Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

Postado por Mariah Pires


Estou escrevendo este post para ajudar, pois quando precisei não achei tais informações no fórum.


Vim para Portugal 2 dias depois de ligar na LR e receber meu número de registros. Logo não tinha recebido a carta com o número do assento.


Já no aeroporto do Rio de Janeiro a TAP não me deixou embarcar sem a passagem de volta. Mesmo explicando que já tinha cidadania. Comprei a passagem de volta na mesma hora para embarcar.

Na imigração tive que passar como turista, tendo que apresentar a passagem de volta e reserva do hotel.


Fui direto ao IRN do Campus da Justiça - Lisboa, fiquei numa fila de 3:30 para ser atendida. A Atendente foi super grossa e disse que eu não poderia tirar o CC pois não tinha nenhum documento português. Depois de muito custo ela consultou no sistema o meu nome e data de nascimento, imprimiu minha certidão de nascimento portuguesa e então deu continuidade ao processo.

Paguei 35 euros para o CC de extrema urgência. (existem opções mais baratas com prazo de entrega mais longo) Se sua solicitação for feita até as 11h da manhã pode buscar no mesmo dia as 17:30. No meu caso tive que voltar no dia seguinte as 17:30.

Não é necessário comprovar urgência no pedido e o CC entregue em 1 dia só pode ser solicitado na IRN. Não é possível fazer no aeroporto.


Para o Passaporte pode-se solicitar em uma IRN ou no aeroporto para pegar no mesmo dia, mas em ambos os caso tem que buscar no aeroporto internacional de lisboa, na Loja do Passaporte. Tem que chegar cedo, eles abrem as 9h, mas tem número limitado de senha. E também só entregam no mesmo dia se sua solicitação for feita antes das 11h e fica pronto as 16:30h do mesmo dia. Custa 100 euros. (existem opções mais baratas com prazo de entrega mais longo)

O passaporte só pode ser solicitado com o CC.


Você pode SIM viajar toda a europa com somente o CC, mas NÃO pode sair ou entrar da União Européia sem um passaporte Válido. (informação validada com a IRN)

Comentários

  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador

    Postado por Pedro Torres


    Fiz meu cartão cidadão na segunda feira passada. Como não vou precisar do passaporte agora, vou deixar para fazê-lo no Vice Consulado de Curitiba (também postarei relato). Só com o cartão cidadão você já consegue ir na fila preferencial do aeroporto para documentos da UE, no atendimento automático, e pular a enorme fila que precisaria ir com o passaporte brasileiro.

    Ao chegar em Lisboa bastou mostrar o assento impresso do Civil Online para o oficial da imigração para que não houvesse nenhuma pergunta habitual de imigração.

    Cheguei ao IRN do Campus de Justiça (Edifício L) as 7:45, pensando que a fila estaria pequena. Contudo, me deparei com uma fila que já estava grande e só aumentava cada vez mais.

    Eles abriram pontualmente as 9h, sendo que eu, meu pai e minha irmã pegamos nossa senha para ser atendido as 9:13. Nossas senhas foram chamadas 10:50.

    Observei outras famílias que foram atendidas juntas no mesmo guichê, mas nós fomos em guichês diferentes e tivemos atendimentos diferentes também, mas nada que interferiu na obtenção do CC.

    No meu caso, a atendente foi extremamente simpática. Informei o endereço do meu airbnb (você tem que saber o código postal) e telefone celular do Brasil sem maiores problemas.

    No caso da minha irmã, a atendente foi mais ríspida, perguntando se ela tinha cartão de morada para comprovar o endereço e não aceitando o telefone celular do Brasil. Como tinhamos um chip da vodafone de Portugal, ela teve que informar esse número, mantendo o endereço do airbnb mesmo sem comprovante.

    No caso do meu pai, que não se lembrou na hora do endereço do airbnb, o atendente usou nosso endereço do Brasil sem maiores problemas.

    No mais, basta tirar foto, medir altura, apresentar digitais e cadastrar assinatura.

    Eu e meu pai pagamos 53 euros e minha irmã 50 (menor de 25 anos) pelo pedido de extrema urgência. Nos orientaram a entrar em contato pela Linha de Registos depois de 12h para saber se o CC ficaria pronto no mesmo dia, depois de 17:30, ou no dia seguinte em qualquer horário.

    Ao ligar para a LR às 12:30 fui informado que deveria ligar novamente depois de 14h.

