Tenho uma mãe que tirou a cidadania depois que fiquei de maior tenho direito também?

ViniciusSalesViniciusSales Usuário
editado março 2023 em Tenho como conseguir?

Minha mãe foi para Portugal há 7 anos, ela se tornou cidadã é casada com um português, quero saber se posso ter direito também, tenho 22 anos, alguém poderia me auxiliar?

Comentários

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @ViniciusSales Vc só teria direito se fosse menor de idade.Vc só poderá conseguir a cidadania portuguesa morando 5 anos legalmente em Portugal

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @ViniciusSales

    Sim. Você pode ir morar com ela em PT. (pode morar com ela, ou em outro endereço, é indiferente). Ela não precisa morar em PT para vc ter direito. Ela faz o pedido, e depois ela pode até sair de PT, e você continuar lá.

    Ela pede reagrupamento familiar para você, e o cartão de residente. Você é solteiro? Creio que tem limite, até 24 anos, se solteiro. (a confirmar)

    Você entra com um pedido como residente. Pode trabalhar, estudar, viajar, normal. (viajar com o seu passaporte brasileiro, apresentando o cartão azul de residente). Não pode ter passaporte, não pode votar, e caso se ausente de PT, tem que ser por menos de 183 dias em qualquer período de 1 ano. O cartão azul só vale para trabalhar e viver em PT. Não se estende a outros países da UE.

    Depois de 5 anos morando em PT, você pode pedir sua própria nacionalidade pelo artigo 6.1.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.