Email com senha

Ola pessoal,

Enviei por DHL faz uns 2 meses, mas ainda nao recebi a senha por email.

Quanto tempo em geral leva para enviarem?

Obrigado

Comentários

  • @MarcioDEL , para que Conservtória foi seu processo?

    Se foi Lisboa, pode levar até 6 meses para enviarem número de processo e código de acesso,

  • @Leticialele , soh a partir dai comecaria a contar os 2 anos em media de previsao para Atribuicao para neto?


    Obrigado

  • Eita! ok.

    Obrigado

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @MarcioDEL

    Divida o tempo em duas etapas:

    • Da chegada do processo na conservatória até a aprovação (6-verde);
    • Da aprovação até a finalização com o assento (7-verde).
    • Depende da modalidade (netos-1D?), da idade do requerente, e da conservatória (CRCentrais?).

    Preencha os dados neste formulário se quiser uma previsão mais precisa p/ seu caso. https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

    E podem haver imprevistos, como documentos faltando ou ilegíveis, que geram atrasos (exigências) ou pedidos de urgência. São mais raros. 95% dos processos segue o trâmite normal.

    Se seu processo é de neto-1D, menos de 75 anos de idade, pela CRCentrais, são 23 meses até 6-verde, mais 7 meses até 7-verde. Só consegue começar a acompanhar quando receber a senha de acesso, que tem levado 4-5 meses se foi enviado por DHL ou Sedex-EMS, mas essa espera pela senha não interfere na contagem do tempo total.

  • Bom dia!

    Tenho uma questão que solicito informações. Quando os documentos são enviados para uma Conservatória que faz parte de um distrito que é balcão de nacionalidade, para onde vão os documentos, para o balcão ou para os Registos Centrais? Alguém sabe responder?


    Muito obrigada.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @anamartinslopes se for processo de neto de português, somente a CRC de Lisboa tem competência para fazer.

  • @anamartinslopes

    Se for filho de português, 1C, geralmente sendo uma conservatória, fazem na própria conservatória. Depende de como vai enviar.

    Mandar pelo correio (nem todas aceitam) é o melhor. Pode ser bem diferente do que se entregar pessoalmente.

    Qual a modalidade, e como vai chegar o processo no balcão? Por que não mandar diretamente para a conservatória que deseja?

  • @gandalf

    É para filho e foi entregue diretamente na Conservatória de Abrantes.

  • @anamartinslopes

    Como filho pode ser art-1C (nasc no estrangeiro) ou art-1F (nasc em PT) que são os mais comuns.

    A Conservatória Civil de Abrantes faz processos de nacionalidade. Quem decide se faz lá mesmo, ou se manda para outro local é o Conservador.

    Como entregou pessoalmente, se na hora que entregou pediu para enviar para esse ou aquele local, eles podem remeter o processo. Mas muito provavelmente farão na CRCivil de Abrantes mesmo. Se fossem remeter automaticamente, seria para a CRCivil de Santarém, sede do distrito a que Abrantes pertence.

    Se o filho não nasceu em PT, BR, ou UE, será necessariamente enviado para a CRCentrais de Lisboa, que é a única com competência nesses casos. Também em processos de netos (art-1D), e alguns outros.

    Se queria que fosse para o ACP, teria sido melhor mandar pelo CTT diretamente para lá. Quando entrega pessoalmente fica sempre a mercê do funcionamento daquele balcão. É sempre um risco mandar para uma conservatória pequena, com somente um conservador. Se o conservador adoecer, se aposentar, ou vier a faltar, para tudo. Em Janeiro/2022 algumas delas foram fechadas, com os processos transferidos para outros locais. O que podia ter levado 6 meses, só agora começa a desenrolar, sendo aprovado 21 meses depois. Não foi a 1ª vez.

    -o-o-

    Pelo Despacho do IRN mais recente, 025/2022 em 05-08-2022

    2- Os balcões de nacionalidade constituem extensões da Conservatória dos Registos Centrais e asseguram a prestação dos seguintes serviços próprios desta Conservatória:

    IV) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que nascidos no BR, na UE, ou em PT.

    V) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, [...]

    XIII) Conservatória do Registo Civil de Santarém, à qual são os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados nas Conservatórias do Registo Civil do distrito de Santarém;

    7– São ainda instalados balcões de nacionalidade nas seguintes Conservatórias do Registo Civil: Abrantes, Alcobaça, [e outras]

    8- A competência para a decisão dos processos de naturalização entrados nos balcões enunciados nos números anteriores pertence individualmente aos conservadores, que aí se encontrem em exercício de funções e que tenham competência subdelegada.