    A partir de (acho) 12:30 eles começam a distribuir senhas para retirada do CC após as 17:30.

    Ao invés de pegarmos essa senha passeamos pelo Centro Comercial Vasco do Gama, Estação Oriente, Oceanário e Parque das Nações (boa programação para fazer hora nas proximidades enquanto aguarda o documento ficar pronto).

    Retornamos ao IRN 17h, retiramos nossa senha (que eram números altos, se não me engano 147,148 e 149) e fomos chamados 18:10 para retirada do CC e da carta PIN. Digo isso que, caso você pegue a senha no horário de almoço terá um número menor e será chamado mais rápido, mas também caso não o faça, não é uma espera tão grande.

    Espero ter ajudado! Boa sorte na obtenção do CC!

  • tatystatys Usuário

    Oii boa tarde

    Hoje em dia segue do mesmo jeito? Estarei em lisboa final de maio.

  • tatystatys Usuário


  • Vlad PenVlad Pen Moderador*, Moderador
    editado abril 2022

    @tatys não sabemos se ainda o procedimento é o mesmo.Muita coisa mudou por causa da pandemia.

  • Quando fazemos a 1ª via do Cartão Cidadão já em solo português ele já vem com todos os números de NIF, NIT, Utente?

    Lembro que li em algum lugar o depoimento de um cidadão que tirou a 1ª via do Cartão Cidadão no Brasil (e como todos sabem, quando tiramos o Cartão Cidadão aqui no Brasil, ele vem apenas com o número de Registro civil e sem os outros), e depois chegando na Loja do Cidadão do Porto ele pediu a 2ª via e o cC já veio com todos os números, mesmo ele morando em um Airbnb.

    Li no e-portugal que todos os números (NIF, NIT. Utente) são atribuídos automaticamente quando tiramos a 1ª via do CC em Portugal.

    Alguém pode confirmar com certeza isso?

  • JMesquitaJMesquita Usuário
    editado maio 2023

    @tatys , relato minha experiência, de abril passado:

    Dei entrada em meu processo de atribuição (neto) em mar/2021 e, coincidentemente, estava em Portugal agora em abril quando fui informado do despacho positivo ao meu pedido, a partir daí retirei meus documentos, segundo a cronologia adiante:

    11/04/23 - despacho aprovando o pedido;

    15/04/23 - (sábado!), processo encerrado com cópia da certidão de registro emitida,

    17/04/23 - (por volta das dez horas) estava de passagem por Setúbal e solicitei na Conservatória local meu Cartão do Cidadão em caráter extremamente urgente (isso faz com que se tenha o pedido atendido para levantamento no dia seguinte no Registo de Lisboa no Campus da Justiça - Parque das Nações - e concomitantemente se recebe a carta com os códigos PIN) ; Retirei senha e fui atendido em cerca de quinze minutos;

    18/04/23 - (perto do meio dia) fui ao Campus da Justiça, em Lisboa, (Registo, Prédio “J”); Retirei senha e, também em algo como quinze, vinte minutos, fui atendido e retirei meu CC; Peguei outra senha no mesmo local e em meia hora estava com meu pedido de passaporte eletrônico feito, também em caráter extremamente urgente (se eu tivesse sido atendido até às onze horas poderia retirá-lo no próprio dia, mas, no meu caso ficava pronto para o dia seguinte);

    19/04/23 - Atendimento da Loja do Passaporte do aeroporto de Lisboa (das 17h às 19h): Cheguei às 17:30h e tinha umas quarenta pessoas à minha frente, porém como havia três funcionários somente para entrega, em dez minutos eu estava com meu documento em mãos.

    Tudo muito organizado e com processos muito bem definidos.

    Uma observação, contudo: na Conservatória de Setúbal a funcionária me pediu inicialmente comprovante de endereço em Portugal. Disse-lhe que não tinha (moro no Brasil), com alguma má vontade no início, ela foi mudando de comportamento e apenas precisei fornecer meu nome completo para que ela localizasse o assento (além do meu passaporte brasileiro para comprovação da identidade, claro) e o endereço que ela impostou no Sistema foi o daqui do Brasil.

    ======================

    @Augusto_Lopes

    Meu CC (pedido em Setúbal e retirado no Campus da Justiça) já veio com os números de: Identificação Fiscal/NIF; Segurança Social; e Utente de Saúde.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.