Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

18385878889

Comentários

  • @gandalf Chegou pelo civil online, assento criado dia 08/05! Muito obrigado por toda a ajuda até aqui (:

    Estava olhando as suas recomendações sobre o que fazer após a emissão com erros. Como a minha aparentemente só veio com o problema da naturalidade (estar somente Brasil) e não conter o nome dos avós, você recomenda prosseguir com a criação do CC ou melhor retificar? Se for melhor retificar, isso é pedido via email pra ACP mesmo?


  • leoseccoleosecco Usuário

    @donpepe parabéns pela sua conquista !!!

    É legal ver o seu relato sobre a utilização da "apensação" de documentos nos processos de atribuição, é um tema ainda um pouco recente e nebuloso, onde há poucos relatos da utilização e do êxito final.

    @gandalf obrigado pela ajuda na elaboração do requerimento, e por me citar lembrando da pergunta que eu havia feito no fórum na semana passada.

    Agora estou correndo atrás das certidões reprográficas, e assim que estiver com a documentação toda pronta, vou encaminhar o meu processo e o do meu filho para a ACP - Porto.

  • gandalfgandalf Usuário

    @RodrigoBrazao

    Como são milhares de assentos, e todos estão apenas com os dados considerados essenciais, e a Naturalidade será informada ao pedir o CC. Para os que vão pedir CC sem outros erros (apenas omissão do nome dos avós), será mais simples seguir adiante e fazer o CC como recomendam. (apesar do Flash-69/2024 ser específico para os que trazem o nome corrido, nome+apelido na mesma linha)

    Me dói um pouco fazer essa recomendação, mas não há como pedir para retificar todos os assentos. Ou eles fariam em todos, ou não farão.

    Também não sou reacionário, contra a chamada "Transformação Digital". Mesmo porque é inevitável.

    aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transformação_digital

    Mas fico cá imaginando, que sem o nome dos avós, muitos nunca teriam localizado os assentos, anotados a bico de pena há 120+ anos.

    São novos tempos, e os patrícios jovens não se importam. Gutemberg e a prensa fixa são passado. Livros e notas no papel também. Assim como a fita cassete, o floppy, o CD, VHS, DVD, tudo passará. A tecnologia fica obsoleta, algo assume a função.

    Se criam regras efêmeras, tendo em mente que todos os portugueses nasceram em Portugal, que importa? Os dados vão na memória de um cartão de plástico. Daqui a 120 anos, o cartão de plástico foi enterrado comigo no bolso, ou foi cremado. Meus netos e bisnetos terão outros interesses, talvez em Marte. Eu já terei morrido, então não importa. Rsrsrs

    Nem 10 anos se passaram, e a 1ª geração plástica ficou obsoleta será substituída em 10/junho por um novo modelo de CC.

    Então demos boas vindas à Transformação digital, e a inteligência artificial.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @gandalf , ri muito

  • @gandalf hahahah compreendo a recomendação e a sensação. Confesso que fico com um pouco de pé atrás em não retificar o nome dos avós, mas se eu fosse atrás disso talvez nem conseguisse também. Mas como são os nomes dos meu avós acho que de nada serviria para meus filhos ou netos, já que eu já estaria com a nacionalidade e meus pais também.

    Essa informação sobre o novo modelo da CC eu não fazia ideia. Compensa mais então só ir atrás de agendá-la depois do dia 10/06, pra não precisar atualizá-la?

  • Boa Noite, ontem por volta das 23 horas solicitei ao civil online meu assento e até o presente horario nada de me enviarem, a única mensagem que recebi foi um e-mail com mudança de estado do pagamento (Pago), alguém sabe e média quanto tempo demoram para enviar o assento?

  • gandalfgandalf Usuário

    @RodrigoBrazao

    Eu fiz com um pouco de humor, mas é verdade. Na verdade todos somos reacionários, e não gostamos do novo.

    Mas nossos netos e bisnetos não se importarão com esses detalhes. Tudo está ficando efêmero, e muda muito rapidamente.

    Eu realmente recomendo a leitura do artigo na Wikipedia, porque quebra um pouco nossas barreiras. Tem uma parte especificamente para a União Europeia. A mudança virá, queiramos ou não. O nome dos nossos avós não aparece mais nos documentos de nossos filhos. Quanto mais nos netos.

    Achei que fazendo um paralelo com fita cassete, discos de vinil (ainda escuto e prefiro como audiófilo que sou), CDs, floppy, VHS, etc vai dando um panorama geral do "technology refresh" (traduz-se como "refrescamento da tecnologia") que tem que ocorrer.

  • @michaelscott ,

    Ontem também por volta das 21 hs solicitei e recebi a confirmação do pagamento no civilonline.

    Até o momento não recebi o código de acesso.

    Aguardando nas próximas horas novidades.

  • EduardoEEAEduardoEEA Usuário

    @RodrigoBrazao

    Boa noite Rodrigo. Você pode informar que dia você solicitou e que dia ficou pronto pelo Civil on line?

    Pedi a minha na terça a noite e ainda não veio nenhuma informação, exceto e-mail com a comprovação do pagamento.

    Acredito essas suas informações ajudará a ter uma ideia de quem também está esperando.

    Obrigado.

  • Boa noite! Eu pedi terça às 14h e só chegou hoje a tarde, mas eu tinha visto pessoas que pediram depois de mim conseguindo antes, então acho que não é motivo pra se preocupar por agora

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @EduardoEEA , duas amigas, irmãs, pediram o assento pelo civil online terça feira à tarde. Hoje, chegou o de uma e da outra, não.

    Mas elas receberam, depois de mandarem um email para o ACP, o número de seus assentos.

    O civil oline deve estar com uma demanda acima da normal.

  • EduardoEEAEduardoEEA Usuário

    @RodrigoBrazao e @Leticialele obrigado pelas informações.

    Só achei que fosse mais rápido. O Jeito é continuar esperando.

    Obrigado.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @EduardoEEA , sempre foi rápido.

    Mas parece que andam "batendo cabeça" por lá.

    Os assentos são lançados no SIRIC, ao qual o pessoal do civilonline deve ter acesso!!! Não sei o que está havendo.

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Bom dia pessoal.

    @gandalf segui o seu conselho, pedi os assentos no civil on-line.

    Agora é aguardar.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 17

    @Alberto_Carneiro2

    No dia 09/05 você havia dito que a consulta online de seu filho tinha ficado 4-laranja, em exigência.

    No dia 08/05 é a data do registo que consta no assento (1 dia antes). E se você pediu por e-mail, é pq percebeu a anomalia.

    Suponho que tenha sido uma "fake-exigência", e que na verdade era pra ter sido 7-marrom. O assento foi emitido com 4-marrom.

    Como ficaram as bolinhas coloridas depois do susto? Mudou sozinha para 7-marrom (ou 7-vede)? Quando?

  • EduardoEEAEduardoEEA Usuário

    @Leticialele

    Bom dia Pessoal.

    Recebi a pouco o assento solicitado nesta terça a noite.

    Infelizmente veio com erro de acentuação no meu nome.

    Também veio sem informações dos Avós. Naturalidade veio "República Federativa do Brasil".

    Além do nome, talvez peça correção dos Avós.

    Por favor, podem me orientar como proceder com essa correção do nome e quanto tempo leva?

    Após a correção só agendar CC e PEP. Pede um PIN agora, certo? Onde vejo esse PIN?

    Obrigado.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @EduardoEEA , agende o CC e o passaporte. Você recebe o PIN após o pedido, por carta.

  • gandalfgandalf Usuário

    @EduardoEEA

    Eu devo postar no fórum público um modelo de requerimento, para as pessoas ajustarem a seu gosto.

    Após mandar o requerimento, demoram 2 a 5 dias para fazer a retificação. Em caso de erro, geralmente fazem sem questionar. Em caso de omissão apenas, podem dificultar e tentar não fazer, baseado no Flash-69/2024, que não se sabe o que contém exatamente.

    Eu vi rapidamente que agora para fazer o agendamento tem um PIN, mas não busquei os detalhes de como funciona.

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    Assento do meu irmão veio faltando dados. Vcs sabem informar se ele conseguirá pedir o cartão cidadão no CONSULADO DO RJ?

    Li por aqui que o consulado de SP pediu para retificar primeiro.

  • gandalfgandalf Usuário

    @AnaFontoura

    Como o consulado pediu para retificar? Por escrito?

    Pelo Flash-69/2024, o consulado faz o requerimento ao IRN para a retificação, quando for necessário. Era para assentos que vinham com o nome corrido (nome+apelido na mesma linha), e apenas com o país no campo Naturalidade. Sem outros erros.

    Querem nos convencer que o nome dos avós e a naturalidade dos pais não é essencial.

  • gandalfgandalf Usuário

    O Flash-69/2024 me lembra um história que li em 2014, e trago comigo. Passou a fazer parte do folclore, e seu uso é cada dia mais frequente. O Flash tenta dar uma "Levinada" em todos os novos Tugas. E nem tem como saber o que de fato diz, porque é de uso interno apenas.

    -o-o-

    Era mais ou menos assim: Levine, o alfaiate genial

    Certa vez um homem procurou o alfaiate Levine para fazer um terno barato, e quando o terno ficou pronto e ele foi experimentá-lo, mas nada lhe servia. “Olha”, disse ele, “o paletó é grande demais nas costas”.

    Sem problemas”, respondeu Levine, mostrando-lhe como se curvar para compensar a folga do paletó.

    Mas e então o braço direito? É sete centímetros mais longo.

    Sem problemas”, repetiu Levine, demonstrando como, inclinando-se para o lado e esticando o braço direito, a manga poderia ser ajustada.

    E essas calças? A perna esquerda é muito curta.

    Sem problemas”, disse Levine pela terceira vez, e começou a ensiná-lo a puxar a perna para cima na altura do quadril para que, embora ele mancasse muito, o traje parecesse servir.

    Não tendo mais reclamações, o homem saiu mancando pela rua, sentindo-se meio que enganado por Levine. Antes de percorrer dois quarteirões, ele foi parado por um estranho que disse: “Me desculpe, mas você está usando um terno novo?

    O homem ficou satisfeito por alguém ter notado seu terno, então não se ofendeu. “Sim, é”, ele respondeu. ``Por que você pergunta?''

    Bem, eu também estou procurando um terno novo. Quem é o seu alfaiate?"

    É Levine – logo ali, nesta mesma rua.

    Bem, muito obrigado”, disse o estranho, saindo apressado. “Acredito que irei até Levine fazer meu terno. Ele deve ser um gênio, para se adaptar a um aleijado como você!''

    (em outra versão ampliada, o alfaiate começa a fazer sucesso neste segmento, e coloca uma placa: Levine, alfaiate especializado em aleijados)

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    @gandalf pelo q li no comentário, o Consulado de SP pediu para solicitar no IRN a inclusão dos dados q faltam e corrigir a questão do Nome/apelido e naturalidade.... e só depois solicitar o CC.

    "Pelo Flash-69/2024, o consulado faz o requerimento ao IRN para a retificação, quando for necessário. Era para assentos que vinham com o nome corrido (nome+apelido na mesma linha), e apenas com o país no campo Naturalidade. Sem outros erros." FOI EXATAMENTE ASSIM Q VEIO O ASSENTO DELE (emitido em 09/05/24)....

  • EdsonCostaEdsonCosta Usuário
    editado maio 17

    Boa noite, @gandalf

    Venho Informar que o meu assento ja foi lavrado. Recebi a informação por email ontem, mas só agora reparei.

    Tenho duas perguntas para fazer;

    1° Só poderão actualizar a planilha se eu fornecer a data em que foi produzido o assento?

    2° como devo proceder, ou quais os passos a dar para solicitara certidão pelo site do Civil online,?

    @gandalf e @Leticialele, quero agradecer -vos pela orientação e paciencia ao longo deste longo tempo.de espera. Mesmo não tendo processo correspondente ao fórum, apoio e orientação não me.faltaram.

    MUITO OBRIGADO!

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @EdsonCosta , parabéns!!

    Comemore com muito vinho e bacalhau!!

    Para solicitar a certidão pelo civil online:

    Entrar no site https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp

    No menu a direita clicar em “Pedido de Certidão Online” .Depois, em “Entrar sem autenticação”

    Na página seguinte preencher em Identificação do Requerente o Nome, Telefone e E-mail

    N.º ID Civil e NIF pode deixar em branco

    O número do telefone preencha no formato 55 + DDD ( 2 digitos) + número do telefone. De preferência coloque o número do celular pois vai receber por SMS as informações do andamento do pedido.

    Escolha o Tipo de certidão e se é sua certidão ou de terceiros

    Nos “Dados do Pedido” preencha o nome completo da pessoa que é a titular da certidão que está requerendo, “Número/Ano do registo” se souber, e a Data de Nascimento no formato DD-MM-AAAA . Se você recebeu, por email o número do assento, coloque.

    Em naturalidade escolha o país em que nasceu, caso seja Portugal escolha o Distrito, Concelho e Freguesia. Caso tenha nascido no Brasil escolha Brasil e os campos vão mudar. Preencha “Local” com a cidade e estado em que ela nasceu.

    Informe o nome completo do pai e da mãe e confirme.

    Na página seguinte escolha faça o pagamento por cartão de crédito e ao final do processamento do pagamento clique no botão voltar ao site para já registrar no civilonline o pagamento.

    O tempo de processamento pode variar, normalmente leva até 1 dia útil mas pode finalizar a certidão em questão de algumas horas.

    Ao final você vai receber por e-mail e SMS um código de acesso a certidão solicitada que foi emitida por meio eletrônico. O código de acesso é numérico e no formato XXXX-XXXX-XXXX

    Para acessar a certidão entre novamente no https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp e no menu a direita clique em Consulta de Certidão.

    Digite o código de verificação que vai aparecer e o código de acesso que você recebeu

    Na página seguinte você tem a opção de baixar um documento no formato .DOC (Word) com a certidão emitida. Esse código de acesso tem validade de 6 meses.

    Imprima a certidão e verifique se está tudo correto. Os assentos gerados automaticamente têm saído com muitos erros!!

    Boa sorte!

  • Boa noite solicitei ao civil online desde de terça, e até agora nada da minha certidão é normal essa demora ?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 18

    @michaelscott

    Não é normal. Tipicamente respondem em até 24h em dias úteis. É raro levar mais que isso, e nunca mais que 2 dias.

    Verifique seu INBOX, e SPAM. Veja se foi cobrado o pagamento no seu cartão de crédito.

    Veja se você fez como no roteiro da leticialele acima, e se informou o NºAssento, caso saiba.

    Se for o caso, mande um e-mail para eles perguntando a causa da demora. Só responderão na segunda feira.

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @michaelscott , @gandalf , até o civil online está sofrendo os efeitos dessa bagunça em que se transformou o SIRIC.

    Não estão mais repondendo em até 24h úteis.

    A Certidão da Miriam foi pedida dia 14 de maio às 10:50h e recebida em 17 de maio às 6:50h.

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    @Leticialele e demais colegas,

    Sabem informar se o pai pode solicitar, no cartório, a certidão de inteiro teor da filha de 22 anos?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.