Demora no envio do código para consulta de certidão na civil online

No dia 10/02/2025, saiu a nacionalidade de minha irmã. Entretando, até o momento, não foi enviado o e-mail com o código para consulta de sua certidão portuguesa no site civil online.

Já enviei e-mail duas vezes, solicitando o envio, mas, até agora, nada.

Sabem me dizer se, realmente, está havendo atraso no envio dessas informações?

Grato pela atenção!

@claudiocbernardo

Comentários

• gandalfgandalf Usuário

@claudiocbernardo

Claudio, atualmente não há atraso, que eu saiba. Depois que muda no site, geralmente chega o email em 1 semana. O e-mail frequentemente cai na caixa de SPAM. Ela tem verificado ambos, INBOX e SPAM?

1) Ela pode pedir pelo CivilOnline, indicando o número do assento, e eles emitem o assento em até 24h, em dias úteis. (€10). Clique em "Entrar sem autenticação" aqui: https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

2) Se o desejo é dar andamento no processo de filhos, ela pode iniciar imediatamente, apenas indicando o NªAssento e a conservatória no form dos filhos. Não precisa esperar o assento, nem fazer a transcrição de casamento de imediato para isso. Pode dar início ao processo, e fazer essas coisas depois. Eles mesmos consultam os registos, e verificam que a nacionalidade foi concedida. (Para processo de cônjuge deve esperar ter o assento, pq demora 2-3 anos, e alguns dias a mais não farão tanta diferença; depende de iniciar a transcrição de casamento)

• claudiocbernardoclaudiocbernardo Usuário
    editado abril 6

Caro @gandalf,

Como eu que tratei do processo dela, o e-mail que está cadastrado é o meu. O que ocorre é que ela ainda não tem o número do assento.

Apenas, ficamos sabendo que o processo dela foi deferido, através do site de acompanhamento do processo. Como o deferimento ocorreu em 10/02/2025, imaginei que já deveríamos receber um e-mail com código para consulta no site civil online.

Enviei (por 2 vezes) e-mail solicitando o código para baixar a certidão, para o e-mail registos.centrais@irn.mj.pt, mas não me responderam.

• gandalfgandalf Usuário

@claudiocbernardo

Ligue por telefone na Linha de Registos, segunda feira, exatamente na hora que abrem. Conseguirá falar em 15 minutos.

Atualmente são 4h de diferença. Teria que ligar exatamente as 5:00 da manhã. Eles abrem as 9:00 e funcionam até 17:00.

Se ligar 10 minutos depois pode ter que ficar 90 minutos na linha de espera. E como só falam com o requerente, teria que ser ela conversando (pelo menos ser uma mulher, que saiba os dados do form-1C ou que aparecem no documento. Uma vez perguntaram a data de casamento, porque isso consta na certidão de nascimento)

A vantagem de ligar, é que sendo interativo, você pergunta, e recebe a resposta imediata, não cai no esquecimento como e-mail. Atualmente não sei quanto fica a ligação. Skype era barato, VoIP, mas está sendo descontinuado pela Microsoft.

LR: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.