CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO PARA FINS DE REGISTRO CIVIL

Bom dia.

Recebi hoje de Ponta Delgada, via correio, a certidão de batismo do meu trisavô para efetuar o pedido de cidadania para a minha avó, que é neta dele. Achei um papel com informações muito básicas. É assim mesmo? Em relação às nossas certidões de nascimento aqui no Brasil, achei muito simples. Essa certidão narrativa vale como certidão de nascimento para dar entrada no processo?

«1

Comentários

  • Obrigado

  • @Francislobo

    Se foi uma certidão de batismo (nascido antes de 1911), ela deve ter o carimbo em relevo, e ser assinada com tinta. Tem que mandar essa original.

    Se estiver informatizado (nascidos após 1911), ela é mais simples ainda, nem tem assinatura. É só uma folha de papel impressa que pode ou não ter o carimbo em relevo, e em geral sem assinatura. Os dados vêm como uma tabela. Essa pode mandar uma cópia xerox simples.

  • Boa tarde,

    Estou iniciando o meu processo agora e tenho uma dúvida quanto a essa certidão, pois em um primeiro momento solicitei a mesma em formato digital, posso apenas imprimir esse registro simples ou devo solicitar a certidão impressa no formato narrativo ? Desde já agradeço a colaboração, estou lendo os tópicos do fórum mas confesso que ainda tenho muitas dúvidas quanto a documentação a ser enviada . Obrigada

  • Só para complementar o comentário acima, do o pedido da certidão impressa e me enviaram um orçamento de €23,50. Só fiquei na dúvida se é necessário a documentação impressa ou basta apenas imprimir a digital que recebi. Obrigada

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @lidiafariah

    Normalmente se pede a certidão impressa em papel. Normalmente se pede a descritiva (digitada), mas pode ser a reprográfica (manuscrita) se estiver razoavelmente legível. (Em algumas a letra manuscrita é um terror, e precisa mesmo pedir a descritiva).

    A instrução do fórum diz para pedir impresso. Mas tecnicamente é possível usar a digital com assinatura eletrônica.

    aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/92/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais

    Esse modelo certificado que busquei diz que essa impressão não tem valor legal.


  • @gandalf

    Obrigada pelos esclarecimentos, me enviaram apenas uma foto do livro de registros, não consta nenhum carimbo. Vou pedir a versão impressa então. Grata por me aceitarem no fórum, estou tentando me orientar pelas informações disponibilizadas aqui.

  • @lidiafariah

    É possível usar se for a certidão com selo digital do Arquivo Distrital, mas teria que mandar o link para a CRCentrais por e-mail, o que não é prático. Vai o link por e-mail, e depois vai o processo em papel. Eles chegam lá separados um do outro. O preço é o mesmo para a versão em papel com selo analógico (carimbo em relevo) ou com selo digital (certificado digital)

    O certificado digital pode funcionar para atender mais rapidamente a uma exigência, mas não para quem inicia o processo.

    Peça em papel que é de longe o melhor caminho.

  • Bom dia. Ao enviar todos os documentos para Lisboa, a CERTIDÃO DE NASCIMENTO (DE BATISMO) que eu consegui em PONTA DELGADA, deverá ser enviada a CÓPIA ou a ORIGINAL? Se eu enviar a ORIGINAL, terei de solicitar novamente para um outro parente tentar a cidadania dele? Aceitam CÓPIA DO BATISTÉRIO DO PORTUGUÊS? Obrigado.

  • @Francislobo

    Sim, ao enviar os documentos, precisa enviar o original, emitido pelo Arquivo Distrital com carimbo em relevo e assinado com tinta.

    Se mandar os processos separados, precisa de um original para cada processo.

    A partir de março/2022 passou a ter a opção de enviar os dois processos juntos, compartilhando documentos em comum. Se chama apensação de processos. Um processo, com múltiplas nacionalidades. Precisa fazer um requerimento para isso ter efeito. Fazem a análise dos processos em conjunto, e se um depende do outro, fazem em sequência.

    Mas tem que enviar juntos, no mesmo envelope, com o requerimento.

  • @gandalf obrigado. Eu não posso solicitar a CIDADANIA PARA A MINHA AVÓ que tem o avô dela português e ao mesmo tempo a minha, como TRINETO??? Acredito que primeiro tenho de esperar minha avó ser considerada para depois eu pedir a minha, usando a nacionalidade dela, certo?

  • @Francislobo , sim!

    Tem que aguardar a cidadania de sua avó. Depois, peça a do filho(a) e , logo após, a sua..

  • @Francislobo Sim, pode mas não deve pedir junto, porque vai demorar mais. Faça em etapas.

    Como disse a Leticialele.

