Dúvida sobre custos de processor por união estável / união de facto

Olá pessoal,

Recentemente decidi com minha cônjuge por união estável de iniciarmos o processo de aquisiçao dela por união estável. Temos união estável em cartório desde 2020 e eu adquiri minha cidadania por meio de atribuição.

Fomos procurar e vi que já podemos iniciar o processo e aparentemente precisaríamos:

1. Oficializar a união estável por via judicial no Brasil com ajuda de um advogado
  2. Transcrever a união estável em Portugual com ajuda de um advogado
  3. Realizar o processo de aquisição

Acontece que fomos atrás de um advogado conhecido e o valor que nos foi passado foi em torno de 1900 - 2400 euros para o processo todo. Achei bem caro e por isso resolvi perguntar aqui no fórum. Os valores de fato são estes?

So de honorários para a parte do advogado ficaram em torno de 1100 euros. Os valores praticados pelos advogados é esse mesmo? Sei que no fórum não pode ser divulgado serviços pagos, mas como posso garantir que não vou cair em golpe? Onde posso ver se o advogado é confiável?

Comentários

• gandalfgandalf Usuário
    editado abril 6

@Gustaf3829

Cada advogado é livre para cobrar os honorários. Este seu está um pouco "salgado". Deveria ficar cerca de €500 no máximo uns €800. Se você teve um divórcio anterior, pode mudar a dinâmica. Como sua nacionalidade p/ atribuição retroage ao seu nascimento, casamentos anteriores teriam que ser transcritos e desfeitos judicialmente. Você já seria português quando se casou. Isso justificaria um custo maior. Pense nisso.

Se você se casar no BR, com uma sentença judicial retroativa ao período de União Estável, você pode apenas fazer a transcrição do casamento civil, juntando uma cópia apostilada da sentença com a assinatura do juíz. Não precisa advogado pra isso. Apenas certifique-se apenas de que não é uma simples "conversão de UE em casamento". Esta não valeria retroativamente, pq vale é a data do casamento. O que faz retroagir é a sentença do juiz.

Se houve casamento(s) anterior(es), sempre ele tem que ser desfeito judicialmente antes.

Se quiser uma indicação de advogado, há pessoas no fórum que podem indicar algum idôneo.

Para verificar o advogado, tem a Ordem dos Advogados, e buscas na internet por histórias e reclamações. https://portal.oa.pt/

Eu conheço várias histórias de terror, pessoas que foram abandonadas no meio do processo, e outras piores. Alguns têm sites bonitos, fala mansa até fisgar o cliente, e depois mostram a realidade feroz. Se informe bem antes de contratar os serviços.

• LeticialeleLeticialele Usuário

@Gustaf3829 , o @Vlad Pen tem um advogado conhecido, que tem feito muitas coisas.

Pode confiar na indicação dele.

• Gustaf3829Gustaf3829 Usuário

Obrigado @Leticialele e @gandalf !

• ReneRene Usuário

Olá

Estava procurando sobre a nacionalidade por matrimônio, o casal possui contrato de união estável firmada em cartório há 10 anos.

Ele é já português ( filho de português nativo ), teve um primeiro matrimônio e se divorciou. E está num segundo relacionamento com este contrato em cartório de união estável. A atual esposa tem direito a nacionalidade portuguesa?

• LeticialeleLeticialele Usuário

@Rene sim. Mas ele precisa transcrever o primeiro casamento em Portugal, homologar o divórcio para , em seguida, entrar com a união estável..

• gandalfgandalf Usuário
    editado abril 9

@Rene

Diga para ele olhar se a averbação do divórcio já consta na certidão de nascimento dele como transitada em julgado, em qual a data.

Essa será a data que o casamento anterior foi desfeito.

Leia meu comentário acima para outra pessoa, com as duas opções que ele tem. Mas como disse a Leticialele, ele tem que transcrever o primeiro casamento (caso não tenha feito ainda), e em seguida homologar o divórcio. Então pode iniciar o processo da atual esposa, seja por UE ou por um casamento civil retroativo com sentença judicial.

