Qual conservatória escolher

Olá, amigos,

estou preparando pra enviar os documentos para transcrição de casamento do Bisavô.

1- Qual está sendo a conservatória que processa mais rápido?

2- Também, eles devolvem os documentos depois? Ou precisarei tirar todas as certidões novamente e apostilar para dar entrada no processo de cidadania?

Obrigado pela ajuda

Comentários

  • @jjulianos , se você mandar o processo de transrição para uma Conservatória, não devolverão os documentos.

    Atualmente, um local rápido para a transcrição é a CRC do Porto (NÂO È o ACP)

    Dependendo do Estado em que more, mande para o Consulado! Santos e Rio têm sido bem rápidos.

  • Obrigado pela informação @Leticialele. Ajudou bastante.

    Infelizmente vou ter que mandar direto pra conservatoria porque o consulado nao aceita processo de pessoas com mais de 100 anos... kkkkk

  • Aliás, você tem ideia de quanto tempo a conservatória demora em media pra fazer a transcrição?

  • @jjulianos , se mandar aqui do Brasil, uns 30 dias. Se estiver em Portugal e levar lá, 1 semana.

  • @jjulianos

    Eu tinha lido seu post, e não percebi na época.

    Hoje relendo, me pareceu absurdo que o consulado se recusasse a fazer. Um neto tem que poder fazer a transcrição de casamento dos avós, talvez falecidos, para garantir seu direito.

    O consulado tem que fazer. Qual foi o consulado?

    Fui buscar no site do Consulado do Rio (clique aqui), e diz assim para Transcrição de Casamento:

    Atenção: As certidões de nascimento de cidadãos portugueses para fins de instrução de transcrições são obtidas internamente no Consulado, por isso não precisa apresentá-las, desde que não estejam nos Arquivos Distritais.

    Os registros de nascimento com mais de 100 anos estão arquivados nos Arquivos Distritais, devendo nesse caso o interessado solicitar a certidão de nascimento, diretamente ao Arquivo Distrital correspondente à naturalidade do nacional português e enviar-nos o original desta certidão remetida pelos Arquivos Distritais de Portugal. 

    Se está lá, é porque pode ser feito. Muitos fazem. Apenas o consulado não tem como obter a certidão de batismo do português. Como eles explicam, ela tem que ser pedida no AD e apresentada o original com carimbo em relevo e assinada com tinta pelo Arquivo Distrital. Depois que fazem a transcrição eles devolvem pelo correio o documento original, que pode ser usado para fazer a nacionalidade.

    Se for fazer na Conservatória também precisará desse original da Certidão de Batismo. Mas na conservatória não devolvem, e por isso terá que pedir 2 originais ao AD. Um para a transcrição, e outro para a nacionalidade. Em princípio um original para cada processo. Para a nacionalidade pode juntar vários pedidos em um único processo (Apensação) se os enviar juntos com um requerimento.

    Fica a seu critério. Pode escolher tanto o consulado, como a conservatória.

    A lista de documentos difere um pouco, e é mais simples na conservatória. Não devolvem os documentos originais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.