É preciso fazer a transcrição do casamento dos pais ?

2»

Comentários

  • @Adriana , se fizer no Rio, assim que confirmarem o pagamento, fazem a transcrição. Costumavam mandar o assento de casamento pelos Correios. Não sei como está o procedimento agora!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @Adriana

    Um relato recente aqui: https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/comment/3191/#Comment_3191

    @Leticialele , agora mandam por e-mail, é o que diz no website.

  • AdrianaAdriana Usuário

    @gandalf

    Obrigada !! Vc é muito gentil e atencioso !!

  • @gandalf , obrigada!

    Soube, há pouco, que o Consulado do Rio mudou o procedimento da transcrição. Não devolvem mais os documentos!

    Mas, pelo menos, continuam a fazer rapidamente!

  • AdrianaAdriana Usuário

    @gandalf

    Caramba 😳 Dinheiro jogado fora com documentos, para não devolver e ainda destruírem, seria mais fácil e barato só usarem uma cópia dos documentos autenticadas🙄

    Os documentos que vão para Portugal ficam lá ? Então a lógica é fazer tudo de novo com no caso certidão de casamento (divorcio) reprográficas e apostilada ? Mas o RG da mesma forma ? Para ir pro lixo 🙄😂😂

  • gandalfgandalf Usuário
    editado março 2023

    @Adriana

    As conservatórias em PT tradicionalmente digitalizam e destroem os originais (desmaterialização). Só consulados devolviam.

    Passada a questão emocional de não receber os documentos de volta, na prática, você não precisa mais deles.

    Só aproveitava a certidão de batismo original, se os avós nasceram antes de 1911. Agora terá que pedir duas, um custo de €20, ou menos. Pior que o custo é o tempo para chegar pelo correio. Nesses casos deve pedir duas junto, só que no início as pessoas não sabem disso.

    A certidão do português geralmente está informatizada, e só precisa uma cópia xerox simples.

    No consulado do Rio não pede RG, a obrigação de conferir o RG é do cartório. Outros só faz presencialmente. Santos continua devolvendo.

    Na transcrição, a certidão do cônjuge é digitada, e não pode aproveitar depois na nacionalidade dele, pq pedem só a certidão reprográfica.

    Mandarem o PDF do assento de casamento por e-mail agiliza muito, e beneficia a muito mais pessoas.

  • AdrianaAdriana Usuário

    @gandalf

    Nossa agiliza muito mandarem o assento por e-mail ! Só é muito doido isso de fazer vc gastar um dinheiro para jorrar fora depois😂 Mas enfim, temos que seguir o que a lei deles mandam neh ? Ótimo dia !

  • gandalfgandalf Usuário

    @Adriana

    "seguir o que a lei deles manda" Sim, mas com a nacionalidade serás "um deles". :-)

    A lei manda legalizar (certificar e apostilar) os documentos, para evitar fraudes.

    Mas a lei não obriga a devolver os documentos originais. Isso é decisão administrativa interna, se devolvem ou não. Cada consulado ou conservatória tem liberdade p/ decidir. Tem custos. A tendência geral é desmaterializar os documentos, digitalizar e destruir.

    Recebi um relato recente, que mostra mais agilidade no consulado do Rio, uma transcrição em 4 dias:

    "Postei nos correios no dia 9/03, receberam no dia 10, me mandaram o boleto no dia 13, paguei no dia 13 mesmo e no dia 14 me mandaram o assento".

  • AdrianaAdriana Usuário

    @Leticialele

    Muito rápido mesmo !

  • AdrianaAdriana Usuário

    @gandalf

    Meu irmão ao ser registrado pelo meu pai que é Dos Reis foi só colocado como Reis, vc acha que pode dar problema ao ele requerer a nacionalidade já que não foi colocado o (Dos) como é sobrenome do meu meu pai ?

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Se for assento informatizado ,às vezes no mesmo dia.

  • @Adriana , a colocação e supressão de partículas de ligação é livre.

    Assim, não há problema algum com a supressão do "dos" no sobrenome (aélido) de seu irmão.

  • AdrianaAdriana Usuário

    @Vlad Pen

    Eu já pedi em Portugal e informatizou rápido graças a Deus 🙏

  • AdrianaAdriana Usuário

    @Leticialele

    @gandalf

    Oi, vcs podem me explicar como faço o pedido para menor da cidadania ? Minha sobrinhas vão fazer com o termo avô e não sei como fazer 🥲 Me ajudem por favor.

  • AdrianaAdriana Usuário

    Oii, obrigada mais uma vez ! Tem que mandar antecedentes criminais ??

  • AdrianaAdriana Usuário

    @Leticialele

    Vai fazer como neto por ela ser de menor, meu irmão o pai dela não quer fazer a cidadania🙄 Ela por ser menor não demora 3 anos pelo que vi ou estou errada ?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Adriana

    Tente explicar a seu irmão que ele deve fazer a nacionalidade dele, mesmo que no momento não queira para ele. Não tem nada a perder.

