@rosemoraes

2»

Comentários

  • @RoseMoraes , que maravilha!!!! Mais um português!!

    Comemorem com muito vinho e bacalhau!!!

    Boa sorte nos outros processos!!

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 2023

    @RoseMoraes!

    Parabéns! Agora é certo que o Edson estará concluído em breve.

    Ainda tem que ficar 7-verde para pedir o assento. Eram 6 meses, e vem reduzindo para 4. Vamos ver se a tendência se confirma.

    Não peça as certidões dos filhos ainda. Acompanhe pela planilha, os outros ao redor finalizando. As certidões valem por 1 ano, e poderia perder o documento se pedir muito cedo.

    O Edson foi o declarante dos filhos na certidão, e foram registrados antes de 1 ano de idade? Se foi, a gente pode ganhar algum tempo.

  • Boa tarde @gandalf !

    Estou montando mais um processo de cidadania, agora de filha de Português. Tia de meu esposo( Edson Carapinheiro da Silva)

    A única filha viva está com 84 anos. Minha duvida é : Numa lista de documentos que você me enviou há algum tempo para cidadania de Filhos no final diz : Se a (o) requerente tiver mais de 83 anos, fazer Prova de Vida no Cartório, autenticada e Apostilada.


    Mas se ela já ira assinar o requerimento no cartório pessoalmente, já não estará provando que está viva ? Mesmo assim terá que enviar essa prova de Vida ?

    Essa é a minha duvida.

    Obrigada

  • gandalfgandalf Usuário
    editado janeiro 2023

    @RoseMoraes

    Eu sei que parece óbvio, mas eles têm que cumprir o protocolo.

    Assento do Portuga, check. Certidão reprográfica check, Cert casamento, check. Form-1C, check. RG apostilado, check. Prova de Vida, check.

    Não arrisque a sorte. Na verdade só exigem no ACP depois dos 86 anos, mas como é por data de nascimento, em algum momento acertam o calendário e pode pular para 84 ou 85, e por isso é melhor se precaver e mandar. Sempre pode mandar depois, só se pedirem. Ela está idosa agora, a lá na frente vai estar ainda mais idosa, pode estar com a saúde comprometida, e não poder ir. Rsrsrs

    Neste momento em que ela está indo pessoalmente ao cartório é o momento de fazer isso. Assina o 1C e faz a PV autenticada e apostilada, e a cópia do RG dela (menos de 10 anos de emissão) autenticada e apostilada.

    Se tiver que fazer depois, além do custo dos documentos, ainda vai amargar em €40 de remessa, e atrasar pelo menos 2 meses.

    Tem alguns modelos pra você seguir aqui. Leve impresso, para que o cartório não te cobre pelo documento, apenas pela autenticação. https://forumcidadaniaportuguesa.com.br/discussion/199/prova-de-vida-para-maiores-de-80-anos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.