conservatória pª obtenção da Nacionalidade por atribuição: BRAGA,PONTA DELGADA OU FARO?

BOA TARDE, POR GENTILEZA QUAL DESSAS TRÊS CONSERVATÓRIAS É A MENOS BUROCRÁTICA E A MAIS RÁPIDA NA APROVAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE NACIONALIDADE PORTUGUESA POR ATRIBUIÇÃO: BRAGA, PONTA DELGADA ou FARO?

ATT,

MATEUS,

SÃO PAULO, BRASIL

Comentários

  • Mateus2021

    Ponta Delgada não tem balcão de nacionalidade, Braga já faz muito tempo que não vejo informação sobre tramitação de processos e Faro nem lembro de alguém relatar processo feito por lá.

    Você pretende dar entrada no processo pessoalmente ou vai enviar os documentos? A maioria das conservatórias pequenas só aceita entrada de processos pessoalmente,

  • Boa tarde Daniel, vou enviar os documentos pelos CORREIOS. Pretendo dar entrada no processo enviando os documentos pelos CORREIOS, daqui do Brasil para uma conservatória de Portugal. 

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @Mateus2021 envie para ACP do Porto

  • Prezado @Daniel_Henriques , aproveitando o gancho: pretendo solicitar minha nacionalidade nas próximas semanas (só estou aguardando sair a transcrição do casamento dos meu pais portugueses, que enviei para PD).

    Em Janeiro de 2021 estarei em Portugal. Então pergunto: vale a pena esperar até lá e entregar o processo pessoalmente em alguma conservatória (pretendo rodar o pais, então poderia ser a mais rápida) ou o melhor é mandar mesmo pelos Correios?

    Obrigado.

  • gandalfgandalf Usuário
    editado agosto 2020

    @Ferreira

    Não há nenhum benefício em fazer pessoalmente. Na verdade há vários riscos de você entregar no lugar errado e ele ir parar em Lisboa. Ou fazer por inscrição, e você ficar as cegas.

    Correios nunca. DHL sempre. Custa R$50 a mais, mas o custo benefício, prazo de entrega (5d), e não ter greve, não tem nem que pensar. Você nunca deveria ter mandado para PD pelo correio, em tempos de pandemia. Já era arriscado antes.

    Escolha sua conservatória, e mande por DHL. Você poderia já chegar lá com sua nacionalidade pronta, entrar como residente, e tirar CC e Passaporte pessoalmente em poucos dias. (quando te liberarem da quarentena obrigatória)

    Gaia e Almada estão com tempos excepcionais. "enviei o processo da minha avó para a CRC de Vila Nova de Gaia no início de junho/2020 e agora em 04/agosto foi finalizado. Sem urgência"

    Mas há risco dessas conservatórias ficarem sobrecarregadas, e mandarem os excedentes pra Lisboa, e pode saltar pra 2 anos.

    ACP aprova em 3 meses e conclui em 12 meses. Tondela conclui em 10 meses. VNG conclui em 2 meses. Almada conclui 1 mês.

    Mas isso é hoje. Amanha pode ter tido uma enxurrada de processos e tudo mudar. Não vai durar muito tempo assim.

    ACP é uma referência, mas o melhor tempo das outras (nesse momento) não pode ser ignorado. ACP, Tondela, Almada e VNG aceitam processos por DHL, pagos com cartão de crédito internacional.

    Se informe. A decisão é sua.

  • Muito obrigado @gandalf por todos esses esclarecimentos!

    Realmente, mandei pelos Correios para PD a Transcrição dos meus pais, por desinformação. Nunca mais! Agora só DHL.

    Quanto a estar em Portugal em Janeiro, será só por um mês mesmo. Não vou ficar lá direto. Vou seguir seu conselho e enviar meu processo de Atribuição por DHL. Vou tentar acompanhar aqui no fórum qual a melhor opção quando estiver com tudo pronto para enviar.

    Abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.