    Nesse momento ele tem essa janela de oportunidade. Use, porque pode não ter amanhã. Isso não pode ser decidido na hora que precisar dela. Deve ser uma ferramenta que ele carrega no "cinto de utilidades". Se precisar, ele lança mão imediatamente.

    Pessoas paga muito dinheiro para obter esse direito. Ele o tem por nascimento.

    Enfim, tem gente que desafia a lógica. :-)

    Sim, fazendo como neta vai precisar do atestado de antecedentes criminais. Para isso precisa ter número da Identidade e CPF.

  • AdrianaAdriana Usuário

    Complicado 🙄 Vou tentar fazer ele entender isso. Obrigada por sempre me responder e ser sempre tão coerente !! Ótimo domingo !!

  • AdrianaAdriana Usuário

    @gandalf

    @Leticialele

    Oi, vcs sabem me dizer se com iPhone consigo fazer o pagamento de certidão pelo Civilonline? Tipo usando dois iPhones para que com um eu pague escaneando o Qr code ? Pq pelo notebook eu faço o pagamento e quando vou para o passo seguinte entra uma msg dizendo que tem páginas abertas e que o aplicativo não suporta, sendo que não tem páginas abertas e sim só a que está sendo usada 🙄

  • @Adriana , eu não sei!!

    Talvez o @gandalf possa tirar sua dúvida!

    Você tentou usar um cartão virtual, em que a última etapa da verificação se faz pelo celular?

    Tentou em um computador ou notebook?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Adriana

    Eu não sei os detalhes de pagamento pelo CivilOnline, mas nunca vi alguém relatar algo parecido.

    Ao que tudo indica, você informa o Nº do cartão de crédito diretamente na página de pagamento do CivilOnline, e a transação é completada.

    Essa mensagem de páginas abertas, quando eu vi era um TAB que estava conectado no Facebook (no caso marketplace). O Facebook intercepta os dados de outros TABs, e isso causa o erro dizendo que tem outras páginas abertas. Não pesquisei mais detalhes, mas fechando o TAB do facebook.com/marketplace o problema desapareceu.

    Verifique se todos os outros TABs estão fechados. Use um navegador (browser) diferente do que usa habitualmente.

    Me parece que você está tentando pagar separadamente, fora da sessão com o CivilOnline.

  • AdrianaAdriana Usuário

    Vou tentar fazer o pagamento hj de novo e seguir suas dicas, mas eu estava fazendo o pagamento dentro do Civilonline 🤔 Obrigada mais uma cel !

  • AdrianaAdriana Usuário

    Boa noite @gandalf

    @Leticialele

    Nao consigo de jeito nenhum pagar a certidão de nascimento no Civilonline, já baixei VPN de Portugal pago, já tentei fazer pelo notebook, pelo iPhone e quando vai finalizar o pagamento(faço o pagamento no cartão) e ele volta para a página inicial, o que eu faço ? Já não sei mais o que fazer 🥲 Alguém que tenha tido esse problema sabe como resolvo isso ? Ou se pode ser feita e paga em Portugal diretamente por alguém que está lá e depois me enviarem por e-mail ou não é válido isso ?

  • gandalfgandalf Usuário

    @Adriana

    O pagamento pode ser feito pelo cartão de qualquer pessoa.

    Como é no CivilOnline, eles vão mandar por e-mail um link para baixar o assento em PDF. A pessoa q pagou repassa só o link para você.

    Se fosse nacionalidade, pela plataforma do IRN, apenas preenche o Nome do Requerente e o e-mail com seus dados, e todo o restante com os dados do titular do cartão. Nem precisa ser um cartão em PT, mas pode ser também, sem problemas.

    Talvez seu cartão não esteja liberado para pagamentos internacionais, ou algum mecanismo de segurança está bloqueando. Essas coisas se resolvem ligando para o setor anti-fraude do cartão, explicando que está fazendo o pagamento, e eles acompanham a transação ocorrendo. Se for o necessário, eles liberam a transação manualmente, ou explicam por que não pode.

  • AdrianaAdriana Usuário

    Vou ver td isso agora, que dor de cabeça isso 🙄 Obrigada !!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado abril 2023

    @Adriana

    Final de semana não é um bom momento de fazer isso. Faça de seg-sex, de preferência das 8 da manhã às 7 da noite.

    Quem está lá sab/dom geralmente são plantonistas, e não têm a mesma experiência. A segurança é aumentada dinamicamente pelo sistema.

  • AdrianaAdriana Usuário

    @gandalf Assim que chegou os e-mails deles 🙄 Vou então deixar pra tentar novam Amanhã .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.