Atribuição de nacionalidade para neto - Documentação necessária

Olá!

Meu pai, que é neto de um português, está prestes a iniciar o processo de solicitação de nacionalidade portuguesa por atribuição. Seu avô português casou-se com sua avó brasileira.

Além das certidões de nascimento do requerente, de seu pai (filho do português) e de seu avô (português), gostaria de saber se também é necessário apresentar as certidões de casamento do requerente, de seu pai (filho do português) e de seu avô (português) como parte da documentação requerida?

Desde já, agradeço pela contribuição de todos!

Comentários

  • @Italo_Nobrega , do pai brasileiro (filho do português) não precisa mandar nada a não ser a certidão de nascimento inteiro teor.

    Do neto, só mande a certidão de casamento SE ele trocou o nome ao casar. Do requerente, só a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada

  • @Leticialele, boa tarde!

    Obrigado pela explicação, ficou claro!

    Uma vez que o requerente concluir seu processo de nacionalidade, eu como filho já posso iniciar o meu, correto?

    Porém meu pai não foi casado com a minha mãe, e atualmente ele é casado legalmente com outra mulher. Eu sigo o processo de de solicitação normalmente, apresentando a certidão de nascimento do meu pai (já sendo nacionalizado português) e a minha certidão comprando que sou seu filho?

  • @Italo_Nobrega , se seu pai foi o declarante do seu nascimento, basta mandar a certidão portuguesa dele e a sua por cópia reprográfica.

    Em que ano você nasceu?

  • @Leticialele

    Sim, o meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento, nasci em 1984.

    Então, apresento apenas a certidão de nascimento dele portuguesa, e a minha que consta ele como declarante, correto?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.