Onde é melhor dar entrada no processo de cidadania?

Olá pessoal,

Vou pra Portugal em breve, é melhor dar entrada por lá? Em caso positivo, alguma cidade em especial?

Grato, Fábio

Comentários

  • Boa tarde,

    Também gostaria de saber se existe diferença em dar entrada na documentação através de Portugal. Alguém teve essa experiência?

    Obrigada

  • @lidiafariah

    Entregar na conservatória tem custo de traslado, marcações, e tempo gasto em filas, vendo os advogados passar na sua frente (porque têm prioridade na entrega). Seu tempo na viagem é precioso e caro.

    Minha filha estava indo a PT, ela ia fazer CC e PEP do marido na cidade e na conservatória que eu precisava. Mesmo ela indo, eu preferi mandar por DHL. Chegou na CRCentrais em 4 dias, e já estava numerado, recebi a senha em 3 dias, antes mesmo dela entrar no avião.

    Você não sabe se a viagem vai acontecer. Coisas acontecem, e planos mudam. Tripulações ficam doentes. Voos são cancelados. Você pode ter Covid e perder o vôo. Você espera que tudo vai funcionar a favor, e eventualmente chegará lá. Mas o fato é que você não sabe.

    Mandando por DHL, em 3-4 dias já terá chegado. Paga €40 da remessa, mas poupa tempo e esforço.

    Se você está mandando para a CRCentrais, e o processo é em seu nome, entregando pessoalmente você pode entregar diretamente no balcão, e pagar em dinheiro. Será numerado na hora, e você recebe a senha mais cedo. Como essa demora para a senha na CRCentrais em algumas modalidades está em 4 meses, é uma diferença significativa. Recebe a senha muito mais cedo pessoalmente.

    No entanto, se faltar algum documento essencial, e ele não passar na conferência, mandam tudo de volta com você. Pessoalmente só recebem a documentação completa. Pelo correio, você tem a chance de corrigir depois se faltar alguma coisa. Eles recebem e se faltar algo haverá a exigência para suprir a documentação em falta.

    Tem diferenças? Sim, tem.

    De bom é que numera mais cedo se você for o requerente. Se não for seu, só pode entregar e sair. Nem pagar pode.

    Como eu disse na frase 2, eu prefiro mandar por DHL.

  • Para transcrever casamento, qual conservatória em Portugal está melhor atualmente?

  • @gandalf

    Ainda estou coletando a documentação mas obrigada pelos esclarecimentos, creio que vou precisar de mais orientações quando estiver com toda documentação, rs. Obrigada pela ajuda, é difícil entender tudo de primeira. Obrigada mesmo.

  • @Stephane

    Tem que ser alguma conservatória que aceite os documentos pelo correio. Ser "Melhor" é subjetivo. :-)

    Mande para a CRCivil do Porto, fazem em cerca de 1 mês.

    CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-260 Porto | Tel: 221 156 600

    aqui: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Departamento-de-Identificacao-Civil-Porto

  • Boa tarde,

    Qual conservatória seria mais indicada para enviar a documentação? A Central como vc cita na mensagem?

    Obrigada.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado dezembro 2022

    @lidiafariah

    Antes você perguntou se tinha diferença se entregar pessoalmente. Tem diferença, e geralmente é pior. Rsrsrs

    Para nacionalidade, o melhor é mandar por DHL direto para a Conservatória em PT.

    Para qual conservatória, depende da modalidade de seu processo, e de onde o português nasceu. E do gosto pessoal de cada um.

    Como filho, mande para o Arquivo Central do Porto (ACP é a mais rápida e mais segura).

    Como neto, ou casamento, só pode fazer na CRCentrais de Lisboa.

    Qual é a modalidade? Quem é o português, e quem é o primeiro descendente dele/dela ainda vivo?

  • @gandalf

    Como falei aqui, estou tentando me internar das informações através do fórum, aliás tem me ajudado bastante. Iniciei a busca da documentação agora, o meu avô é português, com assento no arquivo distrital de Vila real. Ja localizei o registro e solicitei a certidão que irão me enviar pelo correio. Sou a primeira descendente viva e ja solicitei a certidão do meu pai com as devidas averbações e apostilamentos. Estou agora solicitando a minha certidão de nascimento com averbação do meu casamento e divórcio (também fiquei em dúvida se seria necessário averbar ?) e meus antecedentes criminais. Obrigada pela sua atenção e ajuda .

  • @lidiafariah

    Sua certidão (a requerente) é reprográfica (manuscrita), apostilada.

    A do seu pai seria inteiro teor (digitada) apostilada,

    O seu avô, peça a certidão descritiva certificada, em papel. (espero que seja o que pediu, senão foi, explique)

    Verifique seu RG ou Passaporte, se está válido, com menos de 10 anos de emissão, e tem o nome dos seus pais. (ou faça um RG novo).

    Sua certidão de casada, em inteiro teor (digitada), certificada (não precisa apostilar)

    O resto vem depois que juntar essas partes principais. Vou simplificar as perguntas para você.

    Responda: Seus dois avós eram portugueses? Onde se casaram, e quando? Seu pai é filho do primeiro casamento deles? Quem foi o declarante na certidão de seu pai? Quanto tempo seu pai tinha de nascido?

    Mude suas próximas perguntas para o tópico de netos (clique).

  • Um mês!! mandei a da minha tia (de pai pra filha) pro ADC demorou 7 meses pra ser analisada pelo conservador!!!!

  • Alias, mandei Pro ACP do Porto........

  • @Rita_Guedes , o @gandalf está se referindo à transcrição de casamento, que estava demorando cerca de 1 mês para ser feita na CRC - Conservatória de Registo Civil do Porto, que não é o ACP - Arquivo Central do Porto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.