    • Peça primeiro a de sua avó pela CRCentrais em Lisboa. (só faz lá) Em que ano ela nasceu? (ou a idade)
    • Faça a transcrição do casamento dela pelo Consulado de Portugal de sua área de residência. (Em que estado vc mora?)
    • Peça a sua nacionalidade pelo Arquivo Central do Porto (ACP)
  • @gabrielgois Bom dia. Minha avó que é neta de Português tem 92 anos, nasceu em 1930. Moro em Cruzeiro-SP, acho que a transcrição aqui ou é em São Paulo ou em Santos. Após entrar com o pedido da cidadania de minha avó, eu devo aguardar uns trÊs anos para autorizarem?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @Francislobo

    Sua avó tem prioridade pela CRCentrais, e demora uns 15 meses para receber o assento.

    Você não tem prioridade, e vai demorar 30 meses se aplicar diretamente como neto. De qualquer forma seu processo tem que esperar o de sua avó completar, porque depende dela ser portuguesa.

    Se seu pai (ou mãe) que é filho de sua avó está vivo(a), seu caminho será fazer o dele primeiro, como lhe disse acima.

    1. Esperar a nacionalidade de sua avó (15 meses)
    2. transcrever o casamento dela no consulado de Santos (Santos leva 1 mês; se mandar para São Paulo leva mais de 1 ano)
    3. Fazer a nacionalidade de seu pai/mãe como filho(a) de sua avó pelo ACP (6 meses)
    4. Fazer a sua nacionalidade como filho (1C) pelo ACP (6 meses)

    Os itens 3 & 4 podem ser enviados juntos se quiser (apensação), mas de qualquer forma será feito em sequência, pela dependência. E se for a mãe, entre 3 e 4 tem a transcrição que complica. Quem é filho de sua avó, seu pai ou sua mãe? está vivo?

    Se tentar mandar o seu como neto junto com o de sua avó, você vai se complicar. Se houvesse um caminho melhor eu lhe diria. Fazendo como eu lhe disse, vai levar pouco mais de 2 anos para fazer todos: sua avó, seu pai, e você.

  • @gandalf minha mãe que é filha da minha avó, neta de português. Então, faço um passo de cada vez. Primeiro minha avó, depois peço a da minha mãe e depois, a minha. Em três anos, se tudo der certo, estamos todos portugueses. Meu medo é de minha avó não ter tanto tempo assim, pois ela já está com 92 aninhos.

  • @Francislobo , se ela assinar o requerimento no Cartório e reconhecer a firma por autenticidade, não terá problemas.

  • @Francislobo

    Ela só precisa

    • ter um RG recente (menos de 10 anos de emissão),
    • ir ao cartório assinar o requerimento para reconhecer a assinatura por autenticidade,
    • fazer a Prova de Vida como já te instruímos aqui

    Uma única ida ao cartório ela arremata a cópia autenticada do RG, e todo o resto. Em 15 meses ela será portuguesa.

    Só depende de você agilizar o restante dos documentos dela e enviar por DHL.

    Não são 3 anos. São 15 + 6 + 6 meses e você terá a sua cidadania portuguesa. Sua avó estará deixando um legado que só ela pode fazer.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Pessoal..tive noticias de um processo de neto que a requerente tinha 79 anos e ficou pronto em 1 ano e 2 meses.

  • @Vlad Pen , o prazo que o @gandalf estimou é de 1 ano e 3 meses, para o processo da avó.

  • @Leticialele , obrigado. Em minha cidade não temos empresa DHL, posso envia via SEDEX CORREIOS no formato mais seguro que existir?

  • @Francislobo , sim!

    E fique rastreando a encomenda.

  • @Francislobo

    DHL inclui seguro.

    Se vai mandar por EMS, tem a opção de pagar pelo seguro. É muito barato e vale a pena, principalmente nessa época de natal, onde o volume aumenta muito. Pergunte. Se os documentos extraviarem, pelo menos você recupera o custo de fazer docs novos.

    Mas EMS é bastante confiável. Muita gente usa, não tem problema. Confirme com a funcionaria se usou o código correto de "Documentos", isento de impostos.

  • Bom dia Pessoal,


    Entrei a pouco no forum, e com as dicas consegui achar a certidão de Nascimento do meu Avô na ilha da Madeira, ao verificar as opções a transferencia Bancaria, me parece mais simples, mas tem essa observação alguem já fez esse processo e teve que notificar o banco ?


    Alerta: O ABM só satisfaz o pedido após confirmação da transferência por parte da Tesouraria do Governo Regional. Alerta: é importante alertar o seu banco para que o valor depositado na conta do beneficiário (IGCP, E.P.E. à Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) corresponda à quantia exata do serviço a prestar. Caso contrário, o nosso banco deduzirá as despesas de transferência e o ABM não poderá satisfazer o seu pedido.