• ReneRene Usuário

Grato, Lelê e Gandalf.

Eu entendi os ritos, primeiro transcrever o primeiro casamento, depois homologar em tribunal português o divórcio. Após a homologação estar averbada na certidão de nascimento dele, qual seria o procedimento para essa União Estável firmada em cartório ser reconhecida com “validade”, esta parte que não entendi. O casal terá que fazer o que exatamente?

Pois se fosse um casamento civil bastaria transcrever no consulado português, porém é uma uma UE. Tem que ser feito o quê exatamente ?

• gandalfgandalf Usuário

@Rene

O procedimento todo é feito através de um advogado da Ordem dos Advogados em PT. Esse advogado vai fazer todos os trâmites, e instruir que documentos devem ser providenciados pelo interessado. Em geral eles têm parceiros, advogados no BR, para o que é necessário.

Eles examinam o caso, verificam os documentos, e tomam as providências. Há um processo interativo inicial com o cliente.

Eu poderia lhe dizer como acontece o processo legal, mas é melhor que seu advogado faça isso.

• ReneRene Usuário

Gandlf, muito obrigado.

Pelo que entendi a União Estável tem que ser feito esta “validação” ( não sei é o nome correto ) por um processo que necessita de um advogado português. Última pergunta, esse procedimento ( ação/processo ) é feito em tribunal português ?

Gandalf, por gentileza poderias por gentileza me explicar como acontece o processo ?

• ReneRene Usuário

Obrigado Gandalf

Gandalf, se não for abusar de tua boa vontade, poderias me dizer como acontece o processo legal ? Desta maneira já me entero e quando for falar com advogado já sei o ‘caminho das pedras”.

Grato

• gandalfgandalf Usuário

@Rene

É um processo de homologação da União estável (de Facto) em tribunal português, com ajuda de advogados.

Eu prefiro não entrar em detalhes. O advogado vai investigar os documentos e definir o que é necessário. Seria ruim se eu digo uma coisa, e o advogado decide fazer diferente.

• ReneRene Usuário

Muito grato

• Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

Boa noite, se precisar de advogado ,posso indicar um de minha confiança.Não precisa ser advogado português,mas tem que ser inscrito na OAP.( Ordem dos Advogados Portugueses).Pode je chamar no privado se interessar.

• Olá,

já tenho nacionalidade portuguesa, e gostaria de fazer a do meu marido. Vivemos em UE há 32 anos, mas nunca fiz nenhum documento. Vi que há um tempo para o cônjuge ter direito a cidadania, então teria que fazer um casamento ou UE com data retroativa? Eles aceitam esta data anterior a que constaria na emissão da certidão?

Grata pela atenção.

editado abril 27

Vc terá que homologar essa união estável em Portugal através de um advogado em tribunal português.Essa União estável precisa ser oficializada em cartório no Brasil e só é válida a partir do momento q for registrada em cartório.Pelo q sei ,não vale data retroativa.Se resolver casar, o tempo para o cônjuge ter direito é após 3 anos de casado ( se tiver filhos em comum ) ou 6 anos sem filhos.

• gandalfgandalf Usuário
    editado abril 28

@CrisPereira

Se você nunca fez registro em cartório, você não tem União Estável a ser homologada.

Mas se fizer o registro em cartório agora, ele não vai valer de forma retroativa.

O que você deve fazer é um casamento civil judicial, para que tenha uma sentença do juiz, com testemunhas (e/ou filhos em comum).

É um casamento civil, mas para valer retroativamente precisa ter a sentença. Tendo a sentença, você faz uma cópia autenticada e apostilada dessa sentença com a assinatura do juiz, e da certidão do casamento. Com isso, faz a transcrição do casamento, indicando a mesma data que o juiz especificou retroativamente.

