Nova conservatoria para transcrição de casamento

Comentários

  • Bom dia, não consegui contato nesta conservatória, nem pelo telefone nem pelo e-mail. Sabe dizer quais os documentos são necessários?

    O prazo esta aproximadamente?

    Desde já agradeço.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @freire_vivian vc pode tentar fazer pelo consulado do Rio de Janeiro ou Santos -SP se morar nesses estados .O documentos necessários estão nos sites dos consulados do Rio e SP.

  • @Vlad Pen @Leticialele sobre transcrição de casamento no consulado de SP. Pretendo enviar os documentos por DHL, sabe me dizer se eles devolvem as certidões depois que for transcrito?

  • @AnaFontoura

    Sim, eles devolvem. Mande junto um envelope com seu endereço escrito nele. Não precisa selar. Veja as instruções.

    Mande para o escritório consular de Santos, que completa a transcrição em 3-4 semanas. Se mandar para o consulado geral de São Paulo demora 8+ meses.

    É o mesmo site: https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares

    >Transcrição de casamento e/ou óbito

    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Requerimento  preenchido e assinado
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, apostilhada;
    3. Cópia do pacto antenupcial (se existir) apostilhado;
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.


  • @gandalf

    Dúvida. Vou enviar meu processo de solicitação de transcrição de casamento para SANTOS. Localizei o formulário para requerimento, porém não consigo identificar como faço para pagar? Obrigada desde já!

  • @lenapscr

    Ao terminar de preencher o requerimento online, eles geram pra você uma cópia em PDF, e vem junto o boleto de pagamento.

    Imprima os dois, faça o pagamento, e leve o requerimento para assinar no cartório diante do tabelião para reconhecer por autenticidade.

  • Boa noite, qual a melhor conservatória em Portugal para fazer transcrição do casamento? Não moro no Brasil para fazer nos consulados.

  • @Stephane , pode fazer na CRC do Porto (não é o ACP)

    Palacete das Pestanas

    Rua de Gonçalo Cristóvão 371

    4000-270

    Porto

    Tel: 221 156 600

  • Obrigada pela informação. Posso usar o mesmo modelo de requerimento que está disponível aqui no Fórum para a conservatória de Tondela? Ou a conservatória do Porto tem um modelo específico? Não encontrei no site.

  • @Stephane

    Não sei qual o modelo que está aqui no site. Há este modelo que funciona para todas.


  • Certo, muito obrigada. Só mais uma dúvida, o pagamento como faço? O requerimento para nacionalidade tem um link com o qual consegui pagar com o cartão, mas para a transcrição não encontrei usar link para pagamento com cartão de débito

  • @Stephane

    Cada conservatória tem uma metodologia para pagamento da transcrição. Depende pra onde vc está mandando.

    A maioria (CRCivil do Porto, Alcobaça, etc), você manda só os documentos, eles conferem, e se estiver tudo certo eles te mandam por e-mail as instruções para o pagamento, geralmente pela plataforma do IRN que você já conhece.

    Já em Angra do Heroismo, só aceita pagamento por Vale Postal.

  • Vou enviar os documento e aguardar o contato deles então. Muito obrigada pela orientação.

  • @gandalf , acontece o mesmo com o CEP do ACP...

  • donpepedonpepe Usuário
    editado fevereiro 2023

    Caros @gandalf @Leticialele e demais colegas,

    Agora que o processo de neto de minha mãe está na B6 verde e aguarda apenas o registo (o que espero aconteça em umas 3 a 4 semanas dado que ela tem 78 anos), estou me movimentando para a transcrição do casamento dela com meu pai para em seguida iniciar os processos da minha geração (eu e meus irmãos). Tenho 3 opções possíveis e gostaria de uma opinião baseada na experiência de vocês para decidir para onde mandar o pedido:

    Opção 1 Consulado de Santos - Essa era minha primeira alternativa pois além de conveniente tinha um prazo de conclusão bom, mas parece que o tempo para transcrição está bem dilatado (até 6 meses);

    Opção 2 Embaixada de Portugal em Dublin na Irlanda - Moro em Dublin, portanto essa seria outra opção cômoda, mas não faço ideia qual o prazo deles e se tem alguma picuinha ou detalhe diferente que eles pedem. Alguém já fez transcrição recentemente por Dublin usando documentos brasileiros? Minha tendência é evitar essa via dado que é um tiro no escuro.

    Opção 3 - Mandar por DHL para alguma conservatória em Portugal. Essa está parecendo no momento a opção mais segura. Vocês teriam alguma recomendação? CRC Porto ou Alcobaça? Sabem o prazo de cada uma? Porto parece ter a vantagem de ter mais escala. Tenho medo de mandar para Alcobaça e por ser uma conservatória pequena em uma cidade pequena o processo cair num buraco negro por ter poucos conservadores e muitos processos.

    O que sugerem? Alguma 4a opção?

    Obrigado!

  • @donpepe

    Fuja do Consulado de Santos!! Estão levando uns 6 meses para concluírem a transcrição.

    Não conheço os procedimentos na Embaixada em Dublin. Qualquer coisa que eu dissesse, seria mera especulação.

    Vá com a segurança da CRC do Porto. Eles juntaram as 4 Conservatórias do Registo Civil antigas em uma só. O pessoal de lá é bem eficiente.

    Você manda a documentação e, depois de analisarem, eles enviam, para o email que constar no Formulário, o link para pagamento dos 120 euros.

    O endereço de lá é

    Palacete das Pestanas

    Rua de Gonçalo Cristóvão, 371

    4000 - 270 Porto Portugal

    Tel: +351 211 156 600

    Boa sorte!!

  • @Leticialele , obrigado pela recomendação. Confirma o que eu suspeitava: é uma conservatória grande a portanto tem escala para administrar o volume de processos que recebe, por consequência tende a ser mais previsível. Realmente me parece a melhor opção

    Um dúvida: que prazo vc imagina que eu deva considerar no meu planejamento para conclusão da transcrição sair pela CRC Porto? Sei que prazo muda ao sabor do vento e que temos zero controle nisso, mas queria ter uma noção do que esperar para poder montar meu planejamento.

    Obrigado!

  • LeticialeleLeticialele Usuário
    editado fevereiro 2023

    @donpepe , temos relatos de que, enviando do Brasil, os processos têm levado 30 dias para a conclusão, entre envio da documentação e recebimento da certidão de casamento portuguesa.

    Um forista entregou pessoalmente e a atendente deu um prazo de 1 semana para a conclusão da transcrição. O prazo foi cumprido.

    Se você pretende mandar seu processo e de seus irmãos para o ACP e o do seu pai para a CRCentrais, pode colocar uma declaração em cada processo, dizendo que a transcrição está tramitando na CRC do Porto. Quando forem analisar, certamente a transcrição estará concluída.

    Boa sorte!

  • @donpepe

    Não quer colocar o processo da portuguesa na planilha, para ajudar a outros que caminham juntos? Não são muitos os processos de idosos, e cada contribuição conta muito.

    Basta preencher aqui, e informar quando estiver concluído com 7-verde. https://forms.gle/Gj3nNc1UjMLz3Bao8

  • @gandalf já estava na planilha (linha 42). Atualizei o status hj cedo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.