Trancrição sem documento de um dos casados

Bom dia pessoal !

Estou iniciando na pesquisa e na procura dos documentos para o processo de cidadania Portuguesa para a minha mãe, logo no inicio, fiquei sabendo que preciso fazer a transcrição do casamento do meu bisavô com a minha bisavó, que ambos eram portugueses, mas se casaram no Brasil.

Já fiz a solicitação da certidão de nascimento do meu bisavô em Portugal, mas não consigo nenhuma informação ou documento Português da minha bisavò, é possivel fazer a transcrição do casamento deles sem a certidão de nascimento da minha bisavó ?

Os únicos documentos da minha bisavó que eu tenho que diz que ela é portuguesa, é a certidão de casamento e de óbito que são documentos brasileiros.

Comentários

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @Nano vc precisa das duas certidões portuguesas para fazer a transcriçao de casamento.Me chama no privado que posso lhe dar algumas orientações.

  • NanoNano Usuário

    Obrigado pela resposta !

    Eu andei pesquisando e tive a informação que na falta da certidão é possível fazer o "SUPRIMENTO DA CERTIDÃO DA NUBENTE" e obter algumas certidões de negativa de busca em alguns cartórios, no caso da nubente for brasileira, para continuar o processo anexando a certidão de óbito devidamente apostilada, comprovando que ela realmente foi casada com o meu bisavô, mas como seria possível, se a minha bisa era portuguesa e não tenho nenhuma informação do conselho ou freguesia de onde ela nasceu ? Já pesquisei em vários sites portugueses e outros sobre ela, mas não encontro nenhuma informação.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado junho 2022

    @Nano nenhuma conservatória ou consulado aceita fazer transcriçao de casamento com supressão de certidão, principalmente certidão portuguesa.Terá q achar a certidão de nascimento da bisavó.

  • NanoNano Usuário

    Obrigado, vou ver se consigo.

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Se quiser, me chama no privado q posso indicar alguem que faz busca.

  • NanoNano Usuário
    editado junho 2022

    Boa noite pessoal,

    Depois de meses de pesquisas e procura de documentos antigos com familiares, fiquei sabendo que existe a exigência de contactos regulares com o território português, para a atribuição de nacionalidade para netos de portugueses.

    Todos dizem que não precisam mais comprovar vínculos com Portugal, mas esquecem de dizer sobre os contactos regulares com o território português.

    Então quem nunca viajou para Portugal, é certo o processo ser negado, não tem o direito de conseguir a cidadania?

    Por favor, alguém pode me esclarecer se isso procede?

  • NanoNano Usuário

    Alguém já conseguiu concluir o processo de cidadania, sem comprovar os contactos regulares com o território português?

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @Nano não existe nada na lei atual sobre contatos regulares.O que existia era comprovação de laços efetivos, mas a lei mudou em novembro do ano passado e isso não é mais exigido para processos de netos.

  • NanoNano Usuário

    Eu devo ter visto a lei antiga, valeu!

  • NanoNano Usuário

    Boa noite

    É necessário fazer a transcrição de óbito do avô português, para iniciar o processo de cidadania ?

  • NanoNano Usuário

    Obrigado !!!

  • NanoNano Usuário

    Boa noite !

    Inicialmente eu estava tentando juntar documentos para a cidadania portuguesa para a minha mãe, através da mãe dela, que era filha de portugueses, mas como não consegui encontrar alguns documentos, e acabei desistindo.

    Mas inacreditavelmente, descobri que o pai da minha mãe, também era filho de pai português e que foi o declarante do nascimento do pai da minha mãe.

    Estou juntando os documentos para iniciar o processo de cidadania para a minha mãe, que é a neta de avô português.

    A avó da minha mãe era brasileira, que nasceu no ano de 1877, numa época que não existia cartórios e certidões de nascimento, somente certidões de batismo das igrejas, consegui somente a certidão de batismo dela, é possível usá-la para fazer a transcrição de casamento com o avô português?

    Ou não tem necessidade?

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    @Nano ja respondido em outro tópico

  • NanoNano Usuário

    Boa noite!

    Estou com uma dúvida, em dezembro de 2022 fui ao cartório pedir as certdões de meu pai que é o filho do portugues e a minha em inteiro teor apostiladas e reprográficas para enviar para Portugal para iniciar o processo de cidadania, mas a funcionária do cartório me avisou que as certidões de inteiro teor não é mais permitido conter as informações sobre, "filho legítimo, cor dos registrados e estado civil dos genitores".

    Ela me informou que eu teria que fazer um pedido de autorização judicial para conter essas informações na certidão de ineiro teor, então eu preenchi um formulário solicitando a autorização judicial no próprio cartório, mas isso aconteceu a três meses e até agora não foi autorizado e a funcionária responsável não interesse nenhum em resolver ou procurar saber o porque a demora.

    A minha dúvida é, será que causaria problemas para o processo em Portugal, porque na certidão reprográfica mostraria as informações corretas do livro de registro e a de inteiro teor não mostraria essas informações de filho legítimo, cor dos registrados e estado civil dos genitores?

  • @Nano , apenas a certidão do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    A do seu pai deve ser inteiro teor, e não importa se aparece que é "filho legítimo, cor, estado civil dos genitores".

    O mais importante é seu pai tet sido registrado na menoridade e, se o português tiver sido o declarante, não precisa transcrever o casamento dos avós.

  • NanoNano Usuário

    Obrigado!!!

  • NanoNano Usuário

    Boa noite pessoal!

    Estou fazendo o processo de cidadania para a minha mãe, mas o meu pai é falecido, e a minha mãe não atualizou o estado civil dela para viúva na certidão de casamento, mas temos uma certidão de casamento nova e apostilada para incluir no processo para justificar a troca do sobrenome dela no casamento, mas no quadro 1 do formulário 1D existe o "3. Estado Civil" a ser preenchido. Devo colocar casada ou viúva ou terei que pagar por outra certidão de casamento atualizada com o óbito ?

  • @Nano , coloque, sempre, informações verdadeiras no Formulário.

    No caso de sua mãe, o estado civil é viúva.

    A certidão de casamento, nesta fase, só serve para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e no RG.

    Portanto, não precisa tirar outra com a averbação do óbito de seu pai.

  • NanoNano Usuário

    Obrigado!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.