Dúvidas em como prosseguir - Retificação de nome e registro civil

Olá, boa noite à todos

Estou em caso um caso um pouco complicado sobre o registro de meus bisavôs para conseguir a cidadania portuguesa e gostaria de uma ajuda.

Eu estive em contato com duas agências e elas me deram informações diferentes e gostaria de uma ajuda.

Meus bisavô é português e foi casado em Portugual. Ele fugiu do pais e veio com o irmão mais novo para o Brasil e ao entrar no país, trocou o nome pelo sobrenome.

Chegando no país ele se casou com uma portuguesa (minha bisavó) e teve meu avô, que posteriormente fez a mesma coisa que meu bisavô. Fugiu do antigo casamento sem um divórcio e se "juntou" com a minha avó e teve meu pai e filhos registrado.

Ao entrar em contato com uma agência, eles me disseram que o caso seria apenas pedir retificação do nome e registrar o casamento em Portugal. Na minha visão me parece um pouco distorcido, já que ele só ficou viuvo da portuguesa em 1958, legalmente me parece impossível registrar um casamento de antes dessa data (1910).

A outra agência me informou o seguinte: "Ele teria que retificar o estado civil do pai na certidão de nascimento dele indicando que o pai era casado. Se o cartório vai acatar essa retificação não sabemos, porque também pela legislação brasileira isso seria um problema para o registro do filho, e por isso mesmo ele deve ter se declarado solteiro. Não temos como garantir que com essa retificação o processo seria concluído porque vai depender do entendimento do conservador."

Poderiam me ajudar com a informação? Alguma dessas opções estão corretas? Existem mais opções?


Desde já agradeço.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.