Transcrição no Consulado de Santos

2

Comentários

  • @IsaBica

    É mais ou menos isso mesmo que estão levando.

    Consulado de São Paulo (capital), 12 meses

    Escritório Consular de Santos, 6 meses.

    Se tivesse perguntado antes, eu teria indicado mandar para Alcobaça ou CRCivil do Porto, 1 mês. O pagamento é feito pelo cartão, na plataforma do IRN. Eles fazem a análise dos documentos, e só então mandam por e-mail o link para pagamento.

  • Boa tarde caro @gandalf. Pelo comentário acima vejo que o ideal é enviar ao Porto. No caso é o mesmo endereço para onde temos encaminhado os processos de filhos? Já que a transcrição sai antes o resultado, poderia enviar na mesma remessa o envelope para o processo da cidadania de dos filhos?

  • Outra dúvida: enviando ao Porto em nada difere a documentação da enviada ao consulado no Brasil? A copia de certidão do nubente permanece sendo a digitada? O formulário é o do site do consulado mesmo? Obrigada!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado fevereiro 2023

    @regianischarlack

    Não pode mandar junto porque são endereços diferentes, como o Vlad mencionou.

    Em PT é uma opção boa para quase todos, exceto os que moram no Rio e ES, onde o consulado do Rio é ligeiramente mais vantajoso.

    nacionalidade: ARQUIVO CENTRAL DO PORTO | Rua do Cunha, 404 | 4200-250 | Porto

    transcrição: CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-260 | Porto

    Mandar junto sempre carrega um risco. Está contando com o ovo que a galinha ainda não botou. Se tiver uma exigência, a transcrição pode atrasar demasiado. Pode assumir o risco, ou esperar até receber o boleto (Referência Bancária) para o pagamento. Nesse momento sabe que passou na verificação sem problemas.

    Afobação, cedo ou tarde se vira contra você. Tem como consertar, mas será sob pressão, e o custo geralmente aumenta.

    A transcrição de minha mãe teve 6 erros graves, e demorou meses para resolver. Me custou bastante dinheiro e tempo, e virei gato escaldado, aprendi a lição. Mas concordo que raramente as pessoas dão problema, e o meu caso pessoal foi um caso isolado.

  • @gandalf Na epoca que eu enviei estava demorando menos tempo, dei azar, mas, valeu pela dica, pois, tenho que enviar uma transcrição de uma amiga que estou ajudando a fazer a cidadania dela.

    Agora outra pergunta relacionada: A transcrição que eu enviei para Santos, vai servir para a cidadania do meu sobrinho e do meu cunhado, porque nesse caso a Portuguesa é minha irmã, minha pergunta é: Posso ja enviar o processo do meu sobrinho sem a transrição, ou você acha melhor aguardar?

  • @IsaBica

    Contar com o ovo que a galinha ainda não botou sempre envolve algum risco. Pode ter problemas e demorar mais que o esperado.

    Em geral dá para mandar, e quando forem analisar já estará pronto.

    Inclua uma nota no processo, dizendo sobre a situação da transcrição:

    Informo que a transcrição de casamento foi iniciada em xx/xx/xxxx no Escritório Consular de Santos, São Paulo, Brasil. Ainda não possuo o Nº Assento, mas a expectativa é de que em breve esteja concluída e averbada em tempo para análise do presente processo.

    Caso seja necessário, peço que eu seja notificado por e-mail ([email protected]) para as devidas providências junto ao consulado e sua conclusão.

    Local, Data, Assinatura

    O seu risco é não ficar pronto a tempo, e o processo ficar parado aguardando. Mas não terá exigência. Também não terá como "acordar" o processo caso isso venha a ocorrer. De tempos em tempos eles darão uma olhada, e o processo segue. Silenciosamente. Dificilmente te mandarão o tal e-mail, mas pelo menos vc tem do que reclamar se acontecer.

  • IsaBicaIsaBica Usuário
    editado fevereiro 2023

    @gandalf por favor me pode tirar uma duvida, enviando para o Porto, seria esse citado acima

    transcrição: CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-260 | Porto

    o envio é igual da nacionalidade, digo, enviar por DHL, com tudo que pedem menos o comprovante de pagamento? depois de analisado eles vão mandar o link para pagamento, vou em aAbril para o Porto, eu posso entregar pessoalmente essa transcrição?

  • @IsaBica

    Sim, pode ser por DHL preferencialmente, ou EMS dos correios se não tiver DHL por perto.

    Sim, eles vão mandar as instruções de pagamento via Cartão, por e-mail, na plataforma do IRN. Parece muito com o pagamento da nacionalidade, só que essa é personalizada.

  • @IsaBica , se você pretende ir para o Porto em Abril, pode dar entrada pessoalmente, e vai pagar no Balcão. Dependendo do tempo em que ficará lá, pode peguntar se a transcrição ficará pronta no prazo hábil para você voltar e pegar a certidão de casamento portuguesa.

  • ChiapaChiapa Usuário
    editado fevereiro 2023

    Boa tarde, Pessoal

    Uma atualizaçao da Transcrição de Casamento dos meus pais.

    Enviada dia 22/09, via DHL.

    Recebida em 26/09, no Escritório Consular de Santos.

    Transcrição Concluida em 10/02/23

    Agora estou aguardando a entrega dos docs em casa

  • @Chiapa , boa tarde!

    Como você sabe que foi concluído? eles mandaram alguma correspondência?

    Sabe se vão devolver todas as certidões, para que possa ser usada no processo de cidadania?