  • @gandalf

    O pedido é para filho nascido no estrangeiro, Brasil. Optei por entregar lá pq era melhor pra mim, mas agradeço sua resposta e esclarecimento.

    Feliz Ano Novo.

  • @anamartinslopes

    Então creio que vai tramitar na própria conservatória de Abrantes. Quando foi entregue lá?

    Imagino que logo receberá o e-mail com a senha de acesso online. (Verifique seu INBOX e SPAM)

    Na consulta online, logo acima do nome, vem o nome da Conservatória onde o processo está tramitando.

    Eu não devia ter mencionado a reestruturação nas conservatórias. São muito raras, mas veio à minha mente. Agora deixei você preocupada com isso, e não tem motivo para se preocupar.

  • @anamartinslopes , feliz Ano Novo, com muitas alegrias e saúde!!

    Que, em 2023, seja concluído seu processo de cidadania!

  • anamartinslopesanamartinslopes Usuário
    editado janeiro 2023


    @gandalf

    Bom dia.

    Você não me colocou na duvida, quem fez isso foi a funcionária da Conservatória. rsrsrs.

    Liguei para eles solicitando a senha e ela me disse que não tinha pq lá era diferente. Entreguei o processo de atribuição no dia 26/09/22. Em dezembro reenviei um novo e-mail e ela me disse que eles não tinham competência para acesso a senha, o que não entendi, e que eu deveria entrar em contato com o Registos Centrais. Meu medo é terem enviado para Lisboa, pois até onde soube, processos entregues em concelhos pertencentes ao balcão de Santarém, vão para Santarém.

    Uns amigos entregaram lá e o processo havia sido bem rápido e como estou em Abrantes, optei por entregar na Conservatória. Vou tentar o contato com os RC para ver se tenho alguma informação.

    Muito obrigada pela disponibilidade na resposta.

  • @anamartinslopes

    Essa frase "solicitando a senha e ela me disse que não tinha pq lá era diferente", é um indicativo de que estão fazendo "por inscrição", como fazem nos consulados.

    Quando manda pelo correio, a nacionalidade é feita necessariamente "por declaração", através do form-1C.

    Quando entrega pessoalmente na conservatória, a nacionalidade tanto pode ser feita "por declaração", como "por inscrição".

    Se eu estiver certo, você não terá como consultar o estado do processo, nem por telefone na LR, nem online, nem por e-mail. O dia que ficar pronto, eles notificam por e-mail. Não significa que seja pior, nem mais lento. Apenas não tem como acompanhar, como a maioria aqui faz.

    Vai ficar "no escuro" até sair o resultado, entre 6 e 18 meses.

  • @anamartinslopes

    Para que você saiba, e não fique aflita. Consulados e algumas conservatórias fazem apenas desse modo. O seu será "diferente" da maioria. Não terá isso que é o título desse tópico, o "e-mail com senha". Basta aguardar pacientemente.

    aqui: https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

    Quem pode consultar

    há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido:

    • atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)


  • @gandalf Realmente no recibo do pagamento da taxa descreve como "inscrição de nascimento", não sei se isso tem a ver com o que vc explicou, mas só tenho a te agradecer pela sua boa vontade e gentileza em me responder.

    Abraço.

  • @anamartinslopes

    Pois é. Então de fato fizeram "por inscrição do nascimento". Será feito na própria conservatória de Abrantes.

    Mas não se preocupe. Funciona igual, só que não terá o acompanhamento online que você vê comentado para a maioria aqui do fórum. Funciona como no consulado. Eles conferem os documentos na entrega, fazem a inscrição nos registos, e avisam quando estiver pronto.

    Será um pouco frustrante seguir às cegas, sem ter como acompanhar. Eles avisarão pelo e-mail, provavelmente daqui a 6-7 meses.

    Só na própria conservatória poderão lhe dar uma estimativa do andamento, mas nem pergunte antes de passados pelo menos 6 meses. Talvez tenha que ir pessoalmente até lá para saber.

  • anamartinslopesanamartinslopes Usuário
    editado janeiro 2023

    @gandalf

    Olá, como vai?

    Só dando um feedback sobre os documentos entregue na Conservatória. Recebi ontem o registo pelo correio.

    Mais uma vez te agradeço sua atenção.

    Abraço

  • @anamartinslopes

    Que bom! Parabéns a nova Tuga!

    Só por curiosidade, quanto tempo demorou, desde a entrega dos documentos, até receber o assento?

  • @gandalf , ela entregou o processo dia 26 de setembro de 2022!! https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/2209/#Comment_2209

    Excelente prazo de tramitação!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.