Atribuição pelo ACP do Porto (Informações e Processos)

17981838485

Comentários

  • @gandalf obrigada.

    Já resolveram. Mas pensando no futuro, vc conhece algum vpn que tenha acesso por Portugal? Mesmo os pagos, os melhores do mercado, eu uso o norton, mas já usei vários de primeira linha, nenhum tem acesso localmente em PT, no máximo Espanha.

  • gandalfgandalf Usuário

    @ElaineAlber

    Eu vou te explicar por MsgPrivada. Tem benefícios e riscos envolvidos.

    Já usei vários no passado, grátis e pagos. Ainda uso ocasionalmente.

  • carlos_pintocarlos_pinto Usuário
    editado maio 2

    bom dia,

    processo da minha filha menor numerado

    @gandalf preenchi o formulario para inclusão na planilha.

    477XX/24

    Recebido ACP - 22/04/2024

    Senha - 29/04/2024

  • gandalfgandalf Usuário

    @carlos_pinto Já foi incluído na planilha. Obrigado.

  • EduardoEEAEduardoEEA Usuário

    Boa tarde Pessoal.

    Consultei hoje e cheguei na bolinha 7 Marrom (Terminado).

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    @gandalf agora é aguardar a emissão do assento agora, certo?

    Vou ter que ler os posts do pessoal, como eu estava na bolinha 2 verde até anteontem, não estava prestando muita atenção.

    Quase lá.

    Obrigado a todos.

  • gandalfgandalf Usuário

    @EduardoEEA

    Você estava prestando atenção. Não é necessário mais que 2X/semana.

    Sim terá que esperar que nos processos próximos ao seu, as pessoas comecem a relatar finalização com o assento.

    Quando começar a ficar próximo do seu, a cada 3 ou 4 semanas, ligue na Linha de Registos, e perguntar sobre o estado do seu processo. Se ligar exatamente na hora que abrem consegue falar em 10 minutos. Senão tem que esperar 90 minutos na linha para ser atendido. Só falam com o requerente (ou o advogado, se tiver um procurador).

    via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida 1 e 1 (ponha R$15 pelo cartão, é suficiente para umas 3-4 ligações)

    Funciona de seg-sex de 9:00 as 17:00 horário de Lisboa. (Atualmente de 5:00 as 13:00 no BR, qdo finalizam todas as ligações em espera, portanto inicie a ligação até no máx até 10:45 da manhã).

  • donpepedonpepe Usuário

    Caros,

    Hoje pela manhã consultei o status do meu processo e vi que atualizou para a bolinha 2 verde. Achei curioso por que não contava que o site recebesse mais atualização de status.

  • gandalfgandalf Usuário

    @donpepe

    Para a maioria das pessoas, ainda atualiza o status com as bolinhas até a 7-marrom. É a parte que cabe ao IRN.

    Houveram alguns que finalizaram com assento e a bolinha estava em 2-verde, em 4-marrom, etc. Mas a maioria ainda atualiza sim. O IRN ainda indica acompanhar pelas bolinhas.

  • EdrostarEdrostar Usuário

    @gandalf

    A título de informação, após envio de e-mail para ACP em março, recebi meu assento criado naquela leva de emissões do dia 22 de março com o nome completo e asteriscos no apelido.. solicitei retificações e me informaram que tinha sido retificado mas não me enviaram novo assento.. consegui agendar no consulado em BH para a transcrição de casamento e o atendente me informou que estava retificado com um averbamento número 2 dividindo em nome completo e apelidos. Transcrição feita em 30 min e já saí com ela em mãos. No site de acompanhamento continuava até ontem na bolinha 7 marrom porém ontem houve uma atualização e passou pra bolinha 7 verde.. processo terminado.. o mesmo deve ter acontecido com todos os processos que estavam parados na 7 marrom.. agora é dar início aos demais aqui de casa... Gratidão a todos nas informações e sugestões

  • gandalfgandalf Usuário
    editado maio 5

    @Edrostar

    Sério? 7-verde?

    Fico imaginando quem teria atualizado isso nas consultas. Alguém deve estar conferindo os lançamentos automáticos, e atualizando. (agora, daí a imaginar que porque o seu passou a 7-verde todos os outros passaram, é esticar muito a imaginação Rsrsrs)

    Sim, Belo Horizonte é assim mesmo. Entra com os documentos, e sai com o assento de casamento na mão. O difícil é ter que agendar, porque só fazem pessoalmente, não recebem pelo correio. Isso acaba demorando um pouco para conseguir a data.

    No Rio manda pelo correio e espera acontecer, mas é rápido. Em Belo Horizonte e Brasília, demora para marcar, mas sai de lá com tudo feito.

  • donpepedonpepe Usuário
    editado maio 5

    @gandalf

    Li vários relatos hoje pela manhã em outros forums e grupos de pessoas que já tiveram os assentos emitidos no lote de 22/02, ou que estavam com 7 marrom esperando assento, informando que hoje o site atualizou para status 7 verde (curioso ver que as pessoas ainda acompanham o site mesmo após receber o assento 😜).

    Eu chutaria que rolou uma atualização de sistema nessa madrugada para fazer o site refletir o status real do processo sen depender de alguém ir trocar a cor da bolinha na mão. Outra possibilidade é só terem feito uma “carga de dados” na base do site das bolinhas para deixar o estado atualizado e as atualizações para frente continuarem sendo na mão.

    Pura especulação, mas vamos ver se temos novidades nas próximas semanas.

  • CarlosASPCarlosASP Usuário
    editado maio 5

    @gandalf @donpepe

    Fui olhar e os processos 1C de meus dois irmãos também foram para a bola 7 verde, provavelmente hoje (eu não olhava desde que os assentos foram emitidos).