    Abs,

  • @Fabiano

    Ele receberá os docs originais junto com o assento de casamento, se mandou um envelope preenchido (sem selo).

    Demora cerca de 3-7 dias para receber em casa.

  • @Fabiano bom dia!

    Eu mandei um email para [email protected].

    Eu disse q queria saber se estava tudo ok com meu pedido de transcriçao de casamento, dai falei que fazia 5 meses que já havia sido entregue.

    Informei a data e hora de chegada no consulado, e o nome completo do requerente.

    30 minutos depois eles me responderam dizendo q já havia sido concluido e que os documentos haviam sido postados na sexta.

    Como o Gandalf mencionou, eles mandaram todos os docs de volta + o assento de casamento. (Eles chegaram ontem mesmo)

    Abraços

  • ATUALIZANDO

    Transcrição de Casamento (Consulado Santos)

    07/10/2022 - envio por Sedex

    10/10/2022 - entregue no Consulado de Santos

    13/02/2023 - Recebemos a transcrição finalizada.

    total de 4 meses (123 dias) para a Transcrição no Consulado de Santos

  • @IsaBica

    Tudo está bem quando termina bem. :-)

    O próprio escritório de Santos estava dizendo que o tempo era de 4 a 6 meses. Que bom que o seu ficou nos 4.

  • Caraca, estão demorando para caramba!! Eu achei que eles ainda estavam com o prazo de 2 meses. Ano passado o de meu avô foi concluído em 1 mês.

    Só resta aguardar então, o meu foi recebido no dia 19/12/2022

  • @teixeira

    Com esses prazos dilatados, dá pra correr algum risco, e mandar o processo seguinte ainda aguardando a transcrição. Fazer a transcrição em paralelo com o processo que depende dela.

    No processo seguinte, escreva uma carta explicando que o processo de transcrição está em andamento pelo Escritório Consular de Santos, São Paulo desde 19/12/22, e que deverá estar concluído e averbado no momento da análise do processo de nacionalidade que se segue.

    O risco é precisar de alguma retificação de documentos, ou erro na transcrição. Mas de qualquer forma, o processo de nacionalidade já terá entrado na fila, e vai ganhar algum tempo.

    Só não funciona para pedir o CC e PEP. Pra esses tem que esperar a transcrição.

  • IsaBicaIsaBica Usuário

    Transcrição de Casamento (Consulado Santos)

    14/03/2023 - envio por Sedex

    15/03/2023 - entregue no Consulado de Santos

  • Olá boa tarde,

    Meu irmão mandou seus documentos para transcrição e foi recebido no consulado de Santos no dia 25/01/23, porem já temos passagens comprada para Europa para o dia 23/01/24. Tendo invista que para tirar o CC e o PEP leva uns 45 dias e são indispensáveis para a viagem, será que essa transcrição será concluída até 01/12/23?

    Estamos na torcida que sim, se não temos que tentar um plano B.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado abril 2023

    @Guilherme_Jorge

    A última notícia de Santos em Dezembro/2022 é que estavam levando 4-6 meses para as transcrições.

    Teria sido mais prudente mandar para a CRCivil do Porto, que leva 4 semanas, mas agora já foi.

    Sua transcrição deve ficar pronta em Agosto/23, suponho. Mas ainda tem que agendar no consulado, e isso leva tempo. Em seu lugar eu já marcaria no consulado para Outubro ou Novembro.

    Não fique refém dos feriados de final de ano. Pode demorar mais que 45 dias para receber de volta.

  • MreisMreis Usuário

    Boa tarde pessoal.

    Só deixando um relato. A transcrição dos meus pais chegou em Santos 16/11/22. Uma semana antes de enviar, eu estava com dúvida no preenchimento, liguei pra perguntar e aproveitei pra sondar o prazo, disseram 2 a 4 meses. Já vi aqui no fórum que foi subindo esse prazo, hoje liguei lá e informaram que está em 8 meses.

  • MreisMreis Usuário

    Atualizando, chegou hoje a transcrição dos meus pais.

    Chegou em Santos 16/11/22

    Recebido 11/05/23

  • gandalfgandalf Usuário

    @Mreis

    Que bom. Acabou levando 6 meses, como eu havia dito lá no topo da página, em 03/fev.

    Creio que sua ligação foi no momento certo, "acordou" as pessoas, e deram andamento nela.

  • MreisMreis Usuário

    Rapaiz, ironicamente ou não, vc é o mago mesmo @gandalf kkk acertando sempre.

    E realmente eu também pensei que só foi ligar que chegou, porém eles nem consultaram ou sequer perguntaram os dados da certidão. Foi coincidência mesmo.

    Agora só tomar muito chá que vocês indicaram aqui, pra aguardar o meu processo.

  • teixeirateixeira Usuário
    editado julho 2023

    Pessoal, ainda não obtive resposta sobre o processo de transcrição de meus pais e meus tios que foram enviados para Santos no dia 19/12/2022. Alguém tem alguma notícia? Está demorando demais.


    Vale a pena ligar/mandar email cobrando ou não resolve nada?

    Obrigado

  • @teixeira

    Tem relatos de gente esperando há 8 e 10 meses.

    E que Santos agora dá um prazo de um ano para as transcrições que estão entrando.

  • teixeirateixeira Usuário

    Caraca, costumava ser muito rápido. Complicado, só nos resta aguardar então. Cada hora uma novidade no processo hahaha Mas faz parte. Obrigado @CarlosASP

  • Atualização Processo de Transcrição em Santos:

    Recebido em Santos: 19/12/2022

    Concluído: 03/08/2023

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.