Conservatória cobrou 200 euros por processo de menor!

A conservatória dos registos centrais devolveu os documentos do processo de atribuição da minha sobrinha de 11 anos por falta de pagamento, no ofício diz que o processo era de maior. Enviei um e-mail para lá e eles responderam o seguinte:

"Por lapso, no oficio fiz menção á atribuição para maior de idade, porem a situação mantem-se, deve efetuar o pagamento no valor de 200.00€ de acordo com os meios de pagamento informados no oficio."

Ocorre que eu já tirei a cidadania do meu irmão, na época menor, gratuitamente pela conservatória de Ovar, então mandei um e-mail para lá e eles responderam:

"Mais se informa que os processos dos menores (1C) continuam gratuitos."

Quem puder me dar uma orientação eu agradeço. Onde encontro a informação oficial de que o processo de menor é gratuito? Qual a melhor conservatória para isso no momento, visto que Ovar fechou?

Desde já, agradeço!

Sharon.

Comentários

  • @sharon

    Se o processo for 1C ou 1D (filhos ou netos de português), e o requerente for menor de idade, o processo é gratuito.

    Se o processo for art-2, menores fazendo pelo português que obteve a nacionalidade por aquisição, o processo custa €200. Me parece ter sido esse o caso.

    Quando você aplicou para a sobrinha, o pai/mãe/avós eram portugueses? Ou você pediu a nacionalidade através de um português que teve nacionalidade por aquisição (casamento, sefarditas, residência, etc)?

    Não tem a ver com qual conservatória. Tem a ver com o tipo de processo, e o tipo de nacionalidade do português no qual se baseia.

    Suponhamos que a mãe seja portuguesa originária (atribuição). O pai é português com nacionalidade derivada (aquisição).

    Se a filha menor pedir nacionalidade pela mãe, será grátis (art-1C). Se pedir pelo pai, custará €200 (art-2).

  • sharonsharon Usuário
    editado setembro 2023

    @gandalf

    Meu avô nasceu em Portugal, depois tirei a cidadania portuguesa da minha mãe, depois do meu irmão, depois da minha sobrinha, nesse caso todos são por atribuição, certo? Eu não entendi pq o processo do meu outro irmão, que era menor de idade, foi de graça, e o da minha sobrinha não, visto que os dois são filhos de pais que adquiriram a nacionalidade depois de seu nascimento...

    Obrigada pela ajuda!

  • @sharon

    Qual o tipo de nacionalidade dos pais das duas sobrinhas? Ambos são aquisição?

    Onde as sobrinhas nasceram?

    Os casos grátis são:

    1. nacionalidade por atribuição para menores (art-1a, 1c, 1d, 1e, 1f) são os casos mais comuns
    2. nacionalidade por naturalização, aos menores nascidos no território português, filhos de estrangeiros residentes legal, ou residente há 6 anos ou mais (art-6.2)
    3. criança ou jovem com menos de 18 anos, acolhidos em instituição pública sob perigo, processo por naturalização (art-6.3)
    4. nacionalidade, por naturalização, nascidos em PT, filhos de estrangeiros residentes ao nascimento, e que aqui residam há pelo menos cinco anos (art-6.5). (Nota: Se o filho for menor, aplica-se o art-1e ou art-1f, por atribuição)
    5. nacionalidade, por naturalização, com dispensa dos requisitos, aos que não conservaram a nacionalidade portuguesa por residirem em Portugal há menos de cinco anos em 25 de abril de 1974, desde que, após a perda da nacionalidade portuguesa, tenham permanecido e permaneçam em Portugal bem como aos seus filhos, nascidos em território nacional (art-6.9)

    Atribuição de menores (art 1A, 1C, 1D, 1F) é sempre grátis. Esse valor de €200 só é cobrado para art-2, filhos menores, que os pais tiveram a nacionalidade por aquisição depois do nascimento dos filhos. Todos os outros casos são €175 para atribuição, e €250 para aquisição.

    Não conseguiram enquadrar esta sobrinha como nacionalidade 1C. Estão enquadrando como art-2.

    Vou abrir uma sessão por Mensagem Privada, caso queira apresentar os assentos dos pais para análise de por que estão cobrando

  • O pai da minha sobrinha obteve a cidadania por atribuição, pois solicitei a da nossa mãe antes. A minha sobrinha tem direito a pedir por atribuição?

  • gandalfgandalf Usuário
    editado setembro 2023

    @sharon

    Se o pai tem nacionalidade originária (=atribuição), a filha tem direito a nacionalidade originária, e ela sendo menor, será grátis.

    Se for assim, a funcionária do IRN se enganou. É raro ela se enganar nisso, e sendo questionada, confirmar. Dois lapsos?

    Para qual conservatória mandou a documentação? Você está conversando por e-mail diretamente com o IRN? Qual e-mail?

  • @sharon , explique que a nacionalidade de sua sibrinha é pelo artigo 1C. É gratuito para menores

  • @sharon Será que vc p9de tentar outra conservatória, se outra conservatória fazer de graça ou avisar que pode fazer , você poderá usar o argumento da outra conservatória e falar com a conservatória de over que na conservatória tal eles.fazem e porque na sua não.pode fazer ..

  • @Telefoneip

    Ovar deixou de ser balcão de nacionalidade em Jan/2022.

    O fato de ser grátis está na lei, e vale para qualquer conservatória. Ou tem o direito, ou não tem, baseado na modalidade que aplica, e a idade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.