PROCURAÇÃO

Prezados.

Bom dia.

Estou fazendo a procuração para a minha avó me autorizar A ROGO, pois não-alfabetizada e o modelo que peguei no consulado está com palavras do português de Portugal (Óbvio). Ao fazer, eu devo seguir as mesmas palavras ou posso alterá-las de acordo com a nossa língua? Por exemplo: bilhete de identidade, aqui dizemos carteira de identidade ou número da carteira de Identidade.

O que vocês me sugerem?

Att.

Prof. Francis Lobo

Comentários

  • @Francislobo

    Não precisava ter ido ao consulado para isso. Bastava ter perguntado. Para maior de 18 anos é o 3º neste modelo

    aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553

    O termo existe tanto em PT como no BR. Não mudaria para um termo "pt-br" só pra você se sentir mais confortável. Deixe "pt" como está. Curiosamente ninguém até hoje questionou isso. Rsrsrs

    Saiba no entanto que essa procuração tem que ser reconhecida por autenticidade, e apostilada. Mesmo sem ser "a rogo" é comum pedirem para renovar a procuração ao final do processo. Se acontecer lá vai outra despesa de apostilamento e nova remessa. Mas se não tem outro jeito, então faça assim.

    Você terá que mandar uma cópia de seu RG autenticada e apostilada (porque você está assinando), e sua certidão de nascimento inteiro teor apostilada (para comprovar o vínculo) familiar com a avó. E se mudou de nome no casamento, sua certidão de casamento em inteiro teor certificada (sem apostilar, para fixar o seu nome de casada).

    @Leticialele poderia dar uma olhada se tem como simplificar essa documentação da neta casada, a procuradora?

  • @gandalf , @Francislobo , se a neta é a procuradora, terá que enviar certidão de nascimento inteiro teor, apostikada e cópia autenticada e apostilada do RG. Não há como simplificar a documentação, infelizmente.

  • @gandalf e @Leticialele eu serei o representante da minha avó em todo o processo, então, farei o envio da minha documentação também. Uma outra dúvida que me surgiu (perdão por perguntar tanto): pelo que vi, quase todos os documentos são enviados os originais apostilados, correto? Depois do processo, esses documentos voltam ou ficam arquivados lá em Lisboa? Obrigado

  • @Francislobo

    Nas conservatórias não devolvem, os documentos são digitalizados e destruídos. Os documentos ficam desmaterializados no sistema.

    Nos consulados eles devolvem os originais pelo correio.

  • Bom dia, @gandalf e @Leticialele , fui fazer a procuração a rogo para minha avó e o cartório me cobrou 274,00. Já a prova de vida, me cobraram 514, 00, mais dois valores para a contabilidade da cidadania. Achei salgado, mas.....tem de pagar!

    Abraços

  • Eu acho que teria incluído na procuração uma linha dizendo que a a outorgante Fulana de Tal compareceu pessoalmente ao cartório apresentando boas condições de saúde, lúcida, e manifestou sua vontade, que produziu esse documento, que foi assinado a rogo.

    Num documento de procuração "a rogo" já vai embutido a prova de vida. Vai economizar seus R$514. :-)

    Só precisa dessa frase dizendo que ela se apresentou pessoalmente diante do tabelião, lúcida.

  • Eu tambem pensei em alguma coisa disso. Mas....ocorre que antes pagar agora que de repente, ser solicitado mais pra frente.

  • @Francislobo

    Essa frase é suficiente como prova de vida. Tem que trabalhar a redação no contexto da procuração, mas tudo que precisa é dizer que ela estava presente diante do tabelião com aparência saudável, lúcida, e que manifestou a vontade conscientemente.

    Não precisa de nada do "verbosório" que eles estão querendo te vender por R$514 no cartório.

    Tem mais risco deles pedirem para renovar a procuração ao final (este é um procedimento relativamente comum), do que reclamarem da prova de vida nessa forma.

  • Bom dia!

    Esse é o formulário para netos, ok? Pesguei no site antes de pagar, para treinar o preenchimento. Vou preenchê-lo hoje, pois a procuração só ficou pronta hoje também.

    Assim que eu a fizer, vocês me ajudam a checar?

    Obrigado!

    Francis Lobo


  • @Francislobo

    Talvez seja melhor conferir uma vez só, no formulário que estiver pronto para mandar.

    Se for o caso, envie por MsgPrivada, porque terá dados sensíveis, e para sua segurança, não devem aparecer no fórum público.

    Não precisaria "praticar". Sempre pode imprimir o formulário personalizado quantas vezes for necessário, se algo ficar errado. Preenche uma vez só e pronto. É simples, e evita cometer erros na transcrição.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.