Prazo de finalização de processos

Amigos, alguém saberia informar o prazo + ou - de processos de filho de português, em média está durando quanto tempo

Comentários

  • @Marcos_azevedo , deoende da Conervatória em que tramita.

    No CP, uns 8 meses; na CRCentrais, 15 meses.

  • gandalfgandalf Usuário

    @Marcos_azevedo

    Depende também de quando enviou o processo. Os processos enviados no ano passado estão sob pressão de vários fatores. Por isso esse prazo ficou mais dilatado.

    Os processos de filhos que forem enviados em 2023 provavelmente levarão menos tempo. Meu palpite é que voltarão a levar 6 meses, como ocorria antes. Já começo a se ver o retorno à normalidade, mas não será sentido ainda pelos que estão esperando a conclusão em breve.

    Para os que entraram até Nov/2022 os tempos serão como foi dito pela Leticialele. Para os que entraram depois disso, ainda não há como saber.

    Recomendo que preencha seus dados aqui e acompanhe a previsão e a evolução pela planilha. https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • Boa tarde,

    Meus documentos foram recebidos em Vila do conde 04.05.23 e chave de acesso enviada para o meu email em 17.05.23

    Desde então sigo na bolinha 1 (verde). Uma amigo havia dado entrada por lá e todo o processo levou 4 meses.

    Alguém ouviu algo sobre essa conservatória?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2023

    @Llecorny

    Já mandou, então não importa mais. Não tem mais como mudar. Conviva com sua decisão.

    Sim, é uma boa conservatória, são razoavelmente rápidos, mas precisa ser considerado o risco. Tem apenas 1 conservador. Se ele adoecer ou se aposentar, seu processo pode cair no limbo por 2-3 anos, ser transferido para outro local.

    Eu acompanho Vila do Conde há anos. Historicamente os tempos acompanham o do ACP, não vale o risco.

    Não confie em relatos de casos isolados. Quando chegou o processo, a senha, o NºProcesso, quando foi aprovado, e finalizado? Fez por conta própria? Quando ela começou a contar o tempo? As pessoas se enganam em relatos feitos ao final do processo. Errar vários meses é comum.

    Se quiser correr o risco, não será 4 meses. Um relato de aprovação recente, levou 9 meses. Acredito em 8-10 meses, contra 9-10 no ACP. Um ou dois meses de diferença, se houver. Não há volume de aplicações suficiente para fazer previsões mais precisas.

    Geralmente o "caminho trilhado" é mais seguro, e todos vão por ele. Sua expectativa de 4 meses, vai virar 9 meses, e pode facilmente virar 2,5 anos ou mais. Acontece num piscar de olhos. Quem arriscou e se deu mal, não tem como mudar depois, para sair do imbróglio.

    Vá relatando aqui sua evolução, que eu me interesso.

  • @gandalf

    Eu estou bem com a minha decisão, eu estava mais era curiosa pois fala-se pouco dessa conservatoria aqui. Obrigada pelo retorno.

    Apenas atualizando, eu enviei um e-mail para la e recebi a seguinte resposta hoje: "Boa tarde,  Informo que os processo em análise, entraram passado mês de janeiro." 

      

    Se eu endendi direito, eles estao analisando os processos que chegaram 4 meses antes do meu.

  • @Llecorny

    A resposta deles está consistente com a previsão acima. Estariam analisando xx/01/23, e aprovando após 9-10 meses.

    No ACP estão aprovando os que entraram 26/12/23. Deve começar a aprovar xx/01/23 em 1-2 semanas. No ACP sua previsão seria 10/03/24.

    Em seguida irá para a emissão do assento, e não sei dizer quanto tempo levará, se essa etapa terá alguma diferença. O IRN tem uma diretriz para que os processos sejam finalizados em uma conservatória civil diferente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.