Apostilamento em Portugal

Me dá um help

  • tenho a Certidao em mãos de mais de 100 anos do meu avó com cópia retografica;
  • preciso alterar nome dele em todas as certidões no Brasil pois consta divergência;
  • sei que tenho que mandar por formulário para procuradoria;
  • duvida 1: preciso ter o nome de alguém, percebi que algumas pessoas precisam envelopar com o nome de alguém, co cesso que achei estranho;
  • posso preencher o formulário e deixar a parte do “a preencher pelo serviço em branco”;
  • quem vai fazer não tem passaporte, pode ser outro documento, como rh ou cnh?
  • você saberia me dizer quanto tempo leva esse apostilamento nesse documento?
  • obg 🙏🏾
  • https://www.ministeriopublico.pt/sites/default/files/documentos/pdf/formulario_apostila_portugues.pdf

link do formulário

Comentários

  • @Sherronabdm

    Não tem que envelopar com nome de ninguém!!

    Coloque apenas "PGR - Serviço de Apostilas"

    Coloque o número do RG e a data de emissão

    A apostila fica pronta em uns 20 dias

    J´respondi às demais questões no outro post.

  • eu tenho o documento que consta aqui olha, vê se esses:


    ID

    2023PCert11863

    Tipo de pedido

    Pedido de Certidão

    Criado por

    Eu

    Data de criação

    01/06/2023 17:42:18

    Documento

    PT/ADVRL/PRQ/PMSF02/001/004

    Estado

    Pedido concluído.

    Clique em "Detalhes" para ver mais.

  • Pelo CRAV eu fiz o pedido da Certidao e me enviaram esses documentos

  • O mais estranho que eles falam que o cartório não tem acesso aos documentos do distrito e precisa ser feito de umas dessas 3 maneiras, mas tô muito 😞 perdida


    • As certidões narrativas narram o conteúdo do assento de forma sintética. Nela são mencionados os elementos extraídos do texto do assento, conjugados com as modificações introduzidas pelos averbamentos existentes à margem.
    • Nas certidões de cópia integral transcreve-se todo o texto dos assentos a que respeitam e os seus averbamentos.
    • certidão em modelo internacionaldestina-se a ser utilizada no estrangeiro, tem formato multilingue e é emitida nos modelos aprovados pela Convenção Internacional sobre a Emissão de Certidões Multilingues de Atos do Registo Civil, aprovada pelo Decreto do Governo nº 34/83, de 12 de maio.


  • @Sherronabdm

    Onde você mora?

    Se mora no BR, deve pedir no CRAV uma nova certidão narrativa, com endereço de entrega na PGR. A PGR apostila e manda p/ você pelo correio.

    Essa da foto é uma cópia reprográfica, integral. A narativa é digitada (uma transcrição). Você mandou direto do CRAV para seu endereço.

    Para apostilar a sua (o cartório não vai aceitar ler no manuscrito), teria que mandar de volta a PT p/ a PGR apostilar. Fica mais caro e demorado. Peça outra, mandando direto para a PGR. É isso que a @Leticialele explicou acima.

    Concentre suas perguntas em um único tópico.

  • Eu acabei de fazer o pedido da narrada, coloco então o endereço da PGR e depois o meu endereço de entrega? Porque lá no CRAV só tem o endereço pra entrega, se eu colocar o endereço da PGR eles vão saber, porque tem a taxa da PGR, envelope selado e todo um processo

  • No CRAV só tem o pedido de reprodução, não tem a opção de narrativa…

  • gandalfgandalf Usuário
    editado outubro 2023

    @Sherronabdm

    1) O endereço para entrega é a PGR. É o que vai especificar no CRAV, e paga os €24 da certidão.

    2) Por e-mail, você acerta com a PGR o pagamento de €10,20 da apostila, e a PGR envia o documento já apostilado para o seu endereço

  • Onde eu faço o pedido de Certidao narrada?

    Só tem essas opções

  • @Sherronabdm

    Você acabou de dizer que fez no CRAV o pedido da certidão narrativa 2 posts acima...

    • fazer "login" no site do CRAV
    • Novo pedido
    • Pedido de certidão
    • Preencha os campos com os dados da certidão desejada, e os seus dados para envio

    Arquivo Distrital

    Código de Referência

    Tipo de registro: Baptismo/Nascimento/Casamento

    Tipo de certidão: Narrativa

    Distrito

    Concelho

    Freguesia

    Nome do registrado

    Nome do pai

    Nome da mãe

    Nº Assento (que vem na margem da folha, se souber, ou escreva "não sei")

    Data do ato/documento (preencha a data de nascimento se souber. se tem mais de 100 anos, ponha uma data fictícia menor que 100 anos, e use o campo abaixo para descrever a data correta; se não tem a data exata, use uma data próxima, e explique a faixa no campo abaixo)

    Informações adicionais (indique aqui informações que ajudem a localizar, e detalhes do item acima.

    Tipo de reprodução: Analógica (em papel) é a opção mais recomendada

    Nome completo (é o nome que vai na corespondência, pode ser seu nome, ou o nome da PGR conforme o caso)

    Morada: o endereço postal para onde enviar a certidão

    Código postal: (o CEP do endereço acima, no formato completo XXXXX-XXX)

    País

    Opção adicional de envio: (algo que permita rastrear a correspondência "Correio registado para fora da Europa" ou "Correio registado")

  • Nossa muito obrigada consegui realizar o pedido agora 🙏🏾

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.