  • @EAndrade , tente fazer a transferência pela Wise.Você coloca a quantia que quer mandar, em euros, e as taxas são calculadas à parte.

    Aliás, acho que qualquer transferência bancária funciona assim!

  • Olá!

    Estou dando entrada na cidadania portuguesa dos netos(meus tios e pai) do português para, talvez, posteriormente dos bisnetos(primos e eu).

    Sobre a certidão de nascimento/ batismo:

    Solicitei a certidão do meu bisavô que nasceu em 1886 pelo CRAV em papel e integral. https://crav.arquivos.pt/login?nextUrl=%2Frequest

    Gostaria de saber se eles irão enviar a certidão como narrativa e certificada (como é pedido no cartorio para entrada de cidadania portuguesa), já que ela está escrita a mão em um livro da paróquia Santa Engrácia?

    Sobre a apensação:

    Eu posso enviar todos os documentos dos netos e bisnetos do português, juntos, com os documentos em comum do português?? Se sim, já deu certo para alguém?

    Onde posso encontrar o requerimento de apensação e como posso fazer?

    Desde já, obrigada!!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @suzana_macedo

    "posso enviar todos os documentos dos netos e bisnetos do português, juntos?" Pode, mas não deve.

    O destino dos envelopes (Netos e Filhos) será diferente, por isso não deve apensar de gerações diferentes neste caso. Faça uma geração por vez, organizados por família. Aqueles que têm os mesmos pai e mãe, podem ir juntos, no mesmo envelope.

    Nesta primeira etapa, somente os netos do português. Netos serão enviados para a CRCentrais. Demora quase 3 anos.

    Numa segunda etapa, faz a dos filhos deles. Se forem poucos, pode agrupar mais de uma família, até 5 por envelope. Mas na prática só compartilham a remessa. Mandar 2, 4 ou 5 faz pouca diferença. Apensação não será de grande ganho, mas pode ser aplicável, caso a caso. Filhos serão enviados para o ACP no Porto. Demora 7 meses, depois da 1ª rodada finalizar.

    "Gostaria de saber se eles irão enviar a certidão como narrativa e certificada" Desde que mandem uma certidão original diretamente do Arquivo, com carimbo em relevo e assinada com tinta, tanto faz ser descritiva como reprográfica. Ambas funcionam igual (na maioria dos casos).

    Devia ter pedido logo duas certidões do avô, seria um pequeno acréscimo. Se ainda for possível, se não tiverem enviado ainda, mude a quantidade para 2. Como pediu apenas uma, não terá como fazer a transcrição de casamento se for necessário. E isso não deixa poucas opções até para a nacionalidade.

    Tipicamente gasta uma certidão para a transcrição (se for necessária), e uma certidão para cada nacionalidade de neto. Como pediu uma só, terá necessariamente que fazer apensação dos processos de netos, para poder compartilhar essa certidão, mandando todos os netos juntos. E não tem como fazer a transcrição do casamento do português. Você já verificou se é obrigatória?

    Responda: Que ano nasceu o português? que ano ele se casou? onde se casou? a esposa era portuguesa ou brasileira? foi o único casamento? quem foi o declarante na certidão de cada um dos filhos brasileiros desse português, e com que idade? quais os nomes? (para facilitar a conversa daqui pra frente)

    Sim, apensação dá certo. Mas não é uma bala de prata que serve para qualquer situação.

    "Onde posso encontrar o requerimento de apensação?" Você tem que fazer o seu, específico para o seu caso. Tudo a seu tempo. Você tem outras providências a fazer, com maior prioridade.

  • Bom dia!

    Respostas:

    Que ano nasceu o português? 1886

    Que ano ele se casou? 1907

    Onde se casou? Brasil

    A esposa era portuguesa ou brasileira? Brasileira (nsc.1884), mãe brasileira e pai português descendente de italianos.

    Foi o único casamento? Não. Ele se casou novamente, pois minha bisavó faleceu.

    Quem foi o declarante na certidão de cada um dos filhos brasileiros desse português, e com que idade? O pai português, com dias de vida de cada filho.

    Estou fazendo a solicitação de cidadania para, apenas, um filho do português. Com 5 filhos/ netos do português.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 2023

    @suzana_macedo

    Perfeito! Neste caso está dispensada a transcrição de casamento para pedir a nacionalidade dos descendentes do português.

    Você disse antes que seu pai (e tios) era neto do português. Agora disse que vai fazer nac do filho do português. Ficou confuso. Quando puser os nomes, a partir do português, isso deve ficar mais claro.

    Quem é o português? Quem é o filho do português? Quem é o primeiro descendente vivo do português? Quem é o requerente? Todos os requerentes são filhos da mesma mãe? (apesar que não faz muita diferença no caso, mas pode afetar a composição do nome)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.