Benefício - Neta

Olá, boa noite.

Estou com uma dúvida e gostaria da opinião de vocês. Desde já agradeço.

Sou neta de português e estou buscando a cidadania, minha mãe (a filha do português) ainda não tem também.

Sei que há a possibilidade de tirar direto como neta, assim eu economizaria dinheiro com um processo só. Porém, na prática será que é viável ou ficará mais seguro e rápido eu tirar da minha mãe primeiro e depois a minha?

E caso a gente queria fazer juntas, ela como filha e eu neta. É possível?

Obrigada!

Comentários

  • @Nataliamata , acho que tirar a da sua mãe primeiro e depos a sua é a melhor opção e a mais segura. O ACP está bem demorado, especialmente devido às fraudes que vêm sendo descobertas! Eu acredito que os processos de netos ficarão ainda mais demorado, depois do escândalo da corrupção nos Consulados brasileiros.

    Mas, de qualquer modo, um processo de neto não está levando menos de 3 anos, em Lisboa. Acredito que, com o problema dos atestados de bons antecedentes brasileiros, vá ainda ficar mais difícil.

  • @Nataliamata

    Eu concordo com a Leticialele.

    Faça a nacionalidade da sua mãe. Inicie a transcrição do casamento dela, para você passa a ter o direito. Então pode iniciar o seu processo.

    Neste momento pode parecer tentador economizar algum dinheiro "porque sua mãe não vai precisar", mas não é o melhor caminho.

    A nacionalidade é um direito, que não existe até que tenha sido exercido. Deve ser exercido antes da pessoa precisar dela.

    Não pense apenas em termos de economizar uns trocados agora. Pense em quanto representa ter o direito. E será vantajoso pra você também, pois terá sua nacionalidade 1 ou 2 anos antes. Tempo também é dinheiro.

    Atualmente está mais demorado em todo lugar. Todas as conservatórias estão levando muito mais tempo.

    Processos de netos, tradicionalmente mais demorados, restritos a conservatórias específicas, tendem a ficar mais demorados ainda. Mas você só vai notar daqui a 3 anos. Os processos de filhos, sendo mais curtos, se nota antes que aumentou o tempo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.