Neste caso não precisa homologar a sentença em PT. Basta a transcrição. Custa €120. Terá o custo do casamento civil, e da sentença do juiz no BR. Procure um cartório de paz, e explique que não quer fazer o registro de União Estável, nem um casamento civil simples. Você quer um casamento por sentença judicial, retroativo à data da União, para garantir seus direitos.

Depois que for ao cartório, pergunte novamente se precisar algum esclarecimento.

Se você casar agora, ou se registrar a União agora, terá que esperar os tempos legais para poder pedir a nacionalidade. (3 anos se tiverem filhos em comum já com nacionalidade portuguesa, ou 5 anos se for brasileiro mas sem filhos em comum, ou 6 anos se não for brasileiro.

@gandalf só uma correção, são 6 anos( se não tiver filhos em comum) independente se for brasileiro ou não

• Muito obrigada, @gandalf.

Temos dois filhos adultos que também já têm a cidadania, e agora estamos pensando em fazer a cidadania do meu marido, mas como você falou, teríamos que fazer um casamento com data retroativa para não ter que esperar 3 anos. Este casamento com data retroativa seria aceito para efetivar a cidadania?

• gandalfgandalf Usuário

@Vlad Pen

Para art-3 tem as seguintes opções de contagem de tempo de casado para nacionalidade do cônjuge:

• 6 anos independente de qualquer condição; o casamento (ou União Estável em tribunal PT) é suficiente como ligação efetiva;
    • 5 anos sem filhos, se nasceu em país de língua oficial portuguesa (lusófono); [como é o caso de brasileiros]
    • 3 anos tendo filho(s) em comum, já com nacionalidade portuguesa;

A regra dos 5 anos para brasileiros (países lusófonos) passou a vigorar em 01/04/2022, com a mudança no regulamento da nacionalidade.

Note que esta regra só vale se o cônjuge é nacional português "por atribuição", originário (filho ou neto de português, como é o caso citado).

-=-=-

Lei da nacionalidade, art-3, estabelece o mínimo de 3 anos: https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/1981-34536975

1 - O estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa mediante declaração feita na constância do matrimónio.

3 - O estrangeiro que, à data da declaração, viva em união de facto há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa, após acção de reconhecimento dessa situação a interpor no tribunal cível.

[com os impedimentos do art-9 e art-24

-=-=-

Regulamento da nacionalidade, art-56: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/26-2022-180657814

3 - A oposição à aquisição de nacionalidade com fundamento na alínea a) do número anterior não se aplica às situações de aquisição de nacionalidade em caso de casamento ou união de facto que decorra há pelo menos seis anos,

nem quando, independentemente da duração, daí resultem filhos comuns do casal com nacionalidade portuguesa. [permanece o mínimo de três anos, estipulado no art-3 da LN]

5 - A Conservatória dos Registos Centrais presume que existe ligação efetiva à comunidade nacional quando, no momento do pedido, o interessado[...]

a) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa, casado ou vivendo em união de facto há, pelo menos, cinco anos, com português originário;

• gandalfgandalf Usuário
    editado abril 29

@CrisPereira

Sim, fazendo o casamento com data retroativa, por sentença judicial, é como se vocês fossem casados normalmente desde a data fixada pelo juiz. Isso é um procedimento comum, principalmente tendo filhos em comum, até para resguardar direitos deles.

Tendo feito esse casamento civil retroativo, em seguida basta fazer a transcrição do casamento normalmente, pagando a taxa usual, para que o cônjuge passe a ter direito a nacionalidade. Faça a transcrição pelo consulado do Rio, por Sedex. Tem demorado +- 1 mês.

A instrução e o requerimento se acham clicando no link, e onde diz "Transcrição de Casamento entre português(a) e estrangeiro(a)": https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade

Eles examinam a documentação, e te mandam por e-mail o boleto para pagamento da taxa. A transcrição normal, sem pacto antenupcial atualmente é R$742 + correio. Varia ligeiramente, dependendo do câmbio do euro na época (cerca de €120 + uma pequena taxa consular).

• Muito obrigada, @gandalf !

Vou começar a agir a papelada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.