno!

    Estava dando preferência à conservatórias pequenas, pois essas em questão me informaram, na época, que fariam a nacionalidade dele sem precisar fazer um processo por fora.

    Resumindo: O pai do meu neto reconheceu a paternidade depois de meses dele já registrado, então o sobrenome dele mudou, estando averbado no fim da certidão. Essas duas conservatórias disseram que fariam direto a nacionalidade, já com nome que foi averbado, não sei se Porto ou Lisboa farão direto ou pedirão para fazer o reconhecimento de paternidade lá, por isso estou procurando conservatórias menores.