    Os assentos deles haviam saído naquela leva "problemática" de fevereiro de 2024, depois de vários meses de espera.

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Bom dia pessoal.

    Consultei o processo de minhas sobrinhas e foi para 7verde também


  • EdrostarEdrostar Usuário

    @gandalf

    No site do consulado em BH eles avisam a data da abertura da agenda, geralmente final do mês. Foi relativamente fácil, vamos ver na hora do cartão cidadão e passaporte, são demandas muito maiores... Na minha vez abriu dia 25 de março para os meses de abril/maio/Junho. Para os meses julho/agosto/setembro deve abrir fim de junho.

    @donpepe Eu não acompanhava o site das bolinhas pra ver o estado do meu processo, uma vez que já tinha em mãos meu assento de nascimento e meu assento de casamento.. acompanho processos de mais 4 pessoas da família, inclusive de minha filha. Vi a postagem sobre a alteração para bolinha 7 verde e fui lá conferir e resolvi partilhar essa informação aqui para que outras pessoas nesse status pudessem conferir também... Eu já estava resolvido quanto a esta questão...

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado maio 5

    Bom dia amigos, alguém pode atualizar a planilha, Fabio Sá, processo 2289.... estava bolinha 7 Marrom, hj passou para 7 verde, muito obrigado

  • RogerioSRogerioS Usuário
    editado maio 5

    Localizei o teu processo, vou atualizar, mas acho que a data seria de sexta né, dia 03/05/2024 porque a conservatória não funciona nos finais de semana. Mas a data correta é a do assento.

    Qual a data do assento?

  • lmarqueslmarques Usuário
    editado maio 5

    Boa tarde, pessoal

    O processo de meu avô (lmarques avô na planilha) 200xx / 2023 também foi para a bolinha 7 verde. Essa mudança foi ontem ou hoje, pois sexta-feira chequei junto com o processo de minha mãe

    Se não me engano, também foi emitido dia 22/02. 2 ou 3 semanas depois fiz um pedido de retificação, que embora foi recebido não foi devolvido corrigido.

    Pedirei amanhã a devolução deste documento, inclusive.

  • RogerioSRogerioS Usuário

    Qual o número de ordem na planilha, o mais a esquerda na coluna?

  • EdrostarEdrostar Usuário

    @lmarques

    Aconteceu comigo também.. assento com nome próprio completo e asteriscos no apelido.... solicitei retificação por e-mail e informaram que tinham corrigido porém não me enviaram o novo assento. Fiz a transcrição de casamento no consulado em BH com o assento que me enviaram primeiro e atendente me informou que o assento no sistema já tinha um averbamento número 2 com esta correção e que eu já poderia fazer o cartão cidadão e o passaporte... em tempo, já saí do consulado com a transcrição feita e em mãos... com certeza o assento de seu avô já foi retificado e averbado

  • VANIAVIEIRAVANIAVIEIRA Usuário
    editado maio 5

    @RogerioS , não sei, pois não foi solicitado ainda o assento, mas possivelmente foi sexta, muito obrigado por lançar.

  • lmarqueslmarques Usuário

    @RogerioS, linha 235.

    @Edrostar, vou pedir novamente e informo quando foram lavradas. Não sei se farei cartão cidadão para meu avô por falta de necessidade e de tempo no momento, mas gostaria de ter esse documento em mãos.

  • EdrostarEdrostar Usuário

    @lmarques

    Na realidade, quando de uma retificação, não se emite um novo assento com essas correções, mas fazem constar essa retificação em forma de averbamento... no primeiro assento criado e enviado por e-mail já consta o averbamento 1 informando ter sido criado automaticamente e a data. . Depois que retificaram consta averbamento 2 informando a correção do nome completo em nome e apelidos... estes averbamento constam na folha 2 do assento.

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    Atribuição de filha. O valor continua 175 euros, certo?

    Quando for pagar, como pagar em Real?

  • lmarqueslmarques Usuário

    @Edrostar, sim sim. Usei erradamente o termo lavrar, mas sei que segue sendo o mesmo assento; tanto que poderia dar entrada em documentos com esse mesmo.

    @AnaFontoura, sim 175 euros. Existem algumas formas de pagar, eu particularmente gosto do cartão da Wise, que te cobra cerca de 1% de IOF + pequena taxa na transação, além de usualmente ter uma cotação boa. Faz o cadastro e creio que rapidamente está com o cartão virtual. Existem outras opções semelhantes, assim como opções mais simples e um pouco mais caras

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @AnaFontoura , quando pagar com o cartão de crédito, o valor virá em reais na sua fatura.

  • DecamDecam Usuário

    Boa tarde, meu irmão quer obter a cidadania dele como filho, para passar para suas filhas. É importante averbar o casamento dele na certidão de nascimento, para o processo das filhas? É conveniente mandar o delas apensado ou esperamos sair a dele?

  • AnaFontouraAnaFontoura Usuário

    @Leticialele @gandalf e demais colegas,

    Estou ajudando uma amiga - Angela - atribuição de filha.

    Dúvida no nome do pai dela q é o português.

    Acho q não vai ter problema, mas quero a opinião de vcs....

    Na certidão de nascimento dela e no RG, está ANTONIO MARIA CRUZ LOUREIRO NELAS

    Mas no assento português está ANTÓNIO MARIA DA CRUZ LOUREIRO NELAS (acento no Ó do Antônio e tem o "DA")

    O que vcs acham?

  • LeticialeleLeticialele Usuário

    @Decam, não precisa averbar o casamento na certidão de nascimento.

    Veja se ele foi o declarante do nascimento das filhas.

    Não vejo motivo para apesnação, no caso dele.

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado maio 6

    @AnaFontoura , a colocação ou supressão e partículas é livre.

    Assim, ela não terá problema algum com o nome do português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.