É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro.

Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

Colaboração de Mariza Guerra


“Para transcrever o casamento tem de, obrigatoriamente, juntar a certidão de nascimento do nubente estrangeiro. Caso não consiga obtê-la deverá dar entrada de um processo de suprimento de certidão de registo, terá de enviar o requerimento, juntar cópia dos documentos que tiver do referido senhor/senhora, o valor de 100,00€, bem como referir o porquê de não conseguir a certidão de nascimento. Deverá apresentar uma certidão emitida pelo Registo Civil Brasileiro a declarar a inexistência do registo de nascimento e a cópia simples do assento de nascimento que tem.

Este processo corre juntamente com o processo de transcrição de casamento.

Cumprimentos,

Joana Duarte da Costa"



REQUERIMENTO


Eu, _______________, identificado com o documento ______________, emitido/válido ____________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de..., o processo de transcrição de casamento de ...............com ................, mas não consigo apresentar a certidão de nascimento do nubente estrangeiro, emitida pela ___________(entidade), _______________ (indicar o motivo pelo qual não consegue a certidão e o motivo porque quer fazer a transcrição).


Para o efeito, declaro que:


- O seu nome é ......................................


- Que nasceu em __/__/___, em (local)


- Que é filha de


- Que é de nacionalidade


- Assim, venho, nos termos do artº 266 e seguintes do Código do Registo Civil, requerer a instauração do processo de suprimento de certidão de nascimento e a subsequente passagem do certificado de notoriedade, para efeitos de transcrição de casamento civil.


(Juntar outros documentos que possam comprovar a existência do senhor/ senhora.)


Data

Assinatura

Comentários

  • Boa tarde @Vlad Pen!

    O registro de nascimento de minha bisavó não encontrei, porém através de sua certidão de casamento obtive o local de seu nascimento.

    Encontrei incoerência relativo a sua idade entre a sua certidão de casamento e o nascimento de seu filho, meu avô. Caso encontrar, solicitarei as devidas retificações e solicitarei a transcrição de casamento.

    Caso não encontrar, não será possível retificar a certidão que está incorreta. Acredito que a certidão incorreta seja a certidão de nascimento de meu avô, pois quem foi o declarante foi o meu bisavô, e neste caso, minha bisavó não estava presente para informar sua idade. Diante disso, como proceder? Pois não conseguirei descobrir qual idade está incorreta e não sei se me trará problemas nesta certidão de suprimento de registo ou na atribuição de nacionalidade de meu avô, e neste momento terei que apresentar a certidão de nascimento de meu avô.

    Para onde posso enviar o processo de suprimento de registo? A certidão seria a certidão negativa do cartório com selo digital? E não possuo nem a cópia simples da certidão de nascimento de minha bisavó.

    Com a entrada do processo de suprimento e pagamento dos 100 euros, terei que pagar outra taxa para a transcrição de casamento?

  • DárioJrDárioJr Usuário

    Bom dia.

    Tirando mais uma dúvida, quanto a transcrição de casamento do avô português por suprimento.

    Não encontro o registro de nascimento da avó brasileira e nem o registro do casamento.

    A pergunta é; nesse processo por suprimento posso solicitar a transcrição do casamento juntando as certidões negativas de nascimento e casamento, tendo por base apenas o registro de nascimento do pai do requerente onde consta a referência ao casamento cívil no parágrafo que diz que foram recebidos civilmente nesta comarca?

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado maio 2023

    @DárioJr Desconheço algum consulado ou conservatória q aceite a transcrição de casamento com supressão de certidões ,ainda mais sendo duas certidões.Se precisar q alguem tente localizar essas certidões, me chama